Lenovo IdeaPad S145 vs Dell Inspiron 3584: qual notebook comprar?

Dispositivos contam com características parecidas e diferenças que podem confundir o consumidor

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O Lenovo IdeaPad S145 e o Dell Inspiron 3000 são dois notebooks básicos à venda no mercado brasileiro. Os dispositivos são concorrentes diretos e se destacam pela presença do processador Intel Core i3, armazenamento de 1TB e pela quantidade de interfaces USB disponíveis aos usuários. Entretanto, existem algumas diferenças que podem confundir o consumidor, como a questão da autonomia de bateria e do sistema operacional.

Pensando nisso, o Zoom preparou um artigo que compara os dispositivos e que busca te ajudar na hora da escolha. Confira nas linhas a seguir mais detalhes sobre os notebooks e veja qual o ideal para você.

Confira nossos artigos e fique por dentro dos lançamentos e melhores produtos!

Lenovo IdeaPad S145 é um dos notebooks mais vendidos atualmente (Divulgação/Lenovo)
Lenovo IdeaPad S145 é um dos notebooks mais vendidos atualmente (Divulgação/Lenovo)

Conheça o canal do Zoom no YouTube

Produto indisponível

Produto indisponível

Tamanho da tela
15,6 polegadas
15,6 polegadas
Resolução da tela
1366 x 768 pixels
1366 x 768 pixels
Processador
Intel Core i3 8130U
Intel Core i3 7020U
Velocidade do processador
2,2GHz
2,3GHz
Núcleos do processador
4 núcleos
4 núcleos
Memória ram
4GB DDR4
4GB DDR4
Armazenamento
HD de 1TB
HD de 1TB
Slot para SSD
Sim
Sim
Placa de vídeo
Intel UHD Graphics
Intel UHD Graphics
Bateria
30Wh
42Wh
Portas USB

2x USB 3.1 

1x USB 2.0

2x USB 3.1 

1x USB 2.0

Portas de vídeo
1x HDMI 2.0
1x HDMI 2.0
Portas de áudio
1x microfone ou fone de ouvido
1x microfone ou fone de ouvido
Portas de rede
RJ-45
RJ-45
Conexões sem fio
Bluetooth e Wi-Fi
Bluetooth e Wi-Fi
Teclado retroiluminado
Não
Não
Tela sensível ao toque
Não
Não
Dimensões
36,2 x 25,1 x 1,99cm
38 x 25,8 x 1,9cm
Peso
1,85kg
2kg
Sistema operacional
Windows 10
Linux
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Design e construção

A construção e o design dos notebooks contam com algumas diferenças notáveis. Por se tratar de uma geração anterior, o modelo da Dell tem aspecto mais parrudo, pesando cerca de 2kg e com dimensões maiores. É possível notar essas características ao repararmos na dimensão do display, visto que o Inspiron 300 tem bordas mais grossas e arredondadas. O modelo está à venda na cor preta.

Por outro lado, o modelo da Lenovo segue a linha de construção da série S145 e conta com design mais fino, moderno e características premium como as bordas infinitas. O notebook também é mais leve, pesando em torno de 1,85kg. Já nas interfaces, os notebooks são semelhantes. Ambos contam com três entradas USB, uma única HDMI, para fones de ouvido e também para cartão SD. Wi-Fi e Bluetooth também estão presentes.

Tela

Dell Inspiron 3000 possui bordas arredondadas (Divulgação/Dell)
Dell Inspiron 3000 possui bordas arredondadas (Divulgação/Dell)

Apesar das características do display serem diferentes entre os dois modelos, as especificações das telas dos dois notebooks são iguais. Os dois dispositivos contam com tela antirreflexo de 15,6 polegadas e de resolução HD (1366 x 768). Apesar de não ser uma resolução top de linha, o modelo não deve decepcionar usuários na reprodução de filmes e séries. Entretanto, para consumidores mais exigentes, notebooks de tela com resolução Full HD são mais recomendados.

Performance e desempenho

Uma das principais características que precisam ser analisadas em notebooks são suas especificações internas. Nesse caso, o modelo da Lenovo leva vantagem, já que possui um processador Intel Core i3 de oitava geração, enquanto o notebook da Dell também é um Core i3, porém de uma geração anterior. Esse aspecto representa uma promessa de desempenho maior do IdeaPad em relação ao rival.

Além disso, outra característica importante é a diferença entre os sistemas operacionais. O modelo da Lenovo conta com Windows 10 de fábrica, sistema tradicional que pode ser mais fácil de utilizar do que o Linux, presente no Dell Inspiron 3000.

No geral, os dois modelos contam com 4GB de memória RAM e uma Intel HD Graphics como placa de vídeo integrada. Esses aspectos mostram que os notebooks não são voltados para atividades mais pesadas e jogos.

Lenovo IdeaPad S145 possui processador mais atual (Divulgação/Lenovo)
Lenovo IdeaPad S145 possui processador mais atual (Divulgação/Lenovo)

Armazenamento

No armazenamento também não há mudanças. Os dois aparelhos possuem HD com capacidade de 1 TB, que deve ser suficiente para armazenamento de arquivos e instalação de jogos. Porém, a falta de um SSD de fábrica pode deixar o sistema operacional um pouco mais lento. Se quiser saber como um SSD funciona e por que ele pode ser bom pra sua máquina, clique aqui.

Sabendo que muitos usuários podem querer fazer a atualização, as duas fabricantes disponibilizam um slot M.2 para quem decidir dar um upgrade e comprar um SSD separadamente.

Bateria

Apesar das poucas informações divulgadas pelas fabricantes na questão da autonomia de bateria, é esperado que o notebook da Dell seja superior nesse aspecto. De acordo com a marca, seu dispositivo tem bateria com células de 42Wh, enquanto a Lenovo informa que o IdeaPad conta com 30Wh. Porém, vale lembrar que, para que o desempenho do dispositivo seja o maior possível, o recomendado é utilizar o notebook conectado à tomada.

Notebook da Dell possui bateria superior ao modelo da Lenovo (Divulgação/Dell)
Notebook da Dell possui bateria superior ao modelo da Lenovo (Divulgação/Dell)

Custo-benefício

No mercado brasileiro, apesar das diferenças nas especificações internas, os dois laptops têm preço muito semelhante. Com a alta nos preços dos notebooks, os dispositivos estão à venda por cerca de R$ 3.000. Dessa forma, no comparativo entre os modelos, o IdeaPad S145 leva vantagem por possuir um design mais moderno e especificações técnicas mais atuais.

Veredito

Após a análise entre os dois modelos, é possível afirmar que o IdeaPad S145 pode ser a opção ideal para você que está em dúvida entre os dois notebooks. O modelo da Lenovo possui aspectos mais atuais como processador e design, demorando um tempo a mais para ficar obsoleto. Além disso, o dispositivo é mais compacto que seu rival, auxiliando no transporte em mochilas e malas.

O notebook da Dell pode ser uma boa opção para os usuários que queiram um dispositivo mais discreto, já que é vendido na cor preta e sem detalhes chamativos. O modelo também promete um desempenho superior na questão da autonomia de bateria.

Compare preços no Zoom

Leia também: