Mulher negra segurando bolsas de compra em fundo amarelo

Black Friday no Brasil: quando é e como funciona?

Entenda tudo sobre a Black Friday no Brasil, o evento mais aguardado do ano pelo comércio

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Uma das melhores épocas do ano para fazer compras, principalmente online, a Black Friday começou no Brasil em 2011 – e a cada temporada se torna ainda mais popular entre os brasileiros. O evento, criado nos Estados Unidos, chegou ao Brasil visto com desconfiança. No entanto, com passar do tempo, mais e mais empresas aderiram à data. Com isso, os descontos melhoraram (e animaram os consumidores). E você? Já sabe quando é a Black Friday no Brasil?

Se você está curioso para saber que dia é Black Friday e, além disso, entender como funciona a Black Friday no Brasil e até mesmo o que é a Black Friday, fica tranquilo que a gente te explica aqui! Aliás, já temos algumas Blacks na história, né? Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber sobre a Black Friday logo abaixo.

E não é só isso! Como fazemos o serviço completo aqui no Buscapé, nós organizamos uma série de artigos que vão te ajudar a fazer as melhores compras na Black Friday Brasil. Quer descobrir qual celular comprar? Ou qual notebook vale ficar de olho? Clique aqui e veja as nossas apostas de desconto em diversas categorias!

Um fundo branco sendo partido para revelar no meio o logo da Black Friday sobre um fundo preto e listrado.
Veja que dia é a Black Friday e como funciona a data no Brasil (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Que dia é a Black Friday no Brasil?

Uma tag da Black Friday com o logo e a data do evento e desenhos remetendo à data.
A Black Friday Brasil tem início no dia 25 de novembro de 2022. Fique ligado no dia da Black Friday no Brasil! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para aproveitá-la, é importante saber quando acontece a Black Friday, mais especificamente, que dia é a Black Friday no Brasil, já que é um evento originalmente dos EUA. Tradicionalmente, ela ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, sempre após o feriado americano de Ação de Graças. Em 2022, o evento vai ser no dia 25 de novembro. Mas é sempre bom lembrar que os descontos não ocorrem apenas na sexta-feira: todo o mês de novembro é recheado de promoções pré-Black Friday, principalmente na semana que antecede o evento, que é conhecida como Black Week.

Para saber tudo sobre a data da Black Friday, explore já o nosso artigo sobre quando é a Black Friday Brasil!

Leia também: Como criar um Alerta de Preço no Zoom e saber das melhores ofertas

A Black Friday funciona mesmo?

Uma bolsa branca com uma tag da Black Friday sobre um fundo laranja.
Se você souber as dicas para aproveitar a Black Friday, com certeza fará bons descontos na data (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A Black Friday não só funciona como representa um sucesso absoluto. Só nas vendas online, na edição de 2020 da Black Friday Brasil, foram realizadas 4,8 milhões de compras, gerando um faturamento de R$ 3,2 bilhões. Ela apresentou um crescimento de 25% em relação ao ano anterior.

Outra prova que o evento é um grande acontecimento é a média de descontos apresentada na última edição. Para livros e e-books, foi de quase 80%, mais de 50% para os eletrodomésticos, e mais de 40% em artigos de informática, além de grandes descontos também em TV's e eletrônicos e smartphones.

Aliás, para além da Black Friday, temos listas com os melhores eletrodomésticos, como: melhores máquinas de lavar roupa, melhores TVs, geladeiras, fogões e ar-condicionados!

Veja também:

  • Melhores celulares
  • Melhores notebooks

Só que, mesmo com o fenômeno da Black Friday no Brasil, é importante ficar atento a como funciona a Black Friday, pois, como em evento notável, pode ter gente querendo se aproveitar. Portanto, a dica é: compre somente em lojas que você conhece, pesquise em sites específicos se a empresa apresenta muitas reclamações e, é claro, preste atenção ao preço do produto que deseja antes da Black Friday.

Para isso, o Buscapé tem as ferramentas ideais para você: o Histórico de Preços e o Alerta de Preço. Para conhecer o seu mais novo parceiro de compras inteligentes, entenda como criar um alerta de preços no Buscapé para ficar sabendo das melhores ofertas.

Além do Histórico e do Alerta, você também consegue resgatar o seu dinheiro de volta das suas compras no Buscapé! Com o nosso Cashback, as suas compras podem render saldo para a sua carteira digital. Esse é um serviço gratuito que te dará mais uma vantagem na Black Friday.

Vale a pena esperar a Black Friday?

Um carrinho de compras com embrulhos pretos e vermelhos sobre um fundo vermelho.
Fique ligado aos horários, aos produtos e aos nossos conselhos de como aproveitar a Black Friday Brasil (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Vale, com certeza! Devido às médias de descontos dos anos anteriores e ao histórico de melhores promoções a cada edição, vale (e muito!) a pena esperar a Black Friday Brasil. A edição de 2022 promete ainda mais, pois, as empresas ainda estão se recuperando da pandemia do Covid-19 e se preparando para a data.

E antes de você pular para outro artigo, temos mais um conselho: conheça a nossa página exclusiva de conteúdo. Nela, nossos especialistas organizam listas com os melhores produtos de cada categoria, fazem reviews e análises de alguns itens, e muito mais. É só clicar aqui para ter o melhor apoio à compra possível!

Fique por dentro da Black Friday Brasil:

  • Como aproveitar a Black Friday?
  • Dicas para aproveitar as melhores ofertas da Black Friday
  • Black Friday e Direitos do Consumidor: como resolver problemas após as compras

Como aproveitar a Black Friday?

Para ter ainda mais indicações para aproveitar a Black Friday, confira nosso guia de compras com dicas para aproveitar as melhores ofertas da Black Friday! Nele damos coordenadas ainda mais específicas para tirar o melhor proveito dessa época do ano.

Confira também nossa página especial da Black Friday, com os principais descontos e ofertas da data!

Se você quiser ainda mais informações, pode consultar nossos especialistas. Descubra como no vídeo abaixo: