Logo Zoom
Logo Zoom

Tirar água do celular pode ser um grande pesadelo quando seu celular molha muito por acidente. Mas você sabia que é possível resolver esse problema - ou ao menos tentar algumas alternativas - e não danificar qualquer peça do seu smartphone?

Para te ajudar nessa difícil missão, ensinaremos como tirar água do celular. Vamos te dar o passo a passo do que fazer se o seu celular cair na água. Explicaremos também o que você não deve fazer. E isso talvez seja até mais importante!

Para ficar mais tranquilo em relação a isso, na hora de trocar de smartphone, procure por aparelhos resistentes à água. Atualmente, muitos celulares contam com certificações que garantem essa resistência. E nós vamos te explicar direitinho sobre elas.

Proteções evitam problemas

As proteções IP68 e IP67 garantem um celular resistente a água. Mas é bom saber que eles não deixam o celular totalmente à prova d’água. Ambas somente protegem contra contatos acidentais com a água, então nada de querer pular na piscina com ele, ok?!

Estas duas são as principais proteções encontradas nos celulares atualmente. A IP68 é a mais resistente, podendo suportar que o aparelho fique submerso por 30 minutos a 1,5 metro de profundidade, além de ser resistente à poeira.

Já a IP67 resiste à poeira e suporta imersão temporária, em até um metro de água por 30 minutos. É importante lembrar mais uma vez: mesmo com a certificação IP68, você não deve afundar o seu celular na água. Ela evita acidentes, como pegar chuva ou cair bebida.

Celular caiu na água? O que você não deve fazer!

Como tirar água do celular: as certificações IP67 e IP68, garantem resistência a água (Foto: Shutterstock)

Talvez até mais importante do que as coisas que você deve fazer, saber as coisas que você não deve fazer, são fundamentais para conseguir recuperar o seu smartphone. Então, antes de aprender como tirar água do celular, aprenda o que você deve evitar.

Evite ligar o celular

Erro mais comum quando um celular cai na água, e que pode ser fatal para o smartphone, é ligar o aparelho logo que tirar dela. Ao ligar, os impulsos elétricos gerados, quando entram em contato com a água, podem causar curto, o que vai danificar as peças, podendo até mesmo afetar a placa. Então, nem pense em ligar!

Pode carregar o celular depois que caiu na água?

Pelo mesmo motivo de ligar o celular molhado, não devemos de forma alguma, carregar o celular depois de cair na água. Os impulsos elétricos gerados pela carga, vão causar curto ao entrar em contato com a água, danificando as partes internas do aparelho. Dessa forma, só deve voltar a carregar quando tiver certeza que ele já está completamente seco.

Pode secar o celular com secador de cabelo?

Outro erro comum é usar o secador de cabelo. Seu uso, principalmente se estiver muito quente, ou o uso prolongado, pode causar danos em outras partes do celular, como desfazer soldas ou danificar de forma permanente a sua tela. Outro erro que pode causar os mesmos problemas é deixar o aparelho no sol para secar, então evite as duas formas.

Celular caiu na água o que fazer: Não use secador de cabelo, pois poderá danificar a tela (Foto: Shutterstock)

Nem pensar em usar aspirador de pó

O uso do aspirador de pó é bem arriscado para um celular. Principalmente, se ele for muito potente, pois pode acabar sugando algum conector ou botão, causando outros danos.

Celular caiu na água: o que fazer?

Agora que já sabe o que não fazer, vamos te dar o passo a passo de como tirar água do celular. Mas, lembrando, que é uma espécie de primeiros socorros, em caso de emergência. Se for possível, dê preferência para levar o seu celular para uma assistência técnica especializada.

Corra e tire ele de lá urgente!

Pode parecer óbvio, mas a primeira coisa que você deve fazer se o celular caiu na água é tirar ele de lá o mais rápido possível. Quanto mais tempo submerso, menos chances você tem de evitar os danos.

Isso vale até mesmo se ele tiver caído no vaso sanitário. Nesse momento, nada de "nojinho", hein... Use uma luva ou sacola plástica na mão e salve o celular urgentemente! (E, claro, lave bem as mãos depois).

A propósito, se o smartphone estiver conectado ao carregador, tire da tomada antes de encostar na água para evitar choques elétricos.

Desligue o celular

Todas as dicas nesse tutorial de como tirar água do celular só vão te ajudar se você, assim que tirar o aparelho da água, desligá-lo na hora. E, se quando você pegar, ele já estiver desligado, nem pense em ligar. O simples fato de você ligar seu aparelho pode danificar sua placa.

Para tirar água do celular, remova chip, cartão de memória, bateria...

O próximo passo, também muito importante da nossa dica sobre como tirar água do celular. Você deve tirar do celular tudo o que for possível. Se no seu smartphone for possível remover a bateria, você deve começar por ela. Afinal, qualquer impulso elétrico causado pela bateria pode danificar compartimentos.

Em seguida, parta para o chip e cartão de memória, fone de ouvido, tudo que seja possível retirar do aparelho.

Retire o excesso de água

Agora que já tirou o celular da água, desligou, removeu o chip, cartão de memória e bateria, você deve tentar tirar o excesso que ficou no aparelho. Como tirar água do celular depois desses passos feitos?

Primeiro, seque bem o aparelho com uma toalha macia e depois dê leves batidinhas - sem força - no smartphone, em uma superfície que não seja rígida. Pode até mesmo ser na mão, para evitar que a tela ou outras peças sejam danificadas.

Retire o máximo de excesso que for possível.

Como tirar água do celular com arroz?

Celular molhou o que fazer: colocar o celular molhado em contato com o arroz ajuda a tirar água do iPhone (Foto: Shutterstock)

Como tirar água do celular de forma eficaz? Coloque no arroz! É isso mesmo! O arroz absorve a umidade que ficou no aparelho. Você deve botar o aparelho em um pote, de preferência de vidro, e cobrir completamente com arroz.

Agora é só deixar em um local seco e ao abrigo do sol, e aguardar por 24 horas. Depois disso, é só ligar o aparelho e ver se o esforço valeu a pena. Você pode substituir o arroz por sílica em gel, usado em caixas de areia de gatos. Ela também tem como princípio reter a umidade e pode salvar o celular.

Som para tirar água do celular

Se você ligou o aparelho, e ele funcionou, mas na hora que foi escutar algum áudio, o som saiu um pouco abafado, parecendo que o alto-falante está molhado. Não se preocupe, pois é possível resolver isso de uma forma fácil.

Você só vai precisar baixar um aplicativo que toca um determinado som que gera uma vibração sonora. Essa vibração, em alguns casos, consegue extrair a água dos alto-falantes, funcionando como um ventilador.

Existem vários aplicativos com a função de som para tirar água do celular, mas nós indicamos o Fix My Speakers para o Android, que você pode baixar neste link, e o Sonic V, para iPhones, que você pode baixar na AppStore.

Como tirar água do iPhone

Uma das formas de remover a água do iPhone é utilizando um recurso da Siri. Este recurso ativa um som de baixa frequência inspirado no Apple Watch que ajuda a remover a água presa dentro da grade do alto-falante.

Para isso, você deve ativar o atalho de ejeção de água do iPhone. Basta abrir este link de atalho de ejeção de água em seu dispositivo e seguir os próximos passos:

  • Passo 1: Depois de abrir o link, localize e pressione a opção "Obter atalho" no final da página. Assim, você adicionará o atalho Siri de ejeção de água do iPhone à biblioteca de atalhos.
  • Passo 2: Em seguida, vá até sua biblioteca de atalhos e clique no ícone "Water Eject" / "Ejeção de Água" para abrir o gerenciador.
  • Passo 3: Toque na opção "Iniciar ejeção de água" para iniciar o processo.

Quando iniciado, a Siri ativará um som de baixa frequência para ejetar a água retida na grade do alto-falante. Observe se o som fará a água sair da grade do alto-falante. Aguarde um pouco e quando todo o processo terminar, o volume do seu iPhone diminuirá em cerca de 50% e você será notificado.

Tentei tirar água do celular e não funcionou. E agora?

Celular molhou o que fazer: procure assistência técnica especializada (Foto: Shutterstock)

Se você seguiu todas as nossas dicas do tutorial de como tirar água do celular e, mesmo assim, ele não voltou a funcionar, a nossa sugestão é procurar o mais rápido possível por uma assistência técnica especializada.

Se, mesmo levando na assistência, eles não conseguirem resolver, infelizmente, o único jeito será procurar um novo smartphone. Agora que já sabe a importância das proteções IP67 e IP68, dê a preferência para celulares com estas certificações, como o Galaxy A73, o Galaxy S22 Ultra, o iPhone 11, o iPhone 12 e o iPhone 13.

Você também pode conferir quais são os melhores celulares à prova d'água para comprar em 2022. Veja algumas ofertas abaixo!

Ferramentas do Zoom

Você sabia que é possível conseguir um celular no melhor preço? Para isso, instale a extensão para navegador do Zoom. Com ela, você poderá ter acesso ao Cashback e ganhar uma graninha de volta ao comprar determinado produto.

Com o Histórico de Preços você fica por dentro da variação de preço de determinado produto, e com isso pode criar um Alerta de Preço para que seja notificado quando o valor chegar no que você está disposto a pagar.

Além disso, o Zoom ainda tem cupons de desconto para te ajudar a chegar em um preço legal, e com os nossos especialistas Zoom você pode tirar dúvidas para fazer a melhor compra!