Logo Zoom
Logo Zoom

O Vaio FE14 e o Asus Zenbook 14 são dois novos notebooks modernos que acabaram de chegar ao mercado brasileiro em 2020. A modernidade se justifica em alguns aspectos, como a presença da 10ª geração dos processadores Intel Core, o design compacto e com bordas mais finas e por alguns recursos inéditos oferecidos pelas fabricantes.

Por se tratar de dois notebooks com especificações muito parecidas, o consumidor pode ter algumas dúvidas na hora de escolher já que os aparelhos possuem preços muito diferentes. Confira abaixo o nosso comparativo entre os notebooks e saiba qual é o mais recomendado para você.

Vale lembrar que o artigo compara os modelos mais poderoso de cada linha. No caso do Vaio FE14, há versões mais baratas com fichas técnicas mais simples.

Leia também: ZenBook 14 de 2020 é bom? Confira a análise do novo notebook da Asus

Comparativo entre o Vaio FE14 e o Asus Zenbook 14. (Foto: Reprodução/Murilo Tunholi)

Design

Asus Zenbook 14 é superior no design

Zenbook 14 é mais leve que seu concorrente (Foto: Divulgação/Asus)

Iniciando nossa análise, o novo notebook da Asus é superior na questão do design. O Zenbook 14 chegou ao mercado com a proposta de ser o dispositivo mais compacto entre os disponíveis no mercado, sem perder na questão do desempenho.

No geral, os dois aparelhos são modernos e elegantes, porém, enquanto o Vaio FE14 possui bordas de 6 mm e pesa cerca de 1,6 quilos, o notebook da Asus chega com 3 mm apenas de bordas e peso na faixa de 1,3 quilos. Essa diferença pode ser fundamental para os usuários que fazem questão de um aparelho mais leve.

Tela

No display, são poucas as diferenças

Uma característica em comum entre os dois notebooks é a tela. Os dois dispositivos possuem display em LED de 14 polegadas e resolução em Full HD (1920 x 1080 pixels). Além disso, os dispositivos possuem tecnologia de bordas finas que garantem um maior campo de visão ao usuário.

De acordo com a Asus, o Zenbook 14 conta com tela que ocupa 92% do espaço total do display, enquanto que o notebook da Vaio ocupa 83%.

Conectividade

Poucas mudanças em relação à conectividade

No aspecto conectividade, os notebooks não fogem muito do padrão encontrado no mercado. De acordo com as fabricantes, os dois dispositivos possuem duas entradas USB convencional e uma USB do tipo C. Além disso, há a presença de portas HDMI, Ethernet e um leitor de cartão SD.

Recursos extras

Os recursos extras oferecidos pela Asus colocam o Zenbook na frente

ScreenPad 2.0 é a novidade da Asus para este lançamento (Foto: Divulgação/Asus)

Na questão dos recursos oferecidos pelas marcas, a presença do ScreenPad no notebook da Asus coloca o dispositivo em vantagem. De acordo com a fabricante, o recurso adiciona uma segunda tela interativa e sensível ao toque de 5,6 polegadas que promete aumentar a produtividade do usuário. Com características semelhantes a de um smartphone, é possível usá-lo como uma extensão da tela principal e até mesmo utilizar aplicativos em segundo plano.

Mesmo atrás nesse quesito, o Vaio FE14 também conta com alguns recursos que podem ser interessantes ao consumidor. Segundo a Vaio, seus notebooks são equipados com uma tecnologia resistente à queda de líquidos, impedindo de danificar o aparelho. Além disso, o dispositivo possui portas USB energizadas, que garantem carregar outros aparelhos mesmo com o notebook desligado.

Desempenho

O desempenho entre os notebooks não deve variar muito

Vaio FE14 conta com especificações atualizadas (Foto: Divulgação/Vaio)

Sobre o desempenho, os dois aparelhos se equivalem já que contam com o que é de mais atual em relação ao processador. Os notebooks foram equipados com Intel Core i7 de 10ª geração, armazenamento em SSD de 256 GB e memória RAM de 8 GB que pode até ser expandida pelo usuário.

Essas características garantem alto desempenho em programas pesados de edição de vídeo, engenharia e arquitetura, e pode até mesmo rodar alguns jogos existentes no mercado.

Bateria

Zenbook 14 também leva vantagem na autonomia de bateria

Outra vitória do Zenbook 14 é na autonomia de bateria. A Asus investiu nesse aspecto para proporcionar o maior tempo possível longe das tomadas e equipou seu dispositivo com uma bateria de 50Wh, com promessa de até 14 horas de uso com uma única carga.

Enquanto isso, o Vaio FE14 possui células de “apenas” 37Wh que garantem autonomia de cerca de 7 horas de uso. Vale lembrar que esses números podem variar de acordo com o uso de cada usuário.

Custo-benefício

Com preço bem menor, Vaio FE14 têm o melhor custo-benefício

Chegou a hora de analisar um dos pontos que mais importam para o consumidor na hora da compra: o custo-benefício. Os dois aparelhos, apesar de possuírem características parecidas, possuem preços totalmente diferentes. Enquanto o FE14 está à venda no site oficial da Vaio por R$ 4.899, o Zenbook 14 custa R$ 7.649.

Vaio FE14 é mais barato que seu rival (Foto: Divulgação/Asus)‌‌

Essa diferença na faixa de preço é em razão dos recursos extras oferecidos pela Asus e pela maior autonomia de bateria, porém os notebooks devem entregar desempenho relativamente igual. Com isso, o Vaio FE14 é uma melhor opção pensando em custo-benefício.

Veredito

O Vaio FE14 é a melhor opção de compra

Após toda nossa análise, a pergunta que realmente importa é: qual notebook premium devo comprar? É possível garantir que o Zenbook 14 é uma opção que leva vantagem em design e nos recursos que prometem uma experiência mais imersiva.

Porém, no contexto geral, pensando nos preços de mercado, o Vaio FE14 se torna uma melhor opção aos usuários. A empresa conseguiu equipar seu dispositivo com o que é mais atual em relação a processador e armazenamento em SSD mantendo um preço mais baixo do que o notebook rival.

Leia também: