Como saber se um jogo roda no meu PC?
Entenda como funcionam os requisitos de hardware e como checar se um jogo roda no seu PC
Jogar games no PC às vezes não é tão intuitivo quanto nos consoles como PlayStation 5 ou Xbox Series X/S, pois nem todos os jogos disponíveis nas lojas rodarão no seu computador. É por isso que no “mundinho PC Gamer” a pergunta “esse jogo roda no meu PC” é tão comum.
Para descobrir se um game pode funcionar em seu PC é preciso entender como funcionam os "Requisitos mínimos" e saber também como checar a configuração de seu próprio computador.
Preparamos este guia para te acompanhar no processo para aprender todo o necessário
- Horizon Forbidden West: Requisitos mínimos e recomendados para jogar no PC!
- Melhor notebook gamer 2024: 8 opções para aumentar o desempenho nos jogos
- Notebook gamer até 4000 reais: melhores modelos para jogar muito e gastar pouco
Entendendo os requisitos mínimos
Ao procurar por um novo jogo para PC, especialmente em lojas digitais como Steam e Epic Games Store, há uma seção no final da página dedicada aos "Requisitos mínimos" e à "Configuração recomendada" para rodar o jogo.
Os requisitos mínimos indicam a mínima configuração necessária para o jogo rodar de maneira aceitável, sem travar ou apresentar muita lentidão. Alguns jogos podem rodar abaixo dessa configuração, porém de forma lenta, enquanto outros nem mesmo funcionarão.
Os requisitos recomendados indicam a configuração necessária para ter a melhor experiência possível, com bons visuais, boa velocidade e mais.
Há três principais fatores que determinam se um jogo irá rodar ou não em seu PC: Processador, Memória RAM e Placa de Vídeo (GPU).
Processador
Os processadores da Intel e AMD têm uma forma razoavelmente fácil de medir sua potência para games, com as linhas Intel Core e AMD Ryzen.
Processadores como o Intel Core i3 e AMD Ryzen 3 são bons para PCs gamers mais simples, o i5 e Ryzen 5 são para PCs intermediários e o i7 e Ryzen 7 em diante para PCs gamers potentes.
No entanto, é importante ver também a geração ou série do processador. Um Intel Core i3 7300 vem da série 7000, portanto é da sétima geração, bem obsoleto. Um Intel Core i5 10400 vem da 10ª geração e é mais potente, às vezes até superando um i7 de uma geração passada.
Já a AMD não usa essa nomenclatura de gerações como a Intel, embora também lance novas linhas de processsadores anualmente. Quando estiver pesquisando por processadores da marca, você tem que se referir ao primeiro numeral do número de série para saber o quão atual ele é.
O AMD Ryzen 5 5600GT, por exemplo, é da série 5000, por conta do "5" de "5500". Seguindo essa lógica, o AMD Ryzen 7 7800X3D é um processador mais atual, já que é da série 7000.
Memória RAM
A memória RAM costuma ser um dos fatores mais simples de checar em seu PC, pois normalmente depende apenas da quantidade de memória que o PC possui. Apenas não a confunda com o armazenamento do HD, onde são guardados os arquivos.
Atualmente, a maioria dos computadores conta com 8GB de memória RAM e alguns modelos possuem 16GB. Há também PCs e notebooks de baixo custo com 4GB de RAM, os quais não são muito recomendados para jogos, assim como PCs e notebooks com 32GB de RAM, sendo máquinas mais potentes.
Existem fatores que podem afetar seu jogo, como a velocidade da RAM, qual modelo como DDR3, DDR4 ou DDR5, se possui Dual Channel, entre outros jargões técnicos. No entanto, desde que o computador não seja muito antigo, saber apenas a quantidade de RAM que ele possui deverá ser o suficiente.
Placa de vídeo
Um dos pontos mais importantes na configuração é a placa de vídeo, pois ela faz o trabalho pesado de gerar os gráficos avançados dos jogos. Existem dois tipos de placa de vídeo ou unidade gráfica (GPU): a Integrada ou On-Board e a Dedicada ou Off-Board.
A integrada, como o nome diz, faz parte do processador. Por exemplo, alguns processadores Intel vêm com Intel UHD Graphics ou Iris Xe Graphics e processadores AMD trazem a Radeon Vega.
Isso faz com que, em um primeiro momento de montagem do seu PC, você não precise investir na placa de vídeo. Por outro lado, isso limita seriamente sua capacidade de rodar jogos.
Normalmente, a função da placa de vídeo integrada é apenas para que seu computador consiga realizar funções básicas e exibir imagens na tela, como jogos leves e vídeos.
A dedicada, ou off-board, como o nome sugere, tem uma função específica, que é a de processar gráficos, muito usado justamente para rodar games. É o caso de placas de vídeo como as da série Geforce GTX e RTX da Nvidia, e a Radeon RX da AMD. Recentemente, a Intel também entrou na briga com suas placas Intel Arc.
As placas de vídeo também possuem sua própria numeração, que torna fácil entender quais as mais potentes. Os primeiros números indicam a série e os números finais a potência.
Por exemplo, uma placa de vídeo Geforce RTX 3060 é da série 30, e uma placa de vídeo Geforce RTX 4060 é da série 40, sendo superior à anterior.
Assim como com os processadores, Nvidia, Intel e AMD têm, cada uma, sua própria numeração e não se deve comparar os números diretamente como se estivessem na mesma escala de séries. A AMD Radeon RX 550, por exemplo, é equiparável à Geforce GTX 1050. Mas ambas já são modelos antigos.
- Melhores jogos para PC em 2024: veja 10 opções para todos os gostos!
- Jogos mais jogados do mundo: 10 games populares em todo o planeta
- Melhores jogos indie: 10 games independentes para se divertir bastante
Como checar a configuração do meu PC?
Após compreender os principais elementos necessários para rodar um jogo, fica então a dúvida: "Qual a configuração do meu computador?". A forma mais fácil de saber isso é através de uma ferramenta do próprio sistema, o DirectX dentro do Windows.
Abra o Menu Iniciar pressionando o botão Windows (com o logo do sistema), digite DXdiag e pressione Enter.
Após alguns segundos uma tela com todas as informações do sistema deverá surgir. Na aba Sistema estarão listados o Processador e a Memória do Sistema. Já em Exibição 1 haverá informações sobre a sua placa de vídeo.
O que é DirectX?
O DirectX se tornou o padrão para desenvolvimento de jogos no PC e passou a acompanhar o sistema operacional da Microsoft desde o Windows 98.
Ele foi inclusive a base para a criação do primeiro console da empresa, o Xbox, inicialmente chamado pelo codinome DirectXbox. Se tiver interesse em história dos videogames, você pode conferir este e outros detalhes sobre a criação do Xbox nessa linha do tempo com os videogames da marca até os atuais Xbox Series X|S!
Como ajustar performance
Após iniciar um game e ver que ele não está rodando muito bem em seu computador, é possível ajustar a performance dele no menu de opções.
A maioria dos jogos de PC terá opções predefinidas de nível dos gráficos, como "Low" (Baixo), "Medium" (Médio) ou "High" (Alto). Alguns terão também opções como "Ultra".
Quanto menor o nível escolhido, mais “feio” fica o jogo, mas aumenta as chances dele rodar bem no PC.
Há mais opções que podem afetar bastante a performance que jogadores devem ficar atentos. Resolution pode mudar a resolução do jogo, que afeta basicamente o nível de detalhamento da imagem.
Quanto menor a resolução, menos trabalho seu computador terá e melhor será a performance. 1280x720 é uma boa alternativa para PCs mais fracos, assim como 1600x900. A resolução Full HD de 1920x1080 é a ideal, mas nem sempre poderá ser alcançada.
Há também efeitos que podem deixar o jogo mais pesado, como filtros de Anti-aliasing que são usados para suavizar bordas e diminuir serrilhados, Shadows que alteram a qualidades de sombras, entre outros.
Existe também a função V-Sync, que pode ser desligada para ter uma melhor performance, mas pode causar um fenômeno chamado "Screen Tearing" no qual um quadro do jogo pode ser mostrado incompleto.
- Melhor videogame portátil 2024: conheça as melhores opções!
Como saber se o jogo roda no meu PC?
Basta comparar os requisitos mínimos com a configuração do seu computador. Caso não saiba qual o seu hardware, basta abrir o Menu Iniciar, digitar DXdiag e selecionar o aplicativo para ver uma listagem dos componentes de seu PC.
Como saber quantos FPS meu PC roda o jogo?
Pressione a tecla Windows + G, a tecla com o logo do Windows, para ativar a Xbox Game Bar. Lá, será exibida uma janela chamada Desempenho com uma opção Quadros/S ou Quadros por Segundo (FPS) com a performance do game em questão.
Como saber se um jogo da Steam roda no meu PC?
No final da página do Steam há uma área dedicada aos Requisitos mínimos. Basta conferir se os requisitos exigidos batem com o seu computador. Caso não saiba a configuração do seu computador pressione Windows + R, digite DXdiag e pressione Enter para ver os componentes.
Como saber se a placa de vídeo roda o jogo?
Ao checar a placa de vídeo, verifique o primeiro número que indica a série e os dois últimos que indicam potência. Uma Geforce GTX 950 é superada pela GTX 1050, mas uma GTX 960 não é superada pela GTX 1050, apenas pela GTX 1060.
Precisando dar um upgrade no PC? Use o Cashback Zoom!
Se depois de conferir todos os requisitos mínimos para rodar seu jogo mais desejado seu PC ainda estiver um pouco abaixo do necessário, use o Cashback Zoom para dar um upgrade.
Veja nossas ofertas em processadores, placas-mãe, memórias, HDDs, SSDs, placas de vídeo e mais para deixar seu computador um PC Gamer de respeito!