Tablet para estudar em cima de uma mesa com um a imagem de um professor

Tablet para estudar: veja as melhores opções para 2022

Precisa de um tablet para estudar? Preparamos uma lista com os melhores modelos para comprar no Brasil em 2022

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Ter um tablet para estudar vale a pena? A resposta é sim, pois esse dispositivo é prático para navegar na internet, ler documentos ou mesmo usar aplicativos. No entanto, escolher qual é a melhor opção não é fácil. Por isso, nós montamos uma lista com alguns tablets para estudar que são excelentes opções de compra em 2022, de acordo com as suas necessidades.

Separamos modelos de diferentes categorias, então se você está buscando um tablet simples e barato, irá encontrar opções aqui. Entretanto, se você deseja alguns aparelhos mais potentes, também selecionamos dispositivos que se encaixem nessas exigências.

Como escolher um tablet para estudar?

Tablet para estudar ao lado de um caderno, calculadora e clipes
Veja dicas sobre como escolher um tablet para estudar (Foto: Shutterstock)

Escolher o melhor tablet para estudar vai depender do seu orçamento e necessidades em relação à potência do aparelho. Se você pretende rodar programas pesados, faz questão de ter uma tela de alta resolução e recursos extras, como 4G ou suporte a canetas inteligentes, deverá escolher tablets um pouco mais caros, como o Galaxy S6 Lite ou iPad 9ª geração.

Para quem pretende usar aplicativos leves, navegar na internet, assistir a vídeos e ler arquivos PDF, modelos básicos como os da linha Galaxy Tab A são ótimos e ainda possuem preços mais acessíveis. Se o seu objetivo é comprar um tablet para ajudar crianças a estudar, dê uma olhada na nossa lista com modelos infantis.

Veja abaixo quais foram as nossas escolhas dos melhores tablets para estudar em 2022.

Galaxy Tab A S Pen

Que tal um tablet para estudar com caneta? Além de facilitar a navegação, a caneta da Samsung também pode ser usada para desenhos e anotações de estudo no tablet, aumentando a sua produtividade no dia a dia. É válido ressaltar que esse modelo tem conexão 4G. Então, não ter Wi-Fi não será um empecilho para você acessar a internet.

Seu desempenho é o suficiente para rodar grande parte dos aplicativos disponíveis na Play Store, além de também se dar bem com jogos. O Galaxy Tab A S Pen tem tela de 8 polegadas e com resolução Full HD, o que vai ser bom na hora de assistir a vídeos, videoaulas ou filmes no aparelho. A bateria deste tablet para estudar pode chegar a até 10 horas de autonomia, então você terá tempo de sobra para estudos e até um pouco de diversão.

Por que o Galaxy Tab A é um bom tablet para estudar com caneta?

  • Tela tem boa qualidade de imagem
  • Processador é bom para uso no dia a dia
  • Tem suporte a S Pen, caneta da Samsung
  • Bateria entrega boa autonomia
  • Aceita cartão de memória para expandir o espaço

Galaxy Tab A7

Lançado em 2020, o Galaxy Tab A7 é um excelente tablet para estudos no segmento intermediário. O modelo é feito em metal e possui tela de 10,4 polegadas, com resolução Full HD. A empresa destaca a boa experiência para assistir a vídeos e filmes, que é melhorada pelos quatro alto-falantes Dolby Atmos do aparelho.

Seu processador é um chip quad-core, que junto aos 3 GB de RAM consegue rodar aplicações do dia a dia e até alguns jogos com bom desempenho. Ao todo, são 64 GB de armazenamento interno, mas você pode aumentar esse espaço com um cartão de memória. A bateria é de 7.040 mAh, mas a Samsung não revela a autonomia média do Galaxy Tab A7. Conheça outros detalhes desse tablet para estudar no review do Galaxy Tab A7.

Por que o Galaxy Tab A7 é um tablet bom e barato para estudar?

  • Tela de 10,4 polegadas tem um bom tamanho e traz resolução Full HD
  • Processador roda maior parte das aplicações de estudo sem problemas
  • 64 GB é um ótimo espaço para guardar arquivos da escola
  • Acabamento é feito em metal
  • Tem boa autonomia de bateria
  • É vendido em versões com 4G

Galaxy Tab S6 Lite

O Tab S6 Lite é a versão "humilde" do S6, considerado um dos melhores tablets da Samsung. Apesar da ficha técnica mais simples, esse tablet para estudos entrega um ótimo desempenho e mantém o suporte a S Pen, que é um dos destaques da linha. Com ela você pode navegar pelo sistema de forma mais prática, usar o tablet para desenhos ou mesmo fazer anotações dos seus estudos.

A tela é de 10,4 polegadas e tem resolução WUXGA, para vídeos com qualidade maior que o Full HD. Seu processador é um Exynos 9611, que, apesar de ser intermediário, consegue rodar praticamente todos os apps da Play Store com bom desempenho.

Outro fator que o torna um bom tablet para estudar são os 64 GB de armazenamento interno, um ótimo espaço para guardar arquivos pessoais e da escola. Para saber outros detalhes, confira a análise completa do Galaxy Tab S6 Lite.

Por que o Galaxy Tab S6 Lite é um bom tablet para estudar?

  • Tem suporte a S Pen, caneta inteligente da Samsung ótima para anotações durante os estudos
  • Versão com 4G é boa para quem precisa de internet em locais sem Wi-Fi
  • Boa autonomia de bateria
  • Tela grande com alta resolução ajuda na hora de assistir vídeo-aulas

Galaxy Tab A7 Lite

O Galaxy Tab A7 Lite é uma ótima opção de tablet para estudar para quem deseja gastar menos de R$ 1.000, mas ainda busca por um bom aparelho. Esse modelo está disponível no mercado brasileiro em quatro opções: 32 GB ou 64 GB de armazenamento interno, ambas com ou sem suporte às redes 4G.

Outra vantagem deste tablet para estudos é a sua bateria. De acordo com a Samsung, ele tem autonomia para até 10 horas de uso. Com isso, você pode estudar o dia todo e não precisará parar no meio da leitura para ligá-lo à tomada.

O Tab A7 Lite usa um chip octa-core mais modesto, mas consegue rodar a maior parte dos apps focados em estudo com um bom desempenho. Esse modelo ainda conta com uma tela de 8,7 polegadas e já chega com Android 11 instalado de fábrica.

Por que o Galaxy Tab A7 Lite é um bom tablet para estudos?

  • Android 11 adiciona mais fluidez e novas ferramentas ao aparelho
  • Processador roda apps de estudo sem problemas de desempenho
  • É vendido em quatro variantes diferentes
  • Tem modelos com 4G, assim é possível estudar em locais sem Wi-Fi
  • Bateria dura até 10 horas

Galaxy Tab S7 FE

O Galaxy Tab S7 FE é uma ótima opção de tablet para estudar para aqueles que buscam um modelo potente e moderno, mas não necessariamente o top de linha da marca. Esse tablet tem uma tela grande, de 12,4 polegadas, e traz a resolução Full HD.

Com o processador Snapdragon 750G, ele consegue rodar a maior parte dos apps e jogos da Play Store sem travamentos ou lentidão. A versão vendida aqui no Brasil tem 64 GB de armazenamento interno e suporte às redes 4G. Assim, você fica menos dependente de Wi-Fi para usar internet no S7 FE.

Esse é um dos melhores tablets para estudo para quem busca uma boa bateria, já que oferece incríveis 10.090 mAh de capacidade. Com o carregamento turbo de 45W, o usuário não precisa esperar muito para o S7 FE estar completamente carregado.

Porque o Galaxy Tab S7 FE é um bom tablet para estudar?

  • Possui tela grande com resolução Full HD
  • Processador vai rodar praticamente qualquer ferramenta de estudo do momento
  • 64 GB de armazenamento interno é um bom espaço para guardar os arquivos de estudo
  • Bateria é duradoura e tem carregamento rápido

iPad 9ª Geração

Essa é a melhor opção custo-benefício para quem busca um tablet para estudar que seja da Apple. A empresa é referência no segmento, e seus aparelhos se destacam principalmente pelo sistema operacional, fluido, intuitivo. Além disso, ele possui ferramentas exclusivas que podem ajudar nos estudos.

Esse modelo usa o processador Apple A13 Bionic, por isso, travamentos não deverão ser um problema. O armazenamento interno é de 64 GB ou 256 GB, o que deve ser o suficiente para boa parte dos usuários que desejam guardar fotos, vídeos, arquivos de estudo e ainda ter espaço para os apps.

O iPad 9ª Geração também tem uma tela relativamente grande, de 10,2 polegadas. O destaque fica para a alta resolução e boa fidelidade de cores. A cereja do bolo é a bateria, que oferece até 10 horas de autonomia.

Por que o iPad 9ª Geração é um bom tablet para estudos?

  • Tela grande com boa qualidade de imagens
  • Processador A13 Bionic roda qualquer app da App Store
  • Compatível com apps de estudo exclusivos do iOS
  • Sistema operacional otimizado e fácil de usar
  • Tem variantes com 64 GB ou 256 GB de armazenamento interno
  • Bateria tem autonomia de 10 horas

Apple iPad Mini 2021

Um dos melhores tablets de 2021, o iPad Mini também é o melhor tablet para estudar aqui na nossa lista. Esse modelo traz uma ficha técnica potente e especificações topo de linha, como o processador Apple A15 Bionic, um dos mais rápidos da categoria. Aqui no Brasil o aparelho é vendido em versões com 64 GB e 256 GB de armazenamento interno.

Além das diferenças em armazenamento interno, também é possível encontrar o iPad Mini 2021 em versão sem ou com 5G, o que é ótimo para quem estuda em locais longe do Wi-Fi, mas ainda precisa de internet. Esse tablet para estudos também se destaca pela tela de ótima qualidade. Apesar de ser um pouco menor (8,4 polegadas), o display traz alta resolução e recursos que deixam as cores com aspecto mais vívido.

O tablet da Apple também tem alto-falantes estéreos para melhor qualidade de som, e sua bateria dura até 10 horas de acordo com a fabricante. O iPad Mini 6ª geração já chega com o iOS 15 instalado e tem suporte a Apple Pencil, caneta da fabricante.

Por que o iPad Mini 2021 é um bom tablet para estudar?

  • Tela tem alta resolução e cores vívidas, ótima para assistir vídeo-aulas
  • Processador é um dos mais potentes do mercado
  • iOS 15 tem suporte a aplicativos exclusivos
  • É vendido em versões com 64 GB e 256 GB
  • Tem versões com suporte às redes 5G
  • Bateria dura até 10 horas

Depois de conhecer essas opções, se você ainda não tem certeza sobre qual modelo comprar, vale conferir a nossa lista de melhores tablets de 2022. Para quem quer economizar, a dica é conhecer a seleção de tablets bons e baratos.

As listas abaixo também podem te ajudar a decidir:

  • Melhor tablet Samsung: veja uma lista com opções para comprar em 2022
  • Tablet Multilaser: confira os melhores
  • Melhor tablet para jogos em 2022: confira a lista