Lenovo Legion Y540 vs Samsung Odyssey 2: qual o melhor com RTX 2060?

Compare os dois notebooks gamers e descubra qual a melhor opção com a placa de vídeo RTX 2060.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

O Lenovo Legion Y540 e Samsung Odyssey 2 (NP850XBC-XG1BR) são notebooks gamers de alto desempenho que contam com a placa GeForce RTX 2060, uma das mais potentes do mercado. Os dois aparelhos possuem configurações excelentes e conseguem uma ótima performance nos jogos mais atuais e programas mais pesados, mas possuem algumas diferenças importantes que podem impactar na hora de escolher qual comprar.

A Zoom montou um comparativo completo mostrando a ficha técnica e também quais são suas principais diferenças dos dois notebooks, te ajudando a entender o que muda de um modelo para o outro em pontos como: design, desempenho, conexões, hardware e bateria.

Leia também: Veja 7 modelos de notebooks gamers para comprar em 2020

Lenovo Legion Y540 vs. Samsung Odyssey 2: veja qual é o melhor notebook gamer com placa RTX 2060. (Foto: Reprodução/Zoom)
Lenovo Legion Y540 vs. Samsung Odyssey 2: veja qual é o melhor notebook gamer com placa RTX 2060. (Foto: Reprodução/Zoom)

a partir de:R$ 8.999,00

a partir de:R$ 6.499,00

Linha
Legion
Odyssey 2
Modelo
Y540
NP850XBC-XG1BR
Tamanho da tela
15,6 polegadas
15,6 polegadas
Resolução da tela
Full HD (1920 x 1080 pixels)
Full HD (1920 x 1080 pixels)
Modelo do processador
Intel Core i7 9750H
Intel Core i7 9750H
Clock do processador
2.6 GHz
2.6 GHz
Núcleos do processador
6
6
Memória RAM
16 GB DDR4
16 GB DDR4
Armazenamento
128 GB de SSD M.2 NMVe + 1 TB de HD
512 GB de SSD M.2 NMVe + 1 TB de HD
Slot M.2 para SSD
Sim
Sim, 2 slots
Placa de vídeo
GeForce RTX 2060 com 6 GB de memória dedicada
GeForce RTX 2060 com 6 GB de memória dedicada
Bateria
3 células - 57Wh
54Wh
Portas USB
1x USB C e 3x USB 3.1
1x USB C e 3x USB 3.0
Portas de vídeo
1x HDMI 2.0 e 1x Mini Displayport
1x HDMI
Portas de áudio
1x Combo de Fone/Microfone
1x Combo de Fone/Microfone
Portas de rede
1x RJ45 (Ethernet)
1x RJ45 (Ethernet)
Entrada para cartão SD
Sim
Sim
Conexões sem fio
Bluetooth 4.2 e Wi-Fi 1x1 AC
Bluetooth 5.0 e Wi-Fi 2 2x2 AC
Teclado retroiluminado
Sim, na cor branca
Sim, na cor vermelha
Tela sensível ao Toque
Não
Não
Dimensões (A x L x P)
21,29 mm x 360 mm x 267 mm
21,29 mm x 360 mm x 267 mm
Peso
2,3 kg aproximadamente
2,49 kg aproximadamente
Sistema operacional
Windows 10 Home
Windows 10 Home
Ofertas
Ver preçosVer preços

Design

Notebooks com estilo, mas discretos

Para ser sincero, o Lenovo Legion Y540 não parece nada com um notebook gamer, e isso é algo bom. A empresa resolveu adotar um design mais discreto e elegante, dando a possibilidade de você levar o aparelho para vários lugares sem que seja o centro das atenções.

Ele possui bordas bem finas em sua tela e um corpo compacto, o que o torna um aparelho pequeno e leve. Sua construção é toda em plástico e não possui nenhum tipo de detalhe ou LED. Na parte traseira ele possui uma espécie de “extensão” em que ficam localizadas as saídas de ar e grande parte de suas conexões.

O Y540 com visual discreto e elegante. (Foto: Divulgação/ Lenovo)
O Y540 com visual discreto e elegante. (Foto: Divulgação/ Lenovo)

O Odyssey 2 também não é nada exagerado, mas com certeza ele possui mais cara de um notebook para jogos do que seu concorrente. Sua construção é toda feita em metal, o que é uma vantagem quando pensamos em resistência e durabilidade.

A tampa possui alguns detalhes em forma de linha e a logo da marca no centro. Por dentro, temos um touchpad que tem uma aparência um pouco diferente, como se fosse texturizado. Ao contrário da maior parte dos modelos, sua tela possui uma dobradiça única no meio, dando um charme bem legal para o modelo.

A dobradiça única do Odyssey 2 dá um ar bem descolado para o aparelho. (Foto: Murilo Tunholi/Zoom)
A dobradiça única do Odyssey 2 dá um ar bem descolado para o aparelho. (Foto: Murilo Tunholi/Zoom)

O Y540 tem teclado retroiluminado na cor branca, com níveis de brilho que podem ser controlados. Já o Odyssey 2 aposta no vermelho, cor característica da linha, para iluminar suas teclas.

Tela

Odyssey 2 tem tela de 144 Hz

Aqui o Odyssey 2 dá um banho no seu concorrente. Ele possui uma tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD e taxa de atualização de 144 Hz, recurso ideal para os gamers que querem o melhor conjunto de imagens. O aparelho também possui o recurso G-Sync, que sincroniza sua RTX 2060 com a taxa da tela, evitando tremulações e serrilhados durante o jogo e dando um aspecto de movimento mais “natural”.

Uma tela em 144Hz proporciona uma imagem com movimentos mais naturais. (Foto: Divulgação/Samsung)
Uma tela em 144Hz proporciona uma imagem com movimentos mais naturais. (Foto: Divulgação/Samsung)

Muito se discute que notebooks gamers com uma configuração mais avançada precisam vir com telas melhores, mas a Lenovo optou por continuar no “padrão”. A tela do Y540 é de 15,6 polegadas e também tem a resolução Full HD, mas acaba aí. Ela oferece cores legais e um bom brilho, mas não conta com uma taxa de atualização melhor e muito menos recurso para trabalhar em conjunto com a placa de vídeo.

Hardware

Os dois modelos têm ficha técnica parecida

Os dois aparelhos possuem um hardware bem semelhante. Ambos usam um processador i7-9750H de 9° geração, além de terem 16 GB de memória RAM DDR4. A diferença principal fica para o armazenamento interno dos modelos. Enquanto a Lenovo traz 512 Gb de SSD NVMe o Odyssey 2, a Lenovo optou por colocar um SSD de 128 GB, também NMVe, para o Legion Y540. Os dois possuem um Hd de 1 TB para armazenamento em massa de arquivos.

O i7 9750-h é um processador potente que consegue um ótimo desempenho em aplicações pesadas. (Foto: Divulgação/Lenovo)
O i7 9750-h é um processador potente que consegue um ótimo desempenho em aplicações pesadas. (Foto: Divulgação/Lenovo)

No fim das contas essa diferença acaba não refletindo no desempenho, você apenas precisa se preocupar mais com o gerenciamento de espaço em disco no notebook da Lenovo. Os dois possuem dois alto-falantes com certificação Dolby Atmos, mas seus áudios são apenas “bons”, então não espere um super som sem usar o fone de ouvido.

Os aparelhos conseguem fazer um ótimo trabalho em resfriamento, um dos grandes fantasmas de notebooks gamers. Nos dois casos, as ventoinhas são colocadas uma em cada lateral, assim fica melhor para fazer a refrigeração e distribuição de calor, não concentrando a temperatura em apenas uma área do notebook.

Conectividade

Legion Y540 tem mais portas

Como já falamos anteriormente, a maior parte das portas do Lenovo Y540 ficam atrás, algo que é bem legal e prático já que você não vai ter todas as conexões ali do lado te atrapalhando a usar o mouse, por exemplo.

Ele possui uma porta USB tipo C, uma Mini Displayport, uma USB 3.1, uma entrada HDMI, uma para Ethernet (RJ45) e uma entrada para cartão, todas essas localizadas na parte traseira do notebook. Nas laterais temos mais duas portas USB 3.1 e o combo de fone e microfone.

O Odyssey 2 tem uma entrada HDMI, uma USB tipo C, três portas USB 3.0, a entrada Ethernet e um combo para fone e microfone. O Lenovo leva a melhor no número de conexões, mas perde na conexão Bluetooth. O Legion Y540 trabalha com a versão 4.2, enquanto que o Odyssey 2 já possui conexão 5.0.

Desempenho em jogos

Como a RTX 2060 se comporta em games?

Como os notebooks possuem uma configuração idêntica, eles vão ter um desempenho bem parecido nos jogos. O conjunto do i7 de nona geração e RTX 2060 oferecem uma performance incrível e conseguem rodar os jogos da atualidade em boa qualidade sem nenhum problema. Além disso, o fato deles terem 16 GB de memória RAM faz com que não aconteça nenhum gargalo ao exigir um pouco mais do computador.

Outro ponto importante é o SSD NVMe, que é até três vezes mais rápido que um convencional. Com ele os dois aparelhos terão uma inicialização rápida nos jogos, além de navegação pelo menu interno e mudança de mapas com mais velocidade.

A maior diferença na hora de jogar ficará na tela, que como já explicamos anteriormente, o painel do Odyssey 2 dá uma experiência mais agradável e “profissional”.

Veja os quadros de fps que a RTX consegue em alguns jogos, de acordo com testes do Notebookcheck:

Red Dead Redemption 2

  • Baixo: 106 fps
  • Médio: 83 fps
  • Ultra: 34 fps

Battlefield V

  • Baixo: Não informado
  • Médio: 130 fps
  • Ultra: 103 fps

The Witcher 3

  • Baixo: 260 fps
  • Médio: 186 fps
  • Ultra: 60 fps

Far Cry 5

  • Baixo: 114 fps
  • Médio: 95 fps
  • Ultra: 85 fps

Fortnite

  • Baixo: Não informado
  • Médio: 162 fps
  • Ultra: 113 fps

PUBG

  • Baixo: 172 fps
  • Médio: 147 fps
  • Ultra: 112 fps

Overwatch

  • Baixo: 250 fps
  • Médio: 148 fps
  • Ultra: 78 fps

Dota 2

  • Baixo: 137 fps
  • Médio: 125 fps
  • Ultra: 110 fps

Rainbow Six: Siege

  • Baixo: 206 fps
  • Médio: 188 fps
  • Ultra: 77 fps

As duas fabricantes oferecem softwares próprios que fazem otimização das configurações para uma melhor performance nos jogos, criam perfis de configurações, alteraram o modo com que as ventoinhas trabalham, disponibilizam configurações já prontas para diferentes tipos de jogos, fazem o monitoramento do notebook entre outras funções.

Software de customização do Legion Y540. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Software de customização do Legion Y540. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Bateria

Nenhum dos dois é para ser usado longe da tomada

A bateria dos notebooks gamers acaba não durando tanto, já que eles possuem placa de vídeo dedicada, essa que fica consumindo energia. O Legion 540 tem uma autonomia de cerca de 6 horas, com brilho entre 70% e 80% e sendo usado apenas para tarefas comuns. Sua bateria tem 3 células e conta com 57Wh.

Já o Odyssey 2 tem um tempo menor, cerca de 4 horas nas mesmas condições. Isso porque sua bateria tem 54 Wh e sua tela acaba gastando mais energia, por ter configurações melhores.

Esses tempos são reduzidos para menos da metade caso você opte por jogar nos aparelhos sem estarem conectados à tomada. Além disso, você também terá uma perda de desempenho bem grande.

Custo-benefício no Brasil

Qual compensa mais?

O Legion Y540 é um dos melhores aparelhos do mercado quando falamos de custo/benefício. Dentro de suas configurações, é difícil achar um notebook que tenha um preço pelo menos parecido com o dele, então se você busca um aparelho barato e que seja bom, com certeza ele é a melhor escolha.

Obviamente o Odyssey 2 possui algumas especificações melhores como sua quantidade de memória interna e uma tela de 144 Hz, essas que impactam diretamente no seu valor final, então cabe a você avaliar se esses pontos valem a diferença de preço que ele tem para o Legion Y540.

Conclusão

Qual é o melhor notebook gamer com GeForce RTX 2060?

No geral, os dois notebooks são ótimos aparelhos e entregam desempenhos excelentes, então independente da escolha, você estará bem servido de notebook gamer. O modelo da Lenovo é para quem busca uma opção com configurações potentes e que tenha um preço um pouco mais baixo, abrindo mão de alguns recursos.

Já o Odyssey 2 é para aqueles jogadores que levam os jogos a sério e querem o melhor desempenho possível nos mínimos detalhes. Ter uma tela com 144 Hz acaba sendo um fator de escolha importante para muitos, principalmente para quem já teve a experiência de jogar em uma para ver a diferença, então neste caso é melhor escolher a opção da Samsung.

Confira o canal do Zoom no YouTube!

Leia também: