Zoom indica em Notebook

Netbook x tablet: qual o melhor para você?

Netbook ou tablet? Saiba a diferença entre eles e escolha o produto ideal para você.

Netbook ou tablet
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Quando surgiram, compactos e com boa duração da bateria, os netbooks foram uma boa opção para quem estava em busca de portabilidade. Mas, como a tecnologia não para de inovar, tempo depois vieram os Ultrabooks, máquinas que contam com as mesmas vantagens - são leves e com bateria de longa duração, porém com uma grande diferença: um Ultrabook é também conhecido pela boa configuração, capaz de executar tarefas mais pesadas, e que um netbook, com uma configuração mais básica, certamente não vai conseguir.

É verdade que produtos mais modernos não param de surgir no mercado, porém o netbook ainda resiste, embora em número bem menor, já que muitas marcas não os fabricam mais. No entanto, se você tem um netbook ou está pensando em comprar um, é normal que você tenha esta dúvida: para as tarefas do dia a dia, qual o melhor produto: o netbook ou o tablet?

O primeiro passo para fazer a melhor escolha é entender as principais características de cada produto. Primeiro, você deve entender em que categoria de produto os tablets e netbooks se encaixam. Basicamente, a ordem é a seguinte:

evolução da tecnologia - netbook

A organização acima exibe a posição em que os tablets se encaixam em relação ao tamanho do aparelho eletrônico e potência de computação, do menor para o maior. Ou seja, o celular, de maneira geral, é o aparelho de menor capacidade computacional e menor tamanho. O computador (desktop) tem o maior tamanho e é o mais poderoso de todos.

Escolher tablet ou netbook?

Os tablets reúnem algumas características dos smartphones: eles são portáteis, leves e possuem aplicativos, programinhas semelhantes aos softwares dos PCs. Para realizar as tarefas, os tablets contam com tela sensível ao toque, geralmente com tamanhos entre 7 e 10 polegadas.

Logo em seguida, temos os netbooks. Eles são versões menores dos notebooks e, apesar do sucesso inicial, hoje já são pouco encontrados no mercado. Assim como os notes, todos os modelos possuem um teclado dedicado. Mas a tela dos aparelhos costuma ser menor: tem, em média, 10 polegadas. O crescimento dos tablets foi um dos principais motivos pelo qual os netbooks acabaram perdendo força no mercado.

Tablet ou netbook: qual atende melhor as suas necessidades?

Uma questão importante e um dos principais diferenciais entre os produtos é a presença ou falta de um teclado. O tablet é um aparelho moderno e sofisticado tudo-em-um, ou seja, reúne múltiplas funções em um sistema só. É facílimo navegar na Internet, baixar e jogar games incríveis e manipular fotos com os dedos, por exemplo. Mas escrever na tela de um tablet é difícil. Ele conta com um teclado virtual, mas a longo prazo, a tarefa de elaborar um texto é árdua e complicada. Se você não dispensa o teclado para escrever e-mails, preencher formulários na Internet e trabalhar sem problemas, o netbook é para você.

Agora, se um produto mais moderno pode, e muito, chamar a sua atenção, que tal escolher um notebook conversível? Esses produtos têm a função 2 em 1, ou seja: ora funcionam como tablet, ora como notebook. Alguns modelos contam com tela giratória, enquanto outros têm um teclado destacável. Assim você terá a facilidade de usar o notebook conversível como um tablet, apenas com o toque dos dedos. E na hora de executar algumas atividades, como enviar um e-mail longo, basta usar o teclado físico.

Os netbooks normalmente rodam com uma versão mais leve do Windows, especialmente voltada para esse tipo de computador, ou ainda o Linux. Por outro lado, os tablets rodam em diversos sistemas operacionais. Os mais comuns são o tablet Android e o tablet iOS, o iPad, da Apple. Contudo, a versão mais recente do Windows foi muito pensada para os dispositivos móveis e o tablet Windows 8 pode também ser uma boa opção.

Nos tablets, você tem que baixar versões alternativas do Office, por exemplo, se quiser trabalhar como no PC. E mexer em uma planilha de Excel com os dedos é muito mais difícil que usar um mouse, por exemplo. Apesar de que a Microsoft tem aperfeiçoado sua versão do Windows para tablets e smartphones.

Para entretenimento, o tablet é imbatível. Dá para organizar suas fotos com os dedos e transformá-lo em um porta-retrato digital, por exemplo. Você entra nas redes sociais com facilidade, assiste a filmes e vídeos em alta definição e ainda por cima pode ler livros digitais. Assim, os tablets são modernos e multifuncionais. Como existe um bom número no mercado, ao contrário dos netbooks, fica mais fácil escolher o modelo com a configuração ideal para suas tarefas.

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook