Echo Studio vs Echo Dot 4: quais as diferenças entre esses smart speakers da Amazon?

Veja as diferenças entre o Echo Studio e o Echo Dot 4 e escolha o seu

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você é fã das smart speakers da Amazon, você sabe que é difícil decidir dentre os diversos modelos disponíveis. Para te ajudar, nós preparamos um comparativo entre o Echo Studio e o Echo Dot 4, para você conhecer os dois produtos e saber mais sobre quais são os seus diferenciais. Esses modelos contam com preços e tecnologias bem diferenciados, então você vai conseguir escolher pelo que faz mais sentido para você nesse momento.

Abaixo nós vamos listar os pontos mais importantes de cada modelo, como design, conectividade, recursos, áudio e microfone, e as diferenças entre eles. Dê um Zoom para conferir abaixo e escolha o seu smart speakers Alexa hoje mesmo!

Confira aqui qual o melhor smart speaker de 2021!

Produto indisponível

Produto indisponível

Conexão
Wi-Fi e Bluetooth
Wi-Fi e Bluetooth
Alto-falante
Três alto-falantes mid-range de 2", tweeter de 1", woofer de 5,25"
1 alto-falante de 1,6" com direcionamento frontal
Microfone
7 microfones de longo alcance
4 microfones de longo alcance
Áudio
Dolby Atmos
Comando de voz
Sim
Sim
Alexa integrada
Sim
Sim
Cabos
cabo de energia + saída de áudio de 3,5 mm e mini linha óptica
cabo de energia (15W) e saída de áudio de 3,5 mm
Dimensões
  • Altura: 17,4 cm
  • Largura: 17, 4 cm
  • Profundidade: 20,7 cm 
  • Altura: 8,9 cm 
  • Largura: 10 cm 
  • Profundidade: 10 cm 
Peso
350 g
338 g
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Ficha técnica do Echo Studio:

  • Dimensões (LxA): 175 mm x 206 mm
  • Idioma: Português

Ficha técnica do Echo Dot 4:

  • Dimensões (LxA): 100 mm x 89 mm
  • Idioma: Português

Design

Ambos os smart speakers contam com um design simples e moderno, com saída de som 360º, e trazem quatro botões na parte superior, sendo dois de controle de volume, um para desligar e um de ação. O Echo Studio traz um formato circular, um peso de 3,5kg e pode ser encontrado apenas na cor preta, já o Echo Dot 4 conta com um formato esférico, pesa apenas 328g e pode ser encontrado nas cores branco, preto e azul.

Design do Echo Studio. (Imagem: Divulgação/Amazon)
Design do Echo Studio. (Imagem: Divulgação/Amazon)

No Echo Dot 4 você vai encontrar um anel de LED na parte inferior, indicando que o smart speaker está ativo. Já no Echo Studio, esse mesmo anel de LED é localizado na parte superior do produto. Em ambos você também vai encontrar uma entrada para cabo de energia na parte inferior.

Design do Echo Dot 4. (Imagem: Divulgação/Amazon)
Design do Echo Dot 4. (Imagem: Divulgação/Amazon)

Nós fizemos o teste usando o Echo Studio, clique aqui e confira mais sobre esse produto

Conectividade e Recursos Extras

Em relação a conectividade e recursos extras, tanto o Echo Studio quanto o Echo Dot 4 trazem tecnologias bem similares para te ajudar a manter uma rotina mais prática e interativa, através do controle de voz. Ambos trazem conexão Wi-Fi e Bluetooth, onde você consegue emparelhar dispositivos da sua casa e torná-la inteligente.

Nos dois modelos de smart speaker da Amazon você consegue, através do controle de voz, adicionar timers, criar lembretes, ouvir as notícias ou saber da previsão do tempo. Além disso, você também consegue fazer chamadas com seus amigos que tenham dispositivos compatíveis e ainda gerenciar dispositivos inteligentes na sua casa, como por exemplo ligar o abajur ou diminuir luzes de algum ambiente.

Um diferencial do Echo Studio é que ele traz um Hub integrado ao dispositivo, por onde você consegue pedir que a Alexa descubra outros produtos compatíveis, bastando dizer "Alexa, descubra meus dispositivos" que ela irá detectar automaticamente e fazer a configuração necessária para que você consiga controlar luzes, eletrodomésticos e plugues através da sua voz.

Por fim, em ambos os modelos você pode ficar tranquilo em relação a segurança, já que eles são desenvolvidos com múltiplas camadas de privacidade. Com eles você tem controle sobre suas gravações de voz, podendo visualizar, ouvir ou excluí-las, além de controle sobre o seu microfone, para uma experiência mais segura.

Entenda mais sobre como funciona a Alexa e coisas legais que ela pode fazer por você

Áudio e Microfone

Em relação ao áudio, os smart speakers vão se diferenciar mais. Isso porque o Echo Dot 4 traz apenas um alto-falante de 1,6" com direcionamento frontal para garantir graves mais equilibrados e vocais mais nítidos. Além disso, esse modelo traz também uma saída de áudio 3,5mm que funciona bem dentro de casa.

O Echo Studio conta com cinco alto-falantes posicionados de forma estratégica para produzir graves mais potentes, mid-range dinâmico e agudos nítidos. Ele também conta com um woofer de 5,25" e traz um recurso onde ele consegue se adaptar ao ambiente, ou seja, ele se identifica a acústica de determinado espaço e faz ajustes de reprodução, de forma automática, para garantir a melhor experiência sonora. Além disso, ele ainda consegue criar uma saída de som tridimensional, graças a tecnologia Dolby Atmos.

Agora falando sobre os microfones, o Echo Dot 4 traz quatro de longo alcance para captar os seus comandos sem muitas dificuldades, enquanto o Echo Studio é o modelo com maior número da linha Echo, trazendo sete unidades de longo alcance, detectando seus comandos até em uma distância maior ou em cômodos diferentes.

Você também pode conferir o teste usando o Echo Dot 4, clique aqui e saiba mais sobre esse produto

Qual é o melhor custo-benefício: Echo Studio ou Echo Dot 4?

O Echo Studio pode ser encontrado em uma faixa de preço de R$ 1.699,00, enquanto o Echo Dot 4 pode ser encontrado em uma média de R$ 400,00. Essa diferença de preço é justificada mais pela qualidade e potência do áudio, além de um maior alcance dos microfones, proporcionado pelo Echo Studio, já que os recursos disponibilizados por ambos são bem similares, além de uma ótima qualidade que você vai encontrar nos dois modelos.

Se você procura um smart speaker com foco em som de qualidade para a sua casa, além de todas as facilidades do produto, a melhor opção é o Echo Studio, sem dúvidas. Mas se você quer apenas um dispositivo que você consiga ouvir suas músicas, torne sua rotina mais interativa e você não queira ou possa investir um valor tão alto, o Echo Dot 4 vai dar conta do recado.

Se você ainda está em dúvida, conheça também o Echo Dot 3 e saiba se vale a pena esse produto!

Quer saber mais? Confira a comparação no nosso canal no Youtube: