Zoom indica em TV

Samsung NU7100 vs Sony X705F: confira o duelo das Smart TVs 4K

Linhas de aparelhos de entrada com ultra qualidade de imagem, qual delas leva a melhor na comparação?

Samsung NU7100
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O ano de 2019 vem sendo dominado pela tecnologia 4K nas smart TVs. Enquanto a próxima geração, a que terá a tecnologia 8K, ainda apresenta um preço bastante elevado, os consumidores vêm percebendo que a geração antiga, a Full HD, já não tem grandes vantagens.

Portanto, as linhas de smart TVs 4K estão com tudo no mercado e duas das mais procuradas são os modelos de entrada das linhas Samsung NU7100 e a Sony X705F.

Mas qual delas é a melhor para você? Quais são as principais características de cada uma dela? Confira agora o comparativo e descubra:

Leia também: Tela VA ou IPS: qual a diferença entre os displays LCD?

 

Samsung NU7100Samsung NU7100Sony X705FSony X705F
TELA
LED de 40 a 75 polegadas (com resolução 4K) LCD de 43 a 55 polegadas (com resolução 4K)
FREQUÊNCIA
60Hz 60Hz
DESIGN
Bordas ultrafinas e visual livre de cabos nas versões a partir de 49” Borda estreita com efeito em alumínio e gerenciamento de cabos
ÁUDIO
Dolby Digital Plus DTS Surround
BLUETOOTH
Não Não
COMANDO DE VOZ
Não Não
ESPELHAMENTO DE TELA
Sim Sim
WI-FI INTEGRADO
Sim Sim
HDMI
3 3
USB
2 3
ETHERNET
Sim Sim
AV
1 1
CONSUMO
11,3 kWh/mês Não informado
DIMENSÕES (com a base)
970.2 x 636.3 x 210.3 mm 970 x 571 x 80 mm
PESO
9,8 kg (43") 9,8 kg (43")
Ver ofertas Ver ofertas

Telas para ambientes grandes ou pequenos

A variedade da Samsung NU7100 é maior, com modelos de 40’’, 43”, 49”, 50”, 55”, 58”, 65” e 75” polegadas. A linha Sony X705F tem apenas três variações de tamanho: 43”, 49” e 55” polegadas.

Apesar de se tratarem de aparelhos de entrada (são modelos mais simples e sem recursos mais avançados), o consumidor não deve se decepcionar com a qualidade de imagem de nenhum destes aparelhos.

A tecnologia 4K garante  resolução de 3840 x 2160 pixels para que você possa visualizar as imagens com definição quatro vezes maior do que em uma TV Full HD.

Os modelos da Samsung contam ainda com tecnologias de otimização de imagem como HDR Premium e painel Pur Color que ajudam a melhorar ainda mais os níveis de cores e contrastes, garantindo a riqueza de detalhes.

O HDR também está presente nos modelos da Sony, que ainda contam com o X-Reality PRO para conquistar um patamar ainda mais alto de qualidade de imagem.

Design ultrafino e bem elegantes

As duas linhas seguem a tendência de bordas mais finas, o que deixa o visual dos aparelhos bem bonito. Mas não pense que o design de uma smart TV mais moderna se resume às bordas das telas e um ótimo acabamento. Outras soluções muito bacanas são notadas nos modelos.

As duas linhas trazem soluções para esconder os fios e deixar o ambiente mais clean. Os fios passam por dentro de canaletas e por trás dos pés, mas essa solução não é encontrada nos aparelhos de 40’’ e 43” polegadas da linha da Samsung.

A altura dos pés e a distância entre eles também permitem que se coloque um soundbar embaixo do aparelho mesmo sobre um rack mais estreito.

A Sony ainda promete proteção contra umidade e curtos elétricos a partir de um revestimento na placa de circuito que proporciona maior segurança mesmo em ambientes como a cozinha, por exemplo.

 TV Samsung Tela

Design com bordas finas tornam imersão melhor nos modelos da Samsung / Divulgação: Samsung

Alto poder de conectividade

Nos dias de hoje a alta conectividade é uma característica que não pode faltar em um aparelho de TV e tanto a Sony quanto a Samsung entregam este benefício aos usuários. Em relação às entradas HDMI há empate, com três portas em cada modelo.

Já nas portas USB há vantagem para as smart TVs da Sony, com três portas contra duas nos aparelhos Samsung.

O Wi-Fi é uma característica obrigatória em qualquer TV mais moderna e, é claro, está presente em todos os modelos deste comparativo, assim como entrada para cabos ethernet.

A Samsung promete também facilidades no espelhamento do smartphone com o DLNA, o Digital Living Network Alliance, um padrão que foi desenvolvido para facilitar o acesso à arquivos multimídia em diversos aparelhos eletrônicos de forma simplificada.

A Sony também tem um cuidado especial para que a imagem do celular vá para a tela grande e oferece o Smart Plug and Play, que permite que o compartilhamento de vídeos, fotos e músicas facilmente de vários dispositivos via porta USB.

Desempenho agrada bastante

A linha Sony X705F tem a tecnologia MotionFlow, que promete que a frequência nativa de 60 HZ possa alcançar até 240 Hz de atualização, garantindo imagens fluídas mesmo nos momentos de maior ação em filmes e games.

A frequência nativa dos modelos da linha Samsung NU7100 também é de 60 Hz, mas os aparelhos podem simular até 120 Hz, velocidade menor do que a do concorrente, mas suficiente para uma boa experiência.

Entre os aplicativos, as duas linhas já vem com Netflix e Youtube entre os aplicativos instalados para facilitar a vida dos cinéfilos e maratonistas de séries.

O sistema operacional da linha NU7100 é o Tizen, desenvolvido pela própria Samsung. Já as smart TVs X705F usam um sistema Linux. Ambos são bem intuitivos e não devem apresentar problemas para a navegação dos usuários.

Já no quesito áudio, apesar de contarem com tecnologias próprias para uma melhor experiência, essas não são as smart TVs que apresentam o melhor que você pode ter. De qualquer forma, uma soundbar ou um home theater suprem essa carência sem maiores problemas.

Outro ponto que pode incomodar àqueles que gostam de experiências mais modernas é a ausência de controle de voz tanto nos modelos da Samsung quanto nos da Sony.

TV Sony Tela

Visual sem cabos das smart TVs da Sony deixa o ambiente mais limpo / Divulgação: Sony

Afinal, qual Smart TV vale a pena: Samsung NU7100 ou Sony X705F?

Bom, essa decisão passa também pelo preço. O custo de um aparelho com o mesmo número de polegadas tende a ser levemente mais alto para os aparelhos da Sony, mas se você ficar ligado nos comparativos do Zoom pode fazer uma boa economia.

As duas linhas são muito parecidas em diversos quesitos e tem tudo para agradar os consumidores que estão em busca de Smart TVs 4K, mas pequenos detalhes colocam a linha da Sony um pouco na frente.

Por contar atingir uma frequência mais alta (240 Hz) e ter proteção contra umidade e surtos elétricos, além da possibilidade de conectar qualquer celular ou tablet à TV via USB, a vencedora do duelo é a linha de smart TVs Sony X705F!

Compare os preços:

Veja também as versões de 40”, 49”, 50”, 55", 58", 65" e 75" polegadas.

Veja também as versões de 49” e 55” polegadas.

Confira a análise completa da Samsung NU7100:

 

Ainda está em dúvida sobre qual é a TV ideal para você? Então aproveite e confira o nosso ranking com as melhores TVs e Smart TVs e faça sua escolha!

Saiba mais:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv