Zoom indica em Tablet

Android x iOS: qual o melhor sistema operacional para tablet?

Comprar um tablet Android ou um iPad? Aqui você sabe tudo sobre esses sistemas operacionais para tablet.

Tablet com Android ou iOS
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Você que está acostumado com o sistema do seu computador, como por exemplo o Windows no PC, ou você que usa diariamente o seu smartphone, sabe da importância de um bom sistema operacional.

O sistema operacional nada mais é do que a interface entre você e o computador. Sendo assim, quanto mais funcionalidades um sistema apresentar e quanto mais simples ele for, mais facilidade e rapidez você terá nas suas tarefas do dia a dia.

Aqui vamos falar dos tablets que, assim como computadores, notebooks e smartphones, também precisam de um sistema operacional próprio. E os sistemas mais comuns encontrados nos tablets são estes: iOs, da Apple, e Android, do Google.

Conheça o sistema iOS, presente no iPad

Você vai encontrar o iOs em vários aparelhos da Apple, como no iPhone e, é claro, no iPad, o tablet da marca. O iOS, presente nesses tablets, segue a tradição da Apple de fazer um sistema simples e intuitivo, usando ícones grandes e de fácil reconhecimento.

Modelos de iPad para você

Com um iPad, você pode baixar pela internet vários aplicativos de todos os tipos (jogos, para o trabalho, entre outros). Você os encontra na loja da Apple, a App Store. Aliás, aqui vai uma vantagem para quem optar pelo sistema iOS: ele apresenta uma quantidade enorme de aplicativos, sendo muitos deles exclusivos.

Contudo, vale lembrar que o iOS não suporta o formato Flash, que é encontrado em muitas páginas de internet. Sendo assim, você pode encontrar algumas páginas da Web exibidas de forma truncada e com problemas de imagem ao navegar usando um modelo de iPad.

Será que um tablet Android é o ideal para você?

É claro que não podemos comparar a quantidade de tablet Android disponível com a quantidade de modelos de iPad. Enquanto o iPad é um modelo exclusivo da Apple, você vai encontrar o sistema Android em diferentes marcas, ou seja, em um número maior.

O Android também pode estar presente em smartphones e até notebooks (isso mesmo!), como no caso do notebook conversível HP SlateBook X2.

Preços de tablets com Android

Mas, como aqui estamos falando sobre tablets, vale destacar que o Android pode ser o sistema de um tablet Samsung, um tablet Multilaser, entre outros. Esse sistema do Google surgiu depois do iOS, o sistema da Apple, e pode ser encontrado em diferentes versões, como no caso do Samsung Galaxy TabPro, que apresenta uma versão bem atual do Android, a 4.4.

No Android para tablets, os toques na tela não têm o mesmo tipo de resposta do que o iOS. A razão é simples: a Apple possui patentes exclusivas de tecnologia de reconhecimento de toques e seus concorrentes não podem usá-la. O resultado é que a experiência de se tocar em uma tela de um tablet Android pode ser menos fluida do que em um iPad.

No caso do Android, você pode aproveitar a loja Google Play para baixar diversos aplicativos (gratuitos ou pagos), como apps de jogos, redes sociais, para o trabalho, para fotos, entre outros. Apesar de você encontrar uma variedade ainda maior de aplicativos no iPad, um tablet com Android também oferece um bom número de opções, que variam desde entretenimento até aplicativos para uso corporativo.

Então, comprar um tablet Android ou um iPad?

Bom, se você tem um iPhone, um iPod, um Macbook ou qualquer outro produto da Apple, é normal que você já tenha certa intimidade com a marca e aproveite todas as funcionalidades que o sistema iOS oferece.

Além disso, um iPad é conhecido pela eficiência da sua tela. É possível navegar com muita fluidez, e aproveitar um sistema bem simples e intuitivo. Não se esqueça também da enorme variedade de aplicativos, são milhares, o que faz um iPad ser ainda mais atrativo. Outro benefício é que, a cada novo iPad lançado, você pode esperar um modelo com configuração potente. O iPad 4, por exemplo, tem uma tela Retina de altíssima resolução e um processador mais poderoso do que a versão anterior.

Agora, não há como negar que você vai ter muita opção de tablet Android para escolher. E essa variedade não é apenas nas marcas, mas também nos preços. Se você quiser um tablet potente com o sistema Android, é possível encontrar modelos de tablet 4G, tablet com GPS e até um tablet barato.

A boa notícia é que, seja um iPad ou um tablet com Android, aqui no Zoom você encontra modelos com esses sistemas operacionais. Assim você pode comparar preços e produtos e escolher o tablet que tem a configuração certa para suas tarefas.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tablet