Entenda antes de comprar em Notebook

Quanto mais memória RAM, mais rápido é um notebook?

A velocidade não depende só da memória RAM do notebook. Saiba mais.

Memória RAM para notebook
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Quando compramos um notebook, o que esperamos dele é bom desempenho e rapidez para acessar a internet, softwares e arquivos do computador. Enfim, algumas vantagens que vêm com a praticidade de um computador portátil. O que muita gente não sabe, no entanto, é que esta rapidez depende muito da memória RAM para notebook.

O que significa memória RAM para notebook?

A memória que exerce influência na agilidade do notebook é a chamada RAM – ou Random Acess Memory –, que funciona como um armazenador temporário de dados.

Esses dados guardados pela memória RAM do notebook são armazenados apenas enquanto a máquina está em funcionamento, e é por isso que quanto maior a memória do seu notebook, mais rápido as informações serão carregadas.

O que acontece é que o fator "agilidade" vai depender muito do acúmulo de funções que você executa na máquina. Programas básicos como os do Pacote Office, por exemplo, podem consumir em torno de 15 MB da memória RAM do notebook.

Em uma máquina comum, geralmente a memória suporta a execução de alguns programas ao mesmo tempo: por exemplo, você pode usar alguns arquivos do Word e do Excel e diversas janelas de navegador da Internet. Tudo isso lembrando que o sistema operacional também consome espaço de memória – chegando a somar uns 350 MB da memória para notebook.

Capacidade ideal da memória RAM

O recomendável sempre é se informar sobre a memória RAM para notebook antes de adquirir uma nova máquina.

Notebooks com 4GB de memória RAM

Um equipamento padrão pode vir com 2 GB de memória (notebook 2GB), mas você pode comprar notes com capacidade de 4 GB (notebook 4GB) ou até mais, como um notebook 8GB, que vai garantir um alto desempenho para suas tarefas. É claro que a capacidade influencia no preço do equipamento, por isso é que você precisa considerar o uso que vai fazer do notebook.

Por exemplo, se você estiver esgotando a capacidade do computador e quer adicionar alguns recursos para aumentar a memória RAM do notebook, contate um profissional especializado e verifique se vale a pena investir na sua máquina e alcançar uma velocidade adequada às suas necessidades. Contudo, o upgrade de notebook nem sempre é possível, sendo indicada a compra de um novo notebook.

Parceria memória RAM e processador do notebook

Ah, e é claro que não se pode esquecer também da importância de ter um bom processador na máquina, que exerce um papel fundamental nesta história e influencia na agilidade do seu notebook.

Por isso, no momento da compra, além da memória RAM para notebook, informe-se também sobre qual o processador usado. Os mais comuns atualmente, e também um dos melhores do mercado, são os processadores fabricados pela Intel, que você pode encontrar, por exemplo, em um notebook Core i5.

Encontre a configuração certa para seu notebook

Na hora de escolher um notebook, é fundamental que você fique de olho na configuração, de acordo com as tarefas que você realiza no dia a dia. Uma memória RAM para notebook de 8GB pode garantir alto desempenho, mas será que não é uma configuração potente demais para quem trabalha com tarefas mais simples? Sim, porque se você usa apenas um notebook para internet e redes sociais no dia a dia, uma memória de 2GB já é suficiente.

Fique de olho também em outros quesitos, como processador, capacidade de armazenamento no HD e duração da bateria, principalmente se você transporta o notebook para diferentes lugares. Assim você compra a máquina na medida certa para rodar seus programas sem complicação.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook