Zoom indica em TV

Sony X905F vs LG B8: veja qual melhor Smart TV 4K top de linha

Recursos extras, qualidade de som, imagem e opções de tamanho são destaques nos aparelhos.

TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Tanto a Sony X905F quanto a LG B8 cumprem com maestria o seu papel, que é o de entregar uma excelente qualidade de som e imagem, transformando o que antes era simplesmente sentar no sofá e assistir à algum conteúdo em uma experiência totalmente imersiva.

Tudo isso embalado em um design fino, elegante e que mais parece uma obra de arte quando está em sua parede.

Ambos modelos fazem parte da linha premium das fabricantes e possuem resolução 4K (3840 x 2160 pixels), quatro vezes maior do que a da geração anterior, a das TVs Full HD. E também trazem recursos extras como os principais aplicativos de streaming existentes.

Continue lendo o comparativo saiba qual Smart TV leva a melhor!

 

Sony X905FSony X905FLG B8LG B8
Tela
LCD de 55”, 65”, 75” e 85 (com resolução 4K) OLED de 55” e 65” (com resolução 4K)
Frequência
120Hz (960Hz com processador de imagens) 120Hz (Frequência nativa)
Design
Bordas ultrafinas, dois pés laterais e organizador de cabos Bordas ultrafinas, apoio central em Y e organizador de cabos
Áudio
Dolby Digital Plus 20W e Surround Digital DTS Dolby Atmos 20W e Surround Digital DTS
Bluetooth
Sim Sim
Comando de voz
Sim Sim
Espelhamento de tela
Sim Sim
Wi-fi integrado
Sim Sim
HDMI
4 4
USB
3 3
Ethernet
Sim Sim
AV
Sim Sim
Consumo
224W (55”) 477W (55”)
Dimensões
1228 x 771 x 268 mm (55” com a base) 1228 x 778 x 320 (55” com a base)
Peso
19,1 Kg (55” com a base) 17,56 Kg (55” com a base)
Ver ofertas Ver ofertas

Um empate no design

Os dois aparelhos fazem parte da linha premium e por isso apresentam um design muito interessante. Porém, as suas pequenas diferenças garantem um ponto para cada uma nesse duelo.

A Sony X905F tem uma aparência mais moderna, com sua base de dois apoios projetadas à frente do aparelho. Já a LG B8 apresenta uma base centralizada, que é mais convencional.

Vale destacar que em ambos aparelhos as bordas são ultrafinas, o que passa uma sensação maior de aproveitamento de tela.

Sony X905F vs LG B8
Sony X905F com suas bordas finas / Divulgação: Sony

Sony apresenta mais opções de tamanho de tela

Variedade de tamanho de tela não é o ponto forte da Smart TV LG, que traz apenas duas opções: 55 polegadas e 65 polegadas, que já são opções excelentes, mais focadas para quem gosta de aparelhos com tela grande.

Já no modelo da Sony, é opção para todos os gostos e principalmente para todos os bolsos. A linha X905F tem à sua disposição 4 tamanhos de tela: 55 polegadas, 65 polegadas, 75 polegadas e 85 polegadas.

Sony se destaca por frequência alta, mas tela OLED é melhor para gamers

A LG B8 oferece um display OLED, que além de entregar melhores níveis de contraste e exibição das cores em relação a tecnologia LED presente na X905F, também conta com o processador inteligente α7 (Alpha7), que aprimora as cores e detalhes das cenas.

Essa Smart TV da LG também é compatível com vários formatos HDR utilizados nas produções cinematográficas como o Dolby Vision, Advanced HDR by Technicolor, HDR10 Pro e HLG Pro.

Para equilibrar essa diferença, a Smart TV da Sony é equipada com um recurso chamado X-tended Dynamic Range, que otimiza os tons escuros e evita que eles tenham distorção, e tecnologia X-Motion Clarity para suavizar a exibição das imagens e melhorar o brilho.

O público gamer e fãs de cenas de ação podem ficar tranquilo, pois as TVs da LG e Sony contam com frequência nativa de 120Hz, porém a X905F se destaca por simular uma taxa mais alta, de 960Hz, graças a tecnologia Motionflow XR 960. Mas, ainda assim, a tela OLED se destaca por ter um tempo de resposta menor.

Ambas também apresentam display com resolução 4K e um ganho significativo com o suporte ao HDR Premium, que proporciona cores vivas e brilhantes, com bastante definição.

Ou seja, tanto a B8 quanto a X905F você terá uma ótima qualidade de imagem, se diferenciando mais pelo tipo de tela.

Mesma potência sonora

No quesito som, ambos possuem a mesma potência de 20 Watts RMS, que poderia ser maior como a LG SK8500 e de outras TVs top de linha, mas que atende bem o uso comum.

Em relação a qualidade do áudio, os modelos oferecem suporte às tecnologias de som surround com Dolby Digital, garantindo um som mais próximo das salas de cinema.

Android e webOS fazem um bom trabalho

Se você considera ter uma integração maior com os sistemas do Google e pretende ter acesso a mais aplicativos, a Sony é uma escolha melhor, já que o sistema é o Android TV na versão 8.0 (Oreo) fabricado pela Google e funciona perfeitamente com as funções do Chromecast que já vem embutido.

Agora, se você preza mais por um sistema com navegação intuitiva e compatibilidade maior com outros serviços de streaming, a LG B8 pode ser uma escolha mais interessante, que por sua vez traz o webOS 4.0, e um controle remoto que funciona como um mouse.

LG B8 vira um quadro na sua parede

Como dito antes, os dois modelos parecem verdadeiras obras de arte na parede. Só que a B8 leva isso ao pé da letra, e um dos recursos que ela traz é justamente a exibição de obras de arte, fotografias e outras artes visuais em Modo Galeria.

Sony X905F vs LG B8
LG B8 fica como um quadro na parede com o recurso Modo Galeria / Divulgação: LG

 

Ela também tem a função TimeMachine, permitindo pausar e gravar a programação ao vivo, armazenando em pen drive ou HD Externo, e a plataforma de inteligência artificial ThinQ AI, que entende seus comandos de voz para fazer pesquisas na internet ou programar o desligamento automático, por exemplo.

A X905F por utilizar o Android TV, tem integração com a Google Assistente e também permite interações através de comandos de voz. O controle remoto vem com um microfone embutido e através da sua fala você também pode acessar apps, reproduzir conteúdos e fazer buscas no sistema.

Qual Smart TV vale a pena comprar: Sony X905F ou LG B8?

Apesar de muitas características em comum com a Sony X905F, a LG B8 é a vencedora do nosso duelo de Smart TV Premium.

O aparelho é compatível com diversos formatos de áudio e vídeo utilizados no cinema e a tela OLED é entrega excelentes níveis de contraste, além de menor tempo de resposta, uma característica ótima para jogos. Isso tudo aliado a recursos extras que facilitam o uso e um design que impressiona em qualquer ambiente.

Porém, tais vantagens têm como consequência um valor mais alto e a diferença para o modelo da Sony é grande!

E apesar de não ter vencido a disputa, a Sony X905F não é uma escolha ruim, pelo contrário. Na qualidade de imagem ela se destaca bastante por simular frequência de 960 Hz e também tem a seu favor a integração com os sistemas da Google, grande acervo de aplicativos na Play Store, funções do Chromecast embutidas e ainda é uma TV recomendada pela Netflix!

Compare os preços da LG B8 e Sony X905F:

 

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv