Logo Zoom
Logo Zoom

Quando entramos na academia ou começamos a praticar uma atividade física logo pensamos em como otimizar os resultados. É aí que muitos praticantes procuram mais informações sobre suplementação alimentar e podem se deparar com alguns mitos e verdades sobre o produto mais consumido do gênero: o whey protein.

É possível que você já tenha ouvido comentários como “whey engorda” ou “whey te deixa forte”. Essas frases do senso comum podem atrapalhar no consumo consciente do produto, pois a suplementação de whey não é nada mais, nada menos, do que uma fonte de proteínas extraídas do soro do leite para te ajudar a ter uma dieta compatível com seus objetivos.

Então, vamos a alguns mitos e verdades sobre esse produto e indicações de que tipo é o ideal para você alcançar os resultados que deseja.

Aproveitando, que tal conhecer as melhores opções de whey protein do mercado? Veja aqui nossa lista!

1. Para tomar whey protein tem que estar indo na academia?

O whey protein é um dos suplementos alimentares mais recomendados por nutricionistas (Foto: Shutterstock)

MITO. Como a própria categoria “suplemento alimentar” sugere, esses são produtos que complementam a alimentação sólida, fornecendo nutrientes que possam estar em déficit na sua dieta. O whey surge, então, como um facilitador para que se atinja a quantidade de proteínas diárias ideal. Além disso, praticantes de outras modalidades além da musculação podem se beneficiar do whey protein pois sua demanda calórica e proteica é maior em relação a uma pessoa sedentária.

Mas é claro que, se você está frequentando uma academia e busca ganhar (ou preservar) massa muscular, o whey protein é uma boa pedida. No treino, o tecido muscular fica debilitado devido ao esforço que fazemos e será através da alimentação que forneceremos o necessário para que nosso corpo se recupere.

Para isso, precisamos de proteínas e aminoácidos, que funcionam como tijolos para o fortalecer nossos músculos. É aí que o whey protein pode ter mais eficácia, ao nos fornecer proteínas de alto valor biológico. E uma boa forma de começar é utilizando um Whey Protein concentrado. É o tipo mais consumido e de menor custo. Dá só uma olhada nesse pote de 1kg da Max Titanium:

Características do produto:

  • 15g de proteínas por dose;
  • 2,4g de aminoácidos;
  • Disponível nos sabores: morango, chocolate, baunilha e frutas vermelhas.

Em busca de um whey protein confiável? Confira aqui quais são as melhores marcas de whey atualmente!

2. O Whey protein pode substituir outras fontes de proteína?

VERDADE. O whey protein pode ser utilizado como alternativa quando não temos fome ou não temos tempo para consumir fontes de proteínas de alimentos sólidos, como carnes, peixes, frango, ovo, etc. Há muitos motivos para que isso possa ser necessário, desde uma rotina atarefada de trabalho, com poucos horários ao longo do dia para refeições, até falta de apetite ou o cansaço com o gosto dos alimentos de consumo diário.

O fato é que o whey se adequa com muita facilidade à rotina, podendo ser consumido com água, leite, ou até mesmo em receitas. Atualmente tem crescido a oferta de sabores, que também ajudam a diversificar o consumo e a utilizar em receitas fit, dando aquela renovada na dieta e matando a vontade de comer um docinho. O whey concentrado da Integralmédica sabor “cookies and cream” é um bom exemplo disso.

Outra marca de peso do mercado, a Integralmédica possui uma linha de whey concentrado de qualidade e com uma grande variedade de sabores: chocolate, morango, baunilha, limão, banana, frutas vermelhas e cookies. Assim fica até mais fácil fazer dieta.

Características do produto:

  • 22g de proteínas por dose;
  • 4,4g de BCAA;
  • Baixa quantidade de carboidratos.

Se o seu objetivo é ganho de massa muscular, vá além do whey protein e veja aqui dicas de outros suplementos segundo uma nutricionista!

3. Intolerantes à lactose não podem suplementar proteínas?

O whey protein isolado pode ser uma boa alternativa para intolerantes à lactose (Foto: Reprodução/Shutterstock)

MITO. As pessoas intolerantes à lactose podem sofrer efeitos indesejados (como cólicas, distensões abdominais e diarreia) ao consumir produtos lácteos. Como o whey protein é um produto feito a partir do soro do leite, é de se esperar que seu uso não seja indicado para pessoas nessa condição.

Isso é verdade para o whey concentrado e hidrolisado, mas o whey protein isolado surgiu como uma opção possível para pessoas intolerantes à lactose, mas que precisam de suplementação proteica. O Iso Triple Zero Whey Protein isolado da Integralmédica é uma boa opção de compra nesse sentido.

O whey protein isolado é a forma mais pura da proteína do soro do leite. Sua produção passa por processos de filtragem mais refinados em relação aos outros tipos de whey, de modo a separar quase totalmente as proteínas das gorduras do leite. Assim, o intolerante a lactose tem muito mais segurança e pode consumir o suplemento proteico sem problemas.

Vale ressaltar que é sempre válido conversar com um médico ou um nutricionista para uma opinião profissional sobre seu caso específico.

Características do produto:

  • 26g de proteínas por dose;
  • 0g de gorduras;
  • Apenas 1g de carboidrato;
  • Baixo índice calórico.

Se quiser ver outras opções, nós temos uma lista com os 8 melhores whey protein isolados de 2022.

4. Veganos podem tomar whey protein?

DEPENDE. A depender do tipo de restrição alimentar, se você for vegano, por exemplo o whey protein não servirá para você, pois tem como matéria prima o leite de vaca. Isso não significa que você não pode utilizar suplementação proteica.

Os vegetais também são fontes de proteínas e existem suplementos alimentares proteicos produzidos a partir de alguns deles, como ervilhas, cenoura, arroz, soja e até mesmo semente de girassol. O Veganpro Proteína Vegetal Nutrify, por exemplo, é um suplemento perfeito para dietas veganas e vegetarianas.

A Nutrify é uma das marcas mais reconhecidas no mercado de suplementação a base de alimentos vegetais. Esse produto é um blend de proteínas do arroz e da ervilha, dois dos vegetais mais ricos em proteína e com excelente valor biológico. Ou seja, é perfeitamente possível ser vegano, praticar atividades físicas regulares e fazer uso de suplementação proteica para ter melhores resultados.

Características do produto:

  • 24g de proteína por dose;
  • Rico em vitamina B12;
  • Rico em fibras;
  • Disponível nos sabores: baunilha, cacau, café cold brew, cappuccino, torta de banana e fondue de chocolate.

Aproveite para ver aqui nossa lista com outras opções de whey protein vegano!

5. Whey protein engorda?

O whey protein não necessariamente irá provocar ganho de peso, tudo depende da dieta (Foto: Reprodução/Shutterstock)

DEPENDE. Como destacamos no início, essas são frases do senso comum que confundem mais do que nos ajudam a entender para que serve um suplemento proteico. Na prática, o whey protein pode fazer engordar se quem consome está ingerindo calorias em excesso - o que é muito diferente de dizer que o whey faz engordar por si só.

O mesmo pode ser dito sobre o aumento de massa muscular. O whey protein certamente pode ajudar, desde que a pessoa também esteja com um treino e uma dieta adequados a esse objetivo. Estamos falando de um dos suplementos alimentares mais estudados, com menos contraindicações e de importância comprovada como um auxiliador na dieta e nos ganhos de performance física.

Que tal dar uma olhada no nosso catálogo de suplementos para descobrir as melhores opções para complementar sua dieta?

Quer pagar o menor preço com cashback no seu whey protein? O Zoom te ajuda!

Se você conseguiu tirar suas dúvidas e decidiu que vai comprar o whey protein, a boa notícia é que o Zoom pode te ajudar a economizar de verdade, viu? Por aqui, nós te indicamos o melhor momento para a compra por meio de duas ferramentas: o Histórico e o Alerta de Preços! Veja só como usá-los:

E tanto no app como no site ainda temos a vantagem do cashback, viu? Mas, vale reforçar: no Zoom, cashback significa dinheiro de volta para a carteira - nada de voucher ou desconto. O valor retorna para você via Pix, direto para sua conta. Legal, né? Veja o vídeo e entenda como funciona!