Um fraco deitado com cápsulas de ZMA em destaque na imagem

ZMA: para que serve e os 4 melhores suplementos

O ZMA é um suplemento relativamente novo rico em minerais e vitamina B6

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O ZMA se tornou um dos suplementos mais buscados no mercado, principalmente para quem mantém uma rotina de atividades físicas como, por exemplo, a musculação. Entretanto, ele não é benéfico para esse público apenas, viu? Para entender tudo sobre o que é o ZMA, seus benefícios e diferenciais, e também a indicação de uso, nós contamos com a ajuda da nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiela).

Ela conversou conosco e esclareceu as dúvidas sobre o ZMA, além de contribuir com a seleção das melhores marcas desse suplemento. Confira abaixo!

Aproveite para explorar a nossa lista das melhores creatinas!

O que é e para que serve o ZMA?

Pessoa com cápsulas do suplemento ZMA nas mãos
O ZMA é um suplemento composto por importantes minerais e vitamina B6 (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Em linhas gerais, o ZMA nada mais é do que um suplemento que conta com alguns elementos fundamentais: o zinco, o magnésio, o espartato (que auxilia na absorção de minerais) e, também, a vitamina B6.

O ZMA contém esses minerais mais a vitamina B6, que, juntos, participam do processo antioxidante, aumento da imunidade e aumento da resistência muscular

Bruna ainda reforça que o zinco tem papel fundamental nesse suplemento, principalmente por contribuir com o sistema imunológico, enquanto o magnésio é um anti-inflamatório capaz de prevenir contra câimbras.

São dois minerais importantes para a parte imunológica, como também na produção de hormônios testosterona e GH. Por isso, a utilização desse suplemento vem ganhando força na parte do ganho de massa muscular

O ZMA deve ser ingerido como pré-treino?

Essa é uma dúvida bastante comum! Na verdade, tudo irá depender de pessoa para pessoa, bem como o estilo de vida, rotina e demais aspectos singulares.

pode ser consumido junto com um pré-treino, ou antes de dormir

Para quem o ZMA é indicado?

Aqui, é importante mencionar que todos os nutrientes podem ser facilmente encontrados e fornecidos por meio de uma alimentação balanceada. Bruna também lembra que, antes de consumir qualquer suplementação, é indispensável buscar orientação profissional.

Todo e qualquer suplemento deve ser orientado por um profissional nutricionista de acordo com as necessidades. Geralmente, o ZMA é um suplemento utilizado por atletas de alta performance e intensidade

Quais são os benefícios do ZMA?

Uma mulher em sua cozinha segurando um frasco de ZMA
O ZMA é um aliado para o sistema imunológico, além de melhorar a qualidade do sono (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A suplementação com ZMA agrega vários benefícios, principalmente em relação ao ganho de massa magra. Além disso, ele pode ser interessante para pessoas que apresentam deficiência dos níveis de zinco em seu organismo. O mesmo vale para o magnésio e a vitamina B6.

Melhora no sistema imunológico, no aumento de massa muscular (hormônio), e melhora do sono e relaxamento muscular

Entretanto, uma pessoa que já tenha níveis suficientes de tais nutrientes não perceberá maiores diferenças com essa suplementação. Isso se dá justamente pela hipertrofia muscular, que é dependente de alguns fatores associados à alimentação e, é claro, rotina de atividades físicas. Portanto, só a suplementação não irá surtir os resultados almejados – o que permite isso é repensar o estilo de vida como um todo.

a proposta não deve ser só o aumento de massa magra, até pelas quantidades fornecidas. O ZMA auxilia mais na imunidade e na qualidade do sono até

Como escolher e qual o melhor ZMA?

A lista de ZMA a seguir considerou quatro opções de suplementação. Esses produtos foram selecionados por indicação da nutricionista Bruna Ribeiro, além de contar com outros pontos importantes: qualidade, avaliações de outros usuários e, é claro, um bom custo-benefício!

Os produtos foram organizados ainda por ordem de preço, portanto, do mais barato para o mais caro. Embora o custo-benefício já seja uma premissa nesse conteúdo, vale também destacar outras dicas para tornar a sua experiência de compra ainda mais atraente!

Isso porque aqui no Busca você pode aproveitar vários benefícios bem legais, como é o caso dos Cupons de Desconto! Não sabe como obter essa vantagem? A gente explica tudo aqui:

4. ZMA Probiótica

O ZMA Power, da marca Probiótica. apresenta embalagem com 90 cápsulas no total. Vale lembrar que a marca é considerada uma referência em suplementação, embora o produto em questão conte com as quantidades mínimas de nutrientes.

Além disso, sua fórmula não dispõe de cromo, que é um mineral essencial para o metabolismo dos carboidratos.

Caracteristícas desse ZMA:

  • Embalagem com 90 cápsulas
  • Dose diária de duas cápsulas
  • Magnésio (por dose diária): 259mg
  • Zinco (por dose diária): 7mg
  • Vitamina B6 (por dose diária): 1,3mg
  • Sem cromo em sua fórmula

3. ZMA Profit

Por sua vez, o ZMA Pro, da Profit Labs, também reúne boas avaliações do mercado. Entre seus destaques, ele aposta na adição de cromo, sendo um aliado para elevar a imunidade e até mesmo a qualidade do sono, bem como reduzir o catabolismo.

Caracteristícas desse ZMA:

  • Embalagem com 90 cápsulas
  • Dose diária de duas cápsulas
  • Magnésio (por dose diária): 260mg
  • Zinco (por dose diária): 7mg
  • Vitamina B6 (por dose diária): 1,3mg
  • Cromo (dose diária): 35mcg

2. ZMA Atlhetica Nutrition

A Atlhetica Nutrition é uma marca mais conhecida por conta de seu Whey Protein, mas também conta com uma ampla lista de outros suplementos de minerais, como é o caso do ZMA. Aqui, o destaque se dá pela presença de 100% de IDR (ingestão diária recomendada) de cada mineral em apenas uma só cápsula.

Caracteristícas desse ZMA:

  • Embalagem com 90 cápsulas
  • Dose diária de uma cápsulas
  • Magnésio (por dose diária): 260mg
  • Zinco (por dose diária): 7mg
  • Vitamina B6 (por dose diária): 1,3mg
  • Sem cromo em sua fórmula

1. ZMA Max Titanium

A grande sacada aqui é apostar em um kit composto por três frascos do suplemento ZMA da Max Titanium, o que é uma oportunidade de obter o melhor custo-benefício no final das contas. Embora não possua cromo em sua composição, o produto aposta em 100% do IDR (ingestão diária recomendada) de cada componente em cada cápsula.

Outro ponto importante é que o zinco e magnésio são consumidos de forma bisglicinato, que é um fornecimento eficiente para o organismo em comparação a outros suplementos comuns.

Caracteristícas desse ZMA:

  • Embalagem com 90 cápsulas (kit com três frascos)
  • Dose dias de duas cápsulas
  • Magnésio (por dose diária): 256mg
  • Zinco (por dose diária): 7mg
  • Vitamina B6 (por dose diária): 1,3mg
  • Sem cromo em sua fórmula

Dúvidas e mais dúvidas? O Busca te dá aquele apoio!

Se você chegou até aqui com a cabeça tomada por dúvidas, conte com o melhor assistente de compras! O Busca possui uma boa diversidade de ferramentas para tornar sua experiência de compra satisfatória e fácil, sabia? Isso inclui desde cupons de desconto, cashback e a possibilidade de conferir o histórico de preços de diferentes produtos. Dá até para criar alertas de preço e ser notificado, viu?

Veja como o Buscapé pode ajudar na hora de confirmar a compra!

Notícias relacionadas:

  • Seu objetivo é ganho de massa? Saiba quais suplementos ajudam a engordar!
  • Mais energia e menos peso! Confira o melhor termogênico para comprar!
  • Quando e como tomar a creatina na rotina diária?
  • O que é MCT e qual a sua finalidade? Conheça mais detalhes do suplemento!