Entenda antes de comprar em Notebook

Quais são os tipos de notebook?

Entenda as diferenças entre notebook, netbook, Ultrabook e Macbook.

Tipos de notebook
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Nos dias de hoje um número cada vez maior de computadores portáteis são produzidos a todo o momento. Se no passado os desktops eram maioria absoluta, hoje vivemos na era dos notebooks, e os diversos modelos disponíveis são capazes de confundir qualquer um.

Com tantos modelos disponíveis, parece uma tarefa complicada escolher a máquina ideal para suas tarefas. Afinal, há notebooks de diferentes marcas, com as mais diversas configurações e, além disso, eles podem ser de diferentes tipos, como, por exemplo, um Ultrabook ou um Macbook.

Para ajudar você na hora da compra, aqui você pode tirar todas as suas dúvidas sobre os diferentes tipos de notebooks. Confira nossas dicas e escolha o melhor modelo para você:

Entendendo o notebook

O mais comum e difícil de definir. Além de o nome ser usado para toda a categoria, um notebook é definido muito mais pelo que ele não é, ou seja, chamamos de notebook todos os outros computadores que não se encaixam em nenhuma das outras categorias.

Confira preços de notebooks

Com a grande variedade, acaba sendo uma máquina bem versátil. Sendo assim, é indicado para todo tipo de pessoa que deseja um bom computador.

  • Vantagem: tão poderoso quanto os desktops, pode ser utilizado em qualquer lugar. O notebook costuma possuir telas grandes e de qualidade.
  • Desvantagem: geralmente é mais pesado que os demais modelos, e com uma bateria mais fraca.

E o netbook, ainda existe?

É menor e mais compacto do que o notebook, normalmente também não possui muitos recursos ou processadores velozes. O netbook tem quase o tamanho de um tablet, porém, com teclado. Ou seja, mais indicado à digitação. Apesar de ser um modelo que foi perdendo espaço no mercado, principalmente com o avanço dos tablets e também pela mobilidade e boa configuração dos Ultrabooks, ainda é possível encontrar ofertas de netbooks nas lojas virtuais.

Agora, se você quiser uma máquina mais robusta, certamente o netbook não é o tipo de notebook indicado para você. O netbook é para estudantes e pessoas que precisam de uma máquina apenas para tarefas bem simples, como digitar e acessar a internet.

  • Vantagem: extremamente leve e portátil. Além de ter um preço bem aceitável.
  • Desvantagem: esse tipo é minoria e, fazendo um comparativo, muitas pessoas passaram a escolher o tablet ao invés do netbook. Além disso, não possui bom processador e é incapaz de rodar softwares complexos.

Ultrabook, o notebook fino e poderoso

Este tipo é semelhante ao netbook em propósito, por ser um computador mais portátil e muito leve. A diferença é que o Ultrabook é muito mais fino, tendo uma preocupação acentuada com a espessura.

Além disso, a configuração interna nem se compara: enquanto os netbooks são bem básicos, os Ultrabooks são máquinas poderosas, com ótimos processadores. Se você precisa no dia a dia de uma máquina de qualidade e fácil de ser transportada, não há dúvidas de que o Ultrabook será uma boa escolha.

  • Vantagem: ultrafinos, leves e com um hardware de qualidade.
  • Desvantagem: bem mais caros que os netbooks e podem ser mais caros também que muitos notebooks.

Macbook: o computador portátil da Apple

O mais fácil de reconhecer, Macbook é todo notebook produzido pela Apple. Em diversos tamanhos e formatos, o Macbook se destaca pela sua enorme capacidade em todos os campos, além de ter a estampa da inconfundível “maçã” da empresa. Para quem pode ser indicado? Para quem trabalha com edição de imagens, sons e vídeos.

  • Vantagem: o Macbook é rápido, leve e potente, com um sistema operacional ideal para quem quer trabalhar com edição de arte.
  • Desvantagem: é pouco flexível e não é apto a rodar a maioria dos aplicativos e softwares do mercado.

 

E aí, qual então é o notebook ideal para as tarefas do seu dia a dia?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook