Mulher fazendo yoga em tapete rosa

Yoga para iniciantes: o que você precisa saber e ter para começar

Já conhece os benefícios da yoga para iniciantes? Veja por que e como praticar a atividade

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

A busca por mais informações sobre yoga para iniciantes não para de crescer - e não é para menos né? A prática, que une bem-estar físico e psicológico em uma só atividade, é uma ótima maneira de manter corpo e mente em equilíbrio. E aí, com o tempo dedicado ao exercício, essa harmonia pode trazer inúmeros benefícios como melhores noites de sono, menos ansiedade e um corpo mais alongado e flexível.

Está pensando em começar a prática? Se sim, aproveite as dicas da matéria! Chamamos a especialista Maria Clara (@varandayoga), que é professora de yoga, para explicar o que você precisa ter e saber antes de investir na atividade. Além disso, fique por dentro do que é, por que fazer e como apostar na yoga para iniciantes!

Já tem um tapete de yoga para começar a prática? Clique aqui e confira nossa lista com as melhores opções para comprar!

Yoga para iniciantes: por que começar a prática?

Mulher fazendo yoga para iniciantes

Mas então, por que praticar yoga? Segundo Maria Clara, ter mais qualidade de vida é um dos principais motivos a atrair praticantes ao redor do mundo há mais de cinco mil anos. A palavra yoga em si significa 'unir' ou 'integrar' - o que, durante a prática, se traduz em união do corpo e mente. Esse é um dos principais objetivos da atividade.

Principais benefícios da yoga

Embora a yoga trabalhe corpo e mente de uma só vez, é possível que você perceba os benefícios em etapas diferentes. Maria Clara conta que, logo de início, a primeira melhora acontece na parte física e, em seguida, na respiração. É aí que os benefícios para a mente começam a ficar ainda mais evidentes.

"Ganhando mais consciência corporal e respirando da forma correta, aprendendo a usar a respiração a nosso favor. A respiração é uma grande aliada da mente, e está diretamente ligada aos nossos estados emocionais", detalha a professora.

Para Maria Clara, algumas das vantagens de apostar na yoga para iniciantes são:

  • Melhora no alongamento, e consequentemente, melhora na postura;
  • Diminuição da ansiedade;
  • Melhora do sono, graças à respiração mais tranquila e mente mais calma;
  • Aumento no nível de concentração, foco e consciência corporal;
  • Diminuição do estresse;
  • Uma mente mais calma e tranquila.

Como começar a praticar yoga como iniciante?

E então, como dar os primeiros passos na yoga? Para começar, a professora garante que você só precisa de um corpo e disposição. Depois, para ter um pouco mais de conforto, o conselho é investir em um tapete de yoga, roupas confortáveis e até alguns acessórios conforme for evoluindo na prática.

Até evoluir, você pode já começar realizando algumas posições de yoga para iniciantes descritas nesse artigo aqui!

O que é preciso ter para fazer yoga:

Mulher desenrolando tapete de yoga preto

O tapete de yoga, por exemplo, é um dos itens mais importantes, e ele pode ser encontrado de diferentes formas no mercado. Existem modelos confeccionados em EVA, TPE e PVC, que são bem leves e mais em conta. Além deles, existe também os tapetes feitos de PU ou Borracha Natural, que são mais pesados e aderentes - além de um pouco mais caros.

A escolha do tapete ideal deve ser feita com base em alguns critérios, e um deles é o seu estilo de yoga preferido. Segundo a professora, o importante é pesquisar, experimentar e achar aquele tipo que melhor se encaixar no seu gosto, rotina e necessidades.

"Alguns estilos de yoga mais leves são Hatha Yoga, Yin Yoga e Yoga Restaurativa. Para eles é necessário um tapete confortável e com um tamanho adequado. Já para práticas mais intensas como Vinyasa Yoga, Rocket Yoga e Ashtanga Yoga, é importante prestar atenção na aderência e espessura", destaca Maria Clara.

Quer saber quais outros critérios contam na escolha? Confira nosso artigo sobre como escolher o melhor tapete de yoga!

O que você precisa saber para fazer yoga:

Mulher fazendo yoga em tapete cinza

Ainda não sabe qual tipo de yoga quer fazer? A boa notícia é que, graças à internet, é possível aprender e começar a yoga em casa. Nas redes sociais, não faltam opções de aulas, tutoriais e exercícios com diferentes abordagens para todos os gostos. Além disso, a professora Maria Clara reforça um ponto imporante de saber antes de iniciar a atividade:

"Praticar yoga é meditar. É buscar um estado de presença, de consciência elevada. É uma forma de se voltar para dentro, de se conectar com você mesmo e também com o Universo. Corpo, mente e espírito. Um caminho de autoconhecimento", detalha.

Dicas gerais para começar a praticar yoga

Já se convenceu de começar a prática de yoga para iniciantes? Para reforçar, antes de iniciar a atividade, Maria Paula dá algumas dicas gerais e importantes, são elas:

  • Pesquisar e entender um pouco mais sobre os estilos e diferentes tipos;
  • Experimentar uma aula que faça sentido pra você - lembrando que todos os tipos de yoga têm o mesmo objetivo, apenas meios diferentes de se chegar lá;
  • Ter uma conexão legal com o seu professor;
  • Buscar um tapete pra mais conforto.