Logo Zoom
Logo Zoom

Se você chegou até este artigo, provavelmente já conhece as vantagens e desvantagens de uma placa-mãe 1155. Mas é sempre bom explicar o significado dela para quem não é tão ligado nos termos da informática.

A placa-mãe é aquela peça central do computador. É ela que recebe o processador, a memória RAM, a unidade de armazenamento e a placa de vídeo, entre outros diversos componentes. É nela também que são ligados os periféricos como o monitor e o teclado.

Quando falamos sobre um placa-mãe 1155, estamos nos referindo a uma motherboard com o socket LGA 1155 (também conhecido como socket H2). Ele é baseado nas arquiteturas Sandy Bridge e Ivy Bridge. Isso significa que ela tem conectividade com processadores Intel Core i3, i5 e i7 de segunda ou terceira geração.

Vale lembrar que a geração mais nova desses chips é a 11ª. Assim, a placa-mãe 1155 é um modelo mais antigo e isso explica o preço baixo. Ela é adequada para que não tem um orçamento muito alto e não precisa de um desempenho tão alto do computador.

Se você quer opções mais potentes, se ligue nas nossas listas com as melhores placas-mãe para comprar em 2021 e com as melhores-placas mães para os gamers. Já se você se interessou pela placa 1155, vamos aos três melhores modelos!

Placa-mãe 1155 H61 Esonic Nova

Você que quer saber qual a melhor placa-mãe lga 1155 deve entender mais um termo: o DDR. Ele é o Double Data Rate (taxa de transferência dobrada) e indica o quão rápido a RAM pode funcionar no computador.

No caso da Placa-mãe 1155 H61 Esonic Nova, ela conta com o padrão DDR3, que tem velocidades de 1066/1333mhz. A RAM máxima é de 16MB. Esse não é o padrão mais rápido do mercado, mas casa bem com uma placa mais barata.

Outro ponto importante é o armazenamento (essa placa tem 4x Sata). Já e a taxa de transferência LAN opera em 10Mbps ou 100Mbps.

Placa-mãe 1155 AFOX H61

O H61 que você está vendo no nome de cada placa-mãe LGA 1155 da nossa lista significa que a placa é compatível com um chipset intel H61 (aquele que já citamos: i3, i5 e i7 de 2ª ou 3ª geração, além do Celeron e o Pentium). Ou seja, esse é um padrão de processadores um pouco mais antigos.

A placa-mãe 1155 AFOX IH61 usa o padrão de memória DDR3. A diferença é que ela aceita no máximo uma RAM de 8GB. O armazenamento 4x Sata e a transferência LAN máxima de 100Mbps também são os mesmos.

Placa-mãe 1155 BRX INTEL H61MA5

Fechando a nossa lista com a melhor placa-mãe socket 1155, um modelo da BRX que tem tecnologia de memória DDR3 e aceita até 16MB de RAM. O diferencial é que a LAN dela opera em 10Mbps, 100Mbps e 1000Mbps, o que é uma melhor opção para que tem uma ótima internet.

Mesmo com essa melhoria, trata-se de uma placa de entrada. Ela é adequada apenas para quem quer uma máquina para trabalho com programas mais simples, estudos e navegação na internet. Também é uma opção para quem quer economizar bons reais. Caso você queira um pouco mais de desempenho, vale a pena investir um pouco mais e comprar uma placa-mãe mais potente.