Samsung Essentials E30 vs Lenovo IdeaPad S145: qual notebook comprar?

Dispositivos possuem características semelhantes e podem confundir o consumidor na hora da compra.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

O Samsung Essentials E30 e o Lenovo IdeaPad S145 são dois notebooks básicos bastante procurados no mercado brasileiro. Com design mais robusto e características premium como tela em Full HD e maior duração de bateria, o dispositivo da Samsung chama a atenção pelo baixo preço. Também com preço acessível, o notebook de entrada da Lenovo se destaca pelo processador Intel Core i3 de oitava geração e por um melhor custo-benefício.

Por se tratar de dois dispositivos muito parecidos e com preço semelhante, o consumidor pode ficar em dúvida sobre qual notebook básico comprar. Pensando nisso, o Zoom preparou um artigo que compara os dispositivos e que busca te ajudar na hora da escolha. Confira nas linhas a seguir mais detalhes sobre os notebooks e veja qual o ideal para você.

Leia também: Samsung Book: saiba modelos e preços da nova linha de notebooks

a partir de:R$ 4.399,90

a partir de:R$ 2.747,20

Linha
Essentials
IdeaPad
Modelo
E30
S145 (81XM0002BR)
Tamanho da tela
15,6 polegadas
15,6 polegadas
Resolução da tela
Full HD (1920 x 1080 pixels)
HD (1366 x 768 pixels)
Modelo do processador
 Intel Core i3 7020U
Intel Core i3 8130U
Clock do processador
2,3 GHz
2,2 GHz
Núcleos do processador
4
4
Memória RAM
4 GB DDR4
4 GB DDR4
Armazenamento
HD de 1 TB
HD de 1 TB
Placa de vídeo
Intel HD Graphics 620
Intel HD Graphics 620
Bateria
43 Wh
30
Portas USB

1x USB 3.1

2x USB 2.0

1x USB 3.0

2x USB 2.0

Portas de vídeo
1x HDMI 2.0
1x HDMI 2.0
Portas de áudio
1x microfone ou fone de ouvido
1x microfone ou fone de ouvido
Portas de rede
1x RJ45 (Ethernet)
1x RJ45 (Ethernet)
Entrada para cartão SD
Não
Sim
Conexões sem fio

Wi-Fi 

Bluetooth

Wi- Fi

Bluetooth

Teclado retroiluminado
Não
Não
Tela sensível ao toque
Não
Não
Dimensões (L x P x A)
37,7 x 24,9 x 1,9 cm
36,2 x 25,1 x 1,9 cm
Peso
1,9 kg aproximadamente
1,85 kg aproximadamente
Sistema operacional
Windows 10 Home
Windows 10 Home
Ofertas
Ver preçosVer preços

Design e construção

Diferenças sutis entre os modelos

Iniciando nosso comparativo entre esses dois notebooks básicos no mercado precisamos analisar o design. Com detalhes mais retangulares, o IdeaPad S145 possui visual mais moderno e que se assemelha bastante aos notebooks que vem sendo lançados atualmente. O dispositivo da Lenovo é vendido na cor prata e possui bordas mais finas que seu rival.

Por outro lado, o notebook da Samsung possui design mais robusto e está disponível na cor branca, podendo ser um diferencial para alguns usuários. No geral, os dois dispositivos são leves, possuem dimensões bem semelhantes e contam com interfaces USB, HDMI e para fone de ouvido.

Samsung E30 possui bordas arredondadas e versão na cor branca (Foto: Divulgação/Samsung)
Samsung E30 possui bordas arredondadas e versão na cor branca (Foto: Divulgação/Samsung)

Tela

Essentials E30 leva vantagem com painel Full HD

Se no design e na construção o Essentials E30 tem desvantagem, na tela ele é superior. Com um display de 15,6 polegadas, o dispositivo possui resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), sendo uma tela ideal para entretenimento, pois será possível assistir filmes e séries com qualidade máxima de imagem.

Já o Lenovo IdeaPad S145 é mais simples nesse aspecto já que possui um display apenas com resolução HD (1366 x 768 pixels). Vale lembrar também que os dois dispositivos possuem tela anti reflexiva, auxiliando em momentos que a luminosidade do ambiente é muito alta.

Desempenho

IdeaPad S145 tem peças mais atualizadas

O ponto mais importante que precisa ser analisado antes de comprar um notebook é o desempenho esperado. Nesse aspecto, os dois dispositivos prometem bom desempenho em tarefas mais básicas e que não exijam tanta qualidade gráfica. Porém, ao possuir um processador Intel Core i3 de oitava geração, a Lenovo leva vantagem contra seu rival.

Enquanto isso, o Samsung Essentials E30 também conta com processador Core i3, porém, de uma geração anterior. No geral, os dois dispositivos contam com placa de vídeo integrada da Intel e memória RAM de 4 GB. Isso significa que os aparelhos não são recomendados para jogos e programas mais pesados.

Lenovo IdeaPad S145 possui processador de oitava geração (Foto: Divulgação/Lenovo)
Lenovo IdeaPad S145 possui processador de oitava geração (Foto: Divulgação/Lenovo)

Armazenamento

Mesma capacidade nos dois aparelhos

Nesse quesito, tudo igual. Os dois notebooks básicos contam com armazenamento em HD de 1 TB, podendo ser expandido de acordo com a necessidade do usuário. Além disso, ambos dispositivos possuem entrada M.2 para adição de um SSD, o que aumentaria o desempenho geral do notebook e do sistema operacional.

Bateria

Notebook da Samsung pode durar mais tempo longe da tomada

Outro aspecto que vale sua atenção na hora de escolher o notebook ideal é na autonomia de bateria. Apesar das poucas informações disponibilizadas pelas fabricantes e pela duração, que varia com o tipo de uso do dispositivo, de acordo com o que foi possível analisar o Samsung E30 possui uma autonomia maior. O notebook da empresa sul-coreana contém uma célula de 43 Wh contra apenas 30 Wh presente no IdeaPad S145.

Essa diferença pode significar algumas horas a mais de uso longe das tomadas e pode ser um diferencial na hora da compra. Entretanto, vale lembrar que, para desempenho máximo do dispositivo, o ideal é utilizá-lo com o carregador conectado.

Custo-benefício

O Lenovo IdeaPad S145 pode ser uma compra mais segura

Notebook da Lenovo possui custo-benefício superior (Foto: Divulgação/Lenovo)
Notebook da Lenovo possui custo-benefício superior (Foto: Divulgação/Lenovo)

Investir em um notebook com bom custo-benefício é algo que todo consumidor busca. Em razão da pandemia e do trabalho em regime de home office, o mercado de notebooks sofreu um aumento significativo no valor, desde os mais básicos até os mais completos. Ao analisar os valores do Samsung E30 e do IdeaPad S145, não foi possível encontrar divergências tão grandes entre os dois modelos.

Entretanto, pelo que foi analisado anteriormente e por possuir um preço um pouco mais baixo, o notebook da Lenovo possui o melhor custo-benefício. Principalmente por ter um processador mais novo e um design mais refinado.

Veredito

Qual é o melhor notebook básico?

Escolher qual o melhor entre o notebook da Samsung e o da Lenovo é algo complicado. Em relação ao desempenho prometido, design refinado e custo-benefício, o IdeaPad S145 é a melhor opção para os usuários que levam isso com consideração no ato da compra. Entretanto, caso você deseje uma tela de melhor qualidade, uma duração maior de bateria durante o dia e também gosta de utilizar os recursos exclusivos que a Samsung oferece, o E30 é a opção ideal para você.

Leia também: