Logo Zoom
Logo Zoom

Os smart speakers estão cada vez mais fazendo parte da casa dos brasileiros, especialmente daqueles que curtem dispositivos inteligentes e buscam ter uma casa conectada. Afinal, a maior parte dos smart speakers vêm com assistentes virtuais integradas e, através deles, é possível controlar smart TVs, lâmpadas e mesmo aparelhos de ar-condicionado.

E é claro que o Google não poderia ficar de fora dessa tendência. Por isso, a empresa lançou seu próprio smart speaker: o Google Nest Mini, um dispositivo compacto e discreto que funciona com o Google Assistente. Para saber se vale a pena investir nesse modelo, testei o aparelho e conto aqui minhas impressões sobre ele. Confira a seguir para saber mais sobre o design, desempenho, microfone, áudio e custo-benefício.

Clique aqui para entender, em detalhes, nossos critérios de avaliação.

Prós e contras do Google Nest Mini:

Prós: o Nest Mini tem Google Assistente integrado, além de um design que preza pela acessibilidade e sustentabilidade, já que usa materiais recicláveis.

Contras: o Google Nest Mini tem recursos mais básicos que outros smart speakers na mesma faixa de preço.

Confira as melhores ofertas para o Nest Mini no Zoom:

Ficha técnica do Google Nest Mini

Quer saber como funciona o Google Nest Mini? A gente conta tudo que você precisa saber aqui.

Design

O design do Google Nest Mini é exatamente o que eu espero de um smart speaker de entrada: compacto, discreto e moderno. Ele tem formato circular e é meio "achatado", o que deixa ele ainda menor. O smart speaker do Google toda a parte de cima e laterais revestida em tecido, com saídas de som 360°.

Além disso, diferentemente do Echo Dot, versão de entrada da Amazon, o único botão físico do Nest Mini é o que desliga o microfone. Os demais botões - de volume e de ação - são touch e ficam na parte superior do dispositivo, localizados por luzes LED. Isso contribui para a acessibilidade desse smart speaker, facilitando seu uso por pessoas com pouca força muscular.

O Nest Mini tem design simples, mas moderno. (Foto: Zoom)

Outro ponto positivo do design do aparelho é o furo na parte de baixo, que permite que o Nest Mini seja pendurado na parede e fique ainda mais integrado a qualquer ambiente. Por fim, o dispositivo é produzido com materiais sustentáveis e toda a parte de tecido é feita com garrafas plásticas recicladas.

O Google Nest Mini tem um furo que permite pendurar o smart speaker na parede (Foto: Zoom)

Desempenho

Fazer a conexão é muito simples e, ao ligar o Nest Mini pela primeira vez, ele solicita que você instale o app Google Home no seu celular ou outro dispositivo semelhante. Quando abri o app, ele pediu para fazer login em uma de minhas contas Google e, logo em seguida, já buscou um dispositivo próximo, identificando o smart speaker rapidamente. Aí foi só seguir o passo a passo dado pelo app com facilidade.

Durante a configuração, o sistema confirma suas preferências, perguntando se você quer acionar o reconhecimento de voz, para facilitar que o Google Assistente reconheça seus comandos, e qual serviço de streaming de músicas você quer usar como prioridade.

O aparelho precisa ficar conectado à tomada e sua fonte de energia o acompanha. (Foto: Zoom)

Vale lembrar que, para sincronizar outros dispositivos com o smart speaker - como o seu celular ou a TV -, eles precisam estar conectados à mesma rede de WiFi que o Google Nest Mini. Um tempo depois de configurar o aparelho, tentei reproduzir músicas do Spotify no smart speaker usando meu celular, mas, como ele estava em outra rede, não consegui. Precisei mudar de WiFi para conseguir transmitir as músicas para o Nest Mini.

Além disso, apesar do Google Assistente reconhecer meu comando quando eu peço para tocar alguma música no Spotify, todas as vezes que tentei aconteceu algum erro e a música não foi tocada. Um ponto positivo desse dispositivo é que é muito fácil criar rotinas e isso pode ser feito diretamente pelo app Google Home ou por comandos de voz. O lado negativo é que o dispositivo tem menos skills que outros smart speakers na mesma faixa de preço, como o Echo Dot.

Os botões do Google Nest Mini são touch e têm LED (Foto: Zoom)

Microfone

O smart speaker do Google conta com três microfones de campo distante, então é esperado que ele consiga captar comandos a uma distância razoável. O meu apartamento é pequeno, então experimentei dar comandos ao dispositivo em diferentes partes da casa e ele me atendeu perfeitamente em todas as tentativas.

Além de ter uma boa captação da minha voz, o Google Assistente respondeu minhas perguntas corretamente. Por isso, não tenho nenhuma crítica ao microfone do Google Nest Mini.

O Nest Mini respondeu muito bem aos chamados. (Foto: Zoom)

Pensando em deixar sua casa mais conectada? Veja o que você precisa para ter uma casa inteligente.

Áudio

O Google não informa a potência de som do Nest Mini, mas ele alcança uma altura suficiente para ambientes fechados, especialmente em cômodos pequenos ou médios. Esse é o esperado para um produto de entrada, como este smart speaker. Quanto à qualidade do áudio, achei que ela deixa um pouco a desejar.

Segundo o Google, o Nest Mini tem graves duas vezes mais potentes que a versão original - o Google Home Mini. Em volumes baixos, a qualidade é boa o suficiente para o uso cotidiano se você não for muito exigente e quiser apenas dar comandos ao Google Assistente ou ouvir música em casa. Mas, nos volumes mais altos, o som fica distorcido, prejudicando a experiência sonora.

Por ser um smart speaker mais básico, ele também não conta com som Dolby ou função de equalização automática, mas é capaz de ajustar o volume da caixa de som de acordo com o nível de ruído do ambiente.

Na parte de trás, o Google Nest Mini tem um botão físico para desligar o microfone e a entrada para o cabo de energia (Foto: Zoom)

Custo-benefício

Se você busca um smart speaker de entrada, que tenha recursos básicos e boa conexão com outros dispositivos inteligentes, o Google Nest Mini é uma boa opção. Ele é compatível com Android e iOS, o que faz com que seja bem versátil. Além disso, seu preço é bem acessível, custando a partir de R$ 277, o que garante um bom custo-benefício.

Basicamente, o Nest Mini cumpre o que promete, mas, se você busca um dispositivo com mais recursos, existem opções na mesma faixa de preço mais completas. É o caso do Echo Dot 3, que pode ser encontrado a partir de R$ 290 e conta com mais funções.

Quer saber mais sobre o Echo Dot 3? Confira nossa análise desse smart speaker de entrada.

Produtos similares

Quer conhecer mais opções de smart speakers antes de escolher a melhor opção para você? O Echo Dot, da Amazon, é outro smart speaker com ótimo custo-benefício, confira as ofertas:

Echo Dot 4: veja nosso review sobre o smart speaker da Amazon.

Conclusão

O Google Nest Mini é um bom smart speaker para quem busca um aparelho básico para integrar os dispositivos inteligentes. Ele tem Google Assistente integrado, o que deixa seu uso mais prático, além de aceitar comandos de voz.

Se você não quer gastar muito com um smart speaker mais avançado, o Nest Mini cumpre o que promete e tem bom custo-benefício. Mas, se você pode investir apenas um pouquinho a mais, existem modelos bem acessíveis com mais recursos disponíveis.

Que tal conferir o review do Google Nest Mini no nosso canal no Youtube?