Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy A7 2018 vs Galaxy A8: compare preço e ficha técnica dos celulares Samsung

Smartphones intermediários Samsung com recursos bem interessantes e fichas técnicas parecidas. Qual leva a melhor?

Galaxy A7 2018 vs Galaxy A8
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Os smartphones Samsung Galaxy A fazem parte da linha de intermediários premium da empresa coreana. Ou seja, apresentam mais recursos que os modelos Galaxy J, por exemplo, mas não os mais avançados da marca, como os Galaxy S e os Galaxy Note.

A marca costuma aproveitar os modelos da categoria para experimentar alguns recursos extras. Por exemplo, o Galaxy A7 2018, um dos mais recentes da linha, chegou com câmera traseira tripla. Já o Galaxy A8, também de 2018, investiu na câmera frontal dupla. Apesar das diferenças, outras configurações das fichas técnicas dos celulares Samsung, assim como sua faixa de preço, são similares.

Fizemos um comparativo entre o Galaxy A7 2018 e o Galaxy A8 para te ajudar a descobrir qual o melhor celular para você:

 

 

Galaxy A7 2018

Galaxy A7 2018

Galaxy A8

Galaxy A8

Tela 6 polegadas Full HD+ (2220 x 1080 pixels) Super AMOLED 18,5:9 5,6 polegadas Full HD+ (2220 x 1080 pixels) Super AMOLED 18,5:9
Processador Exynos 7885 (Octa-core de 2,2 GHz) Exynos 7885 (Octa-core de 2,2 GHz)
Memória RAM 4GB 4GB
Armazenamento 64GB ou 128GB 64GB
Aceita cartão de memória Sim (Até 512GB) Sim (Até 512GB)
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth e NFC
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Não
Proteção contra água e poeira Não Sim (IP68)
Câmera traseira Tripla: 24MP (f/1.7) + 8MP (Ultra Wide de f/2.4 + 5MP f/2.2) 16MP (f/1.7)
Câmera frontal 24MP (f/2.0) Dupla: 16MP (f/1.9) + 8MP
Filma em Full HD @ 30 fps Full HD @ 30 fps
Bateria 3.300 mAh 3.000 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 159,8 x 76,8 x 7,5mm 149,2 x 70,6 x 8,4mm
Peso 168 gramas 172 gramas
Sistema operacional de fábrica Android 8 Oreo Android 7 Nougat

Empate do desempenho, opção com mais armazenamento no Galaxy A7 2018

Galaxy A7 2018

Os dois smartphones intermediários trabalham com o mesmo processador, o Exynos 7885, um octa-core de 2,2GHz desenvolvido pela própria fabricante, e mesma memória RAM de 4GB.

Com isso, o desempenho é praticamente igual, e os smartphones vão ter facilidade em lidar com a maior parte dos aplicativos da Google Play Store, inclusive aqueles mais exigentes, como redes sociais com feeds carregados de fotos e vídeos, aplicativos de edição de vídeos e apps de filmes e séries em streaming. E pode alternar entre mais tarefas abertas ao mesmo tempo, sem problemas ou redução na velocidade de trabalho.

O Galaxy A8 chegou ao Brasil em versão única de 64GB, enquanto o Galaxy A7 2018 está disponível com 64GB ou com o dobro da capacidade, 128GB. Mas, qualquer que seja a sua escolha, você terá entradas dedicadas para cartão de memória e segundo chip.

Android 8 (Oreo) de fábrica, só no Galaxy A7 2018

Como foi lançado no fim do ano, o Galaxy A7 2018 já chegou com sistema operacional Android 8 (Oreo) de fábrica, e já está na fila para receber atualização do Android 9 (Pie). Já o Galaxy A8, lançado no início de 2018, ainda vem com o Android 7 (Nougat), com atualização para a versão Oreo. Então, se você quer acompanhar as inovações do sistema operacional da Google, o Galaxy A7 é a melhor alternativa.

Vale observar que ambos os modelos trabalham com a interface Samsung Experience da marca, sendo que o Galaxy A7 2018 tem versão um pouco mais nova. Mas, nesse caso, a diferença é pequena, e os celulares Samsung apresentam recursos de navegação e gerenciamento de tarefas bem parecidos.

É legal destacar algumas possibilidades interessantes, como o Display Always On, que exibe informações importantes na tela bloqueada, a Pasta Segura, que oferece maior proteção aos arquivos e aplicativos que você selecionar, e o Dual Messenger, para usar duas contas diferentes de um mesmo app de mensagens online compatível com o recurso.

Galaxy A7 2018 e Galaxy A8 se diferenciam pelo tamanho de tela

Tela A7 2018 e A8

Basicamente, a única variação entre as telas dos celulares Samsung é o tamanho, de 6" no Galaxy A7 2018 e 5,6" no Galaxy A8. No mais, suas configurações são iguais: tela Super AMOLED com definição Full HD+ de 2220x1080 pixels e formato amplo de 18,5:9.

Ou seja, a qualidade de imagem vai ser essencialmente as mesmas nos dois modelos, com ótima exibição de cores, contrastes e detalhes. Da mesma maneira, o formato acompanha TVs, telas de cinema e reprodutores de vídeos online, o que permite a exibição de cenas sem redimensionamentos ou cortes laterais.

As bordas bem fininhas também estão presentes, e pouco perceptíveis, tanto no Galaxy A7 2018, quanto no Galaxy A8, o que oferece maior imersão nas imagens e melhora a experiência de exibição de vídeos.

Outra semelhança é a construção traseira em vidro dos celulares Samsung, o que deixa o visual dos aparelhos mais próximos dos tops de linha da marca. Já as opções de cores são diferentes: o Galaxy A8 pode ser encontrado em preto, ametista e dois tons de dourados, e o Galaxy A7 2017 chegou em azul, preto ou cobre.

Mas vale saber que só o Galaxy A8 tem certificação IP68 contra água e poeira, que garante maior proteção em acidentes como derrubar o celular na água doce (por pouco tempo!) ou derrubar um copo de água no aparelho. O modelo também tem uma versão bem parecida, mas com tela maior, o Galaxy A8 Plus.

Câmera traseira tripla no Galaxy A7 2018 vs Câmera frontal dupla no Galaxy A8

Galaxy A7 2018 Câmera

O grande destaque do lançamento do Galaxy A7 2018 foi sua câmera tripla, ou seja, uma lente a mais do que as famosas câmeras duplas que ganharam o mercado nos últimos tempos.

Mas para que tudo isso? Bem, a Samsung explica que cada lente tem uma função. A principal, de 24MP e f/1.7 é para fazer aquelas fotos "normais", mas garantindo boa resolução de cores, detalhes e contrastes, seja em ambientes abertos e bem iluminados ou em locais com pouca luz e fotos noturnas. E ela cumpre bem esse objetivo, com resultado bem legais.

A segunda lente, de 8MP e f/2.4 é a chama de Ultra Wide pela marca, ou seja, deve ser usada para fotos que pedem maior enquadramento, como paisagens, cenários maiores ou fotos de grupos. Mais uma vez, o resultado sai de acordo com o esperado.

Já a terceira lente é a auxiliar de profundidade, ou seja, trabalha com a lente principal nas fotos em Modo Retrato, com ajustes do foco de fundo disponíveis.

Sua câmera frontal ficou com 24MP e abertura de f/2.0, mas também pode fazer Modo Retrato com uma ajudinha do processamento de imagens, e os resultados são satisfatórios.

No Galaxy A8, o Modo Retrato ficou com a câmera frontal, que recebeu lentes de 16MP e 8MP, com abertura focal de f/1.9. Ou seja, selfies com mais opções de ajustes de fundo. É uma aposta diferente, mais indicada para quem valoriza mais as selfies do que as fotos com a câmera traseira. Aliás, essa ficou com lente única de 16MP e f/1.7, mas também segura a boa resolução e nitidez até em lugares com menos luz e de noite.

Galaxy A8 Câmera Frontal

Os dois smartphones Samsung podem fazer gravação de vídeos em Full HD a 30 quadros por segundo, além de apresentarem várias opções de efeitos, adesivos e stickers.

Em resumo, o Galaxy A7 2018 oferece mais recursos, e inclusive conta com uma ajudinha da inteligência artificial em busca dos melhores cliques. Mas se você valoriza mais as selfies, o Galaxy A8 é a melhor opção.

Duração de bateria parecida dos dois smartphones Samsung Galaxy A

O Galaxy A8 tem bateria de 3.000mAh, enquanto o Galaxy A7 2018 tem 3.300mAh. Mas como o modelo mais recente tem tela maior, o consumo de energia fica equiparado, e ambos os modelos podem aguentar um dia inteiro longe das tomadas com uso moderado, ou seja, acessos apenas ocasionais a atividades de maior gasto energético, como exibição de vídeos. Segundo a própria Samsung, os dois aguentam até 14 horas de navegação em 4G e 17 horas de reprodução de vídeos.

Mas é na hora de carregar o aparelho que a diferença aparece. O Galaxy A8 vem com sistema de carregamento rápido, que recupera cerca de 40% da carga em 30 minutos, enquanto o Galaxy A7 2018 chega a mais ou menos 25% no mesmo tempo de tomada.

Galaxy A7 2018 ou Galaxy A8: qual celular comprar?

Embora tenham faixas de preços próximas, o Galaxy A8 pode ser encontrado por valores um pouco mais baixos do que o Galaxy A7 2018. Então, é uma boa alternativa para quem quer tentar gastar menos ou para quem valoriza muito os efeitos da câmera frontal.

Já o Galaxy A7 2018 é mais indicado para quem quer conhecer as vantagens da câmera tripla, faz questão de tela grande ou prefere ter acesso aos recursos mais recentes do Android, já que o modelo já vem com uma versão mais nova e deve receber atualizações em breve. Sem esquecer da opção com maior capacidade de armazenamento.

Em outras características, como desempenho, duração de bateria ou mesmo qualidade de imagem, eles não apresentam diferenças.

Confira as ofertas do Galaxy A7 2018 e Galaxy A8:

 

 


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone