Zoom indica em Câmera Digital

Canon EOS 60D ou Nikon D7000: qual melhor profissional?

Câmera Nikon ou Canon? Veja a comparação dessas câmeras profissionais.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Tanto a Canon quanto a Nikon são marcas famosas no mundo da fotografia. Ambas oferecem equipamentos de altíssima qualidade, como câmeras profissionais, e são indicadas para quem já tem certo entendimento na hora de fotografar. Desta vez faremos uma comparação entre a câmera Canon EOS 60D e a Nikon D7000, duas ótimas opções para quem quer muita qualidade para os seus registros. Confira:.

 

Canon 60D

Nikon D7000

Resolução máxima

 

 

Sensibilidade ISO máxima

 

 

Pontos de Autofoco

 

 

Gravação de vídeos

 

 

Câmera Canon com potente resolução

Como é possível observar na tabela acima, ambos os modelos são bem equivalentes, mas alguns acabam levando vantagem em determinados aspectos. Em primeiro lugar, a resolução apresentada pela Canon 60D, uma câmera 18MP, é levemente superior à Nikon D7000, uma câmera com 16.2MP.

No entanto, cabe a ressalva de que a quantidade de megapixels é importante até um certo ponto, mas a distribuição dos pixels no sensor (e também a maneira com que o mosaico de cores desses pixels são formados) influenciam muito mais a qualidade de imagem do que apenas a quantidade de pixels em si. Na prática, uma câmera com 16MP e outra com 18MP, como a Canon 60D, acabam se equivalendo quando possuem um mesmo tamanho de sensor.

Na sensibilidade ISO, as câmeras empatam

Aqui, é preciso levar em conta que, quanto maior a sensibilidade utilizada, maior é a quantidade de ruído nas fotos, fazendo com que elas apresentem menos detalhes.

Canon 60D ou Nikon D7000?

Cabe ressaltar que a câmera Nikon D7000 começa em ISO mais alto e simula matematicamente o ISO 100, o que pode prejudicar um pouco as fotos em situações de iluminação forte/luz do dia com céu aberto e sol forte.

Vários fatores, contudo, influenciam a qualidade do ISO. Além do posicionamento dos pixels no sensor, temos o tamanho desses pixels, a estrutura de montagem do sensor e alguns fatores da sua composição eletrônica.

No ISO máximo, a Nikon D7000 tem um desempenho ótimo principalmente por usar "poucos" pixels no seu sensor, deixando-os em condições de receber luz suficiente para que a matemática do ISO gere pouco ruído na imagem final. Já a Canon 60D, com mais pixels, pode se sair melhor com o ISO menor.

Nos pontos de autofoco... sai na frente a Nikon D7000

Entre os modelos de câmeras Nikon, uma qualidade da Nikon D7000 é a quantidade maior de pontos de autofoco, permitindo a obtenção do foco de forma mais rápida em algumas situações.

Em compensação, a tela retrátil da Canon 60D pode dar uma força para angular focos diferenciados em locais onde a pegada tradicional da câmera possa ser dificultada.

Câmeras que filmam em Full HD

A Nikon, mais uma vez, sai na frente. As duas são modelos de câmera Full HD, contudo, a Nikon tem som estéreo, enquanto a Canon 60D é um modelo de câmera Canon que tem apenas gravação em som Mono. Mas vale lembrar que os dois formatos de vídeo atendem bem quem deseja usar esse recurso apenas em algumas situações e postar os vídeos no Youtube depois, por exemplo.

 

Tanto a Nikon D7000 quanto a Canon 60D são boas escolhas para quem quer escolher uma câmera profissional, com recursos manuais bem úteis que garantem fotos de qualidade.

Seja para escolher uma câmera digital ou ainda muitos produtos, compare preços no Zoom e acerte na hora da compra!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital