Logo Zoom
Logo Zoom

Na hora de entender como comparar notebooks, é preciso atenção e muita paciência, mas em certos momentos chegamos a um impasse entre duas ou mais opções. Para te ajudar a escolher o modelo ideal, o Zoom  preparou um guia de compras completo que vai te ajudar a comparar  notebooks e aprender quais são as características essenciais a serem  analisadas!

Montamos um artigo completo que aborda todos os  principais pontos para se avaliar ao comparar notebooks, entre eles o  processador, placa de vídeo, memória RAM, armazenamento, entre outros.  Veja abaixo como comparar notebooks e fazer a melhor escolha na hora de  definir quais são os melhores notebooks para você.

Como comparar notebooks: Design e construção

Na hora de saber como comparar notebooks, o MacBook é um bom exemplo, já que é fino e compacto (Foto: Shutterstock)

A estética do notebook é algo muito pessoal, por isso é difícil darmos dicas de como escolher um aparelho baseado neste quesito. O nosso conselho é que você tenha em mente em qual ambiente irá usá-lo, para não escolher opções com visual “exagerado” demais e que chame a atenção.

Um exemplo disso são alguns modelos gamer, que tendem a ter aparência cheia de luzes e com traços fortes. Os notebooks com designs mais “finos” e compactos são excelentes para quem precisa transportar o aparelho diariamente, já que geralmente são mais leves. Esse tipo de modelo costuma ser chamado de notebook ultrafino.

Ter um bom acabamento e construção é essencial para a durabilidade do notebook. É normal que muitos modelos sejam feitos em plástico, mas se estiver dentro do seu orçamento opte por notebooks feitos em alumínio, que são resistentes e continuam sendo relativamente leves.

Como comparar notebooks: Tela

Ter uma tela de qualidade é um bom critério para saber como comparar notebooks (Foto: Shutterstock)

O tamanho da tela é algo pessoal, e costuma ser decidido a partir do gosto e necessidades do consumidor. Aqueles que trabalham com edição de fotos e vídeo, por exemplo, gostam de painéis maiores, mas quem busca por notebooks compactos acaba não tendo problemas em ter uma tela um pouco menor, de 13 polegadas, por exemplo.

Se você valoriza alta resolução nestes momentos, os notebooks com telas Full HD são a escolha certa! Elas entregam mais pixels e, consequentemente, a imagem fica mais nítida e com detalhes que não aparecem em HD.

Outro  critério importante é comparar a tecnologia usada na fabricação da tela  do notebook em questão. Modelos com painel IPS apresentam cores mais  vivas, melhor contraste, brilho e não distorcem a imagem em diferentes  ângulos de visão, porém costumam ser mais caros.

Já os painéis TN são mais baratos, porém possuem cores um pouco “lavadas”, brilho baixo e  precisam de um ângulo certo para boa visualização.

  • Ainda tá um pouco difícil de entender ou quer informação mais aprofundada? Então dá uma olhada nesse guia completo que montamos sobre os paineis VA, IPS e TN!

A frequência da tela

Temos ainda a frequência, que recorre ao uso da unidade de medida denominada por Hertz (Hz) - cada Hz é represetado por um segundo, ou seja, quantas vezes é possível acontecer algo no display por segundo.

Para ficar mais claro, isso é traduzido pela famosa "taxa de atualização" - que ocorre a cada segundo. Por exemplo, 120Hz entregam, simplesmente, 120 imagens por segundo.

Se formos avaliar as opções disponíveis no mercado, logo percebemos que há taxas diferentes e o motivo é justamente o perfil de uso. Gamers, por exemplo, devem priorizar dispositivos com telas que tenham um padrão considerado ideal, ou seja, pelo menos 144Hz. Abaixo disso, a velocidade é considerada baixa ao rodar jogos, principalmente àqueles que são mais dinâmicos.

Um bom modelo para saber como comparar notebooks na prática dentro desse quesito é o Dell Alienware M15 R6, uma vez que a sua tela de 144Hz dispensa o uso de um monitor adicional.

Como comparar notebooks: Memória RAM

  • 4GB: Navegação na internet, uso em editores de texto, leitura de emails e programas básicos.
  • 8GB: Navegação na internet, jogos em configurações médias e programas pesados sem muitos efeitos aplicados.
  • 16GB ou mais: Jogos em configurações altas, programas de edição de vídeo e fotos, softwares de renderização 3D, navegação com folga em ferramentas do dia a dia, entre outros.

Caso você esteja na dúvida ao comparar notebooks que tenham a mesma quantidade de memória RAM, você pode considerar outros dois pontos. O primeiro é a velocidade do componente (em Mhz), e o segundo é a possibilidade de upgrade, pois se um modelo aceita mais memória, você pode fazer essa atualização por conta própria no futuro.

Confira nossas listas de notebooks por quantidade de memória RAM disponível logo abaixo.

Como comparar notebooks: Armazenamento

Nos dias de hoje, a recomendação é sempre escolher notebooks que tenham armazenamento SSD. Então, se você está em dúvida entre um modelo com HD e o outro com SSD, compre o segundo sem hesitar!

Se a comparação for entre dois notebooks com o mesmo tipo de armazenamento, então você deve avaliar qual tem a capacidade suficiente para o seu uso. Nós temos um artigo bem completo sobre como escolher notebooks com SSD, e lá você tem dicas de qual capacidade é ideal para diferentes usos.

Uma boa opção é dar preferência a modelos que cheguem com armazenamento híbrido, que é um SSD e um HD. Dessa forma você tem a velocidade dos SSDs para programas e sistema operacional, junto à grande capacidade do HD para guardar arquivos em massa.

Leia também: Quanto custa um notebook? Entenda os preços e encontre a melhor opção

Como comparar notebooks: Processador

A Intel é a fabricante de processadores mais popular entre os notebooks (Foto: Shutterstock)

A maior parte do desempenho de um notebook vem do seu processador, por isso é necessário dar uma atenção especial para esse componente. A Intel ainda domina o mercado de chips para notebooks, mas pouco a pouco estamos vendo mais modelos serem lançados com processadores da AMD. Veja opções de notebooks com processadores Ryzen 7 aqui no Zoom.

Na hora de comprar os processadores de notebooks, lembre-se de considerar a geração de cada um. Modelos que foram lançados há menos tempo tendem a ter mais melhorias no desempenho, economia de energia e ainda terem uma vida útil maior nos próximos anos. Além disso, quanto mais núcleos o chip tiver, melhor ele será!

Para muitos é difícil avaliar o desempenho de cada chip apenas olhando os seus dados técnicos, por isso vamos te mostrar um site muito útil! O User Benchmark coleta dados de testes que foram feitos por milhares de usuários no mundo todo e os guarda em um banco de dados. Dessa forma, você pode fazer comparações entre processadores vendo suas performances em diferentes testes.

Confira opções de notebooks com processador AMD

Confira opções de notebooks com processador Intel

Para fazer essa comparação, basta acessar a aba de comparação do CPU Benchmark e procurar pelos dois processadores que deseja ver o desempenho. Os  testes darão vários detalhes e mostrarão qual processador é melhor em  cada ponto.

Como comparar notebooks: Placa de vídeo

Para quem entende do assunto, já é possível ter uma noção de desempenho de duas placas de vídeos apenas olhando alguns dos seus dados principais, como VRAM, Núcleos CUDA, Clock, tecnologias de aprimoramento, entre outros. No entanto, se você quiser ter uma noção melhor do que cada placa consegue rodar, recomendamos o uso de comparadores de benchmark.

Funciona da mesma forma que mostramos no CPU, e coincidentemente dá para usar o mesmo site, o User Benchmark. Basta acessar esta página e colocar as duas placas de vídeo que deseja comparar, assim serão exibidos resultados de testes em diferentes aplicações, incluindo o FPS em jogos!

Comparativo entre duas placas de vídeo de notebook usando o CPU Benchmark (Foto: Reprodução/GPU User Benchmark)

Ah, e uma dica: na hora de procurar por placas de vídeo para notebook no site, use a palavra “mobile” na frente do nome do modelo desejado, pois a mesma placa tem desempenhos diferentes em notebooks e computadores. Veja mais dicas para comparar placas de vídeo aqui no Zoom!

Confira opções de de notebook com placa integrada

Veja também opções de notebook com placa dedicada

Como comparar notebooks: Bateria

Uma boa autonomia de bateria é um ponto importante na hora de comparar notebooks (Foto: Shutterstock)

Apesar de a bateria ser um ponto fundamental, é normal que modelos mais potentes, principalmente voltados para jogos, não ofereçam uma autonomia tão grande assim. Não fique surpreso se ver um notebook gamer entregar menos tempo de bateria que qualquer modelo “convencional”, seus processadores e placa de vídeo tendem a gastar mais energia.

Como comparar notebooks: Sistema Operacional

O Windows acaba sendo o mais usado por todos, já que chega instalado em boa parte dos notebooks e é compatível com vários programas. O Linux também vem ganhando o seu espaço no mercado, mas geralmente é mais usado por desenvolvedores ou usuários que gostam de mais liberdade e personalização.

Por último temos o MacOS, sistema dos notebooks da Apple. Ele é otimizado e exclusivo dos computadores da maçã, por isso tem ferramentas únicas e é bem intuitivo, além de rápido. Alguns softwares exclusivos, principalmente de edição, costumam ser um bom motivo para algumas pessoas o escolherem.

Opção de notebook com sistema operacional Linux

  • Confira a lista completa dos melhores notebooks Linux para comprar!

Opção de notebook com sistema operacional Windows

Opção de notebook com sistema operacional MacOS

Qual marca de notebook é melhor?

Atualmente temos diversas marcas de notebook atuando no Brasil, o que é bom para o consumidor que tem um grande leque de escolhas. É praticamente impossível dizer qual a melhor, já que cada uma delas possui pontos positivos e negativos.

Por exemplo, enquanto algumas possuem um ótimo trabalho de garantia, outras focam em oferecer diversos modelos de notebook para alcançarem um público maior. Se você quer conhecer mais sobre as marcas, veja um artigo que preparamos falando sobre as vantagens e desvantagens de cada uma.