Com o lançamento do Galaxy J7 Neo em 2017, a Samsung adicionou mais um modelo à sua linha intermediária, campeã de vendas no Brasil. O smartphone chega para disputar com vários aparelhos já conhecidos por aqui, como o Moto G5, da Motorola, também lançado este ano.

Os dois celulares têm ótimo custo/benefício e competem nas especificações, mas apresentam várias diferenças. O Moto G5, por exemplo, serve para quem quer um celular com giroscópio e um bom leitor de digitais. O J7 Neo, por outro lado, aposta em uma tela maior e é um smartphone com TV Digital, para você assistir seus programas favoritos em qualquer lugar.

Está em dúvida sobre qual deles vale mais a pena para você? Confira nosso comparativo!

 

Galaxy J7 Neo

Galaxy J7 Neo

Moto G5

Moto G5

Tela 5,5'' HD (1.280x720) Super AMOLED 5,0 Full HD (1920x1080) IPS LCD
Processador Octa-core de 1.6GHz (Exynos 7870) Octa-core de 1.4GHz (Qualcomm Snapdragon 430)
Memória RAM 2GB 2GB
Armazenamento 16GB 32GB
Aceita cartão de memória Sim (Até 256GB) Sim (Até 128GB)
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim Sim
Leitor de digital Não Sim
NFC Não Não
TV Digital Sim Não
Câmera traseira 13MP (abertura de f/1.9) 13MP (abertura de f/2.0)
Câmera frontal 5MP (abertura de f/2.2) com flash 5MP (abertura de f/2.2)
Filma em Full HD (30 FPS) Full HD (30 FPS)
Bateria 3.000 mAh 2.800 mAh

Moto G5 tem tela menor, mas ganha na definição

Enquanto o Moto G5 tem uma tela de 5 polegadas, o J7 Neo vem com uma tela maior, de 5,5 polegadas, o que pode agradar a quem prefere celulares com tela grande.

Agora, quando o assunto é qualidade de imagem, a resolução Full HD (1920x1080) do Moto G5 sai na frente, que entrega mais definição que a resolução HD (1280x720) do J7 Neo. Com mais pixels no display, os gráficos dos vídeos e dos jogos ficam mais nítidos, e isso vai fazer bastante diferença na sua experiência com o celular.

Uma coisa legal do J7 Neo é que, apesar de ter uma tela inferior, ele vem com tecnologia Super AMOLED no display, que ajuda a economizar na bateria e entrega cores bem vivas.

No design, J7 Neo e Moto G5 dão continuidade aos modelos anteriores

J7 Neo tem design em plástico

A Samsung se esforçou para lançar o J7 Neo a um preço bem competitivo. Por isso, o aparelho é de plástico, com bordas levemente arredondadas e câmera quadrada, seguindo o estilo da linha J. Apesar de ser grande, ele tem uma pegada bem confortável e é fácil de manusear.

No Moto G5, dá para notar que a Motorola decidiu aproximar o smartphone da linha Z, especialmente no visual da câmera traseira e nas bordas suaves. A tampa removível vem com acabamento em alumínio, que dá um visual um pouco mais premium, mas o celular ainda possui boa parte da sua estrutura em plástico. Ele também tem pegada agradável e não escorrega na mão.

Empate técnico entre o J7 Neo e o Moto G5 no desempenho

No desempenho, tanto o Galaxy J7 Neo quanto o Moto G5 se destacam entre os smartphones da mesma faixa de preço. Com processador Exynos 7870 octa-core de 1.6GHz e 2GB de memória RAM, o J7 Neo consegue rodar sem problemas os aplicativos mais usados no dia a dia, como redes sociais ou aplicativos de música, e pode até mesmo rodar alguns jogos, desde que não sejam muito pesados.

O Moto G5, por sua vez, vem com um Qualcomm Snapdragon 430 octa-core de 1.4GHz e 2GB de RAM. Apesar de o processador não ser tão rápido, a performance do celular é bem próxima do J7 Neo, porque o celular vem com Android quase puro, sem muitos aplicativos pré-instalados ou modificações no sistema operacional, o que ajuda no seu desempenho.

No J7 Neo, a Samsung optou por incluir a Grace UX, mesma interface do Samsung Galaxy S8. Ela pode não ser tão boa quanto o Android puro, mas tem um design bem clean e alguns recursos legais, como a duplicação de aplicativos, que deixa você usar duas contas do Whatsapp ou Facebook no mesmo aparelho, por exemplo.

No armazenamento, vitória do Moto G5

Outro fator que prejudica o desempenho do J7 Neo é a capacidade de armazenamento. O celular vem só com 16GB de espaço interno, sendo que boa parte é ocupada pelo sistema operacional. Se você guarda muita coisa no celular, o Moto G5 é uma opção melhor, com 32GB, o dobro de capacidade.

Se você precisar de ainda mais espaço, pode expandir a memória com um cartão microSD. O Moto G5 suporta cartões de até 128GB, e o J7 Neo, de até 256GB.

TV digital é destaque no J7 Neo, enquanto Moto G5 tem leitor de digitais e giroscópio

Os dois modelos apostam em recursos que fazem sucesso com os brasileiros. O J7 Neo, por exemplo, vem com TV Digital HD integrada, e permite que você assista sua novela mesmo que esteja longe de casa, usando a antena que vem com o aparelho.

TV Digital do J7 Neo

Já no smartphone da Motorola, estão presentes o leitor de impressões digitais, que garante bastante agilidade e segurança na hora de desbloquear o celular, e o giroscópio, sensor necessário para que você curta games em realidade aumentada, como Pokémon Go e Ingress.

Disputa acirrada: câmeras boas para a faixa de preço

E quem curte postar fotos nas redes sociais tem que ficar de olho nas câmeras: o Moto G5 tem câmera traseira bacana, de 13MP, lente com abertura focal de f/2.0, além de flash, foco automático PDAF e HDR, que ajuda a balancear diferenças grandes na exposição, reduzindo a quantidade de fotos estouradas ou escuras.

O Galaxy J7 Neo não fica para trás, com sua câmera principal de 13MP com abertura um pouco melhor, de f/1.9, e os mesmos recursos de flash, foco automático e HDR. Na prática, enquanto houver boa iluminação, você vai conseguir tirar boas fotos com as duas câmeras, que só ficam devendo em ambientes escuros, quando podem aparecer granulados e tons mais opacos.

As câmeras frontais também são parecidas, pois as duas têm 5MP, com abertura de f/2.2. O que muda é que, enquanto o Moto G5 só tem flash virtual, o J7 Neo tem flash frontal para ajudar na iluminação. E os dois celulares têm truques legais para enquadrar toda a galera nas selfies em grupo. No Moto G5, a lente de ângulo aberto dá um alcance maior para as fotos, já o celular da Samsung manda bem com o modo selfie panorâmica.

Ah! As câmeras traseiras também gravam vídeos em Full HD (1920x1080), a 30 frames por segundo.

Câmera do Moto G5 é destaque no aparelho

Galaxy J7 Neo ganha por pouco na bateria

Quanto à capacidade da bateria, o Galaxy J7 Neo tem 3.000 mAh, uma pequena vantagem em relação ao concorrente, com bateria de 2.800 mAh. Com uso moderado, acompanhando redes sociais, ouvindo música e usando apps mais leves, dá para chegar sem problemas até o final do dia com bateria sobrando nos dois aparelhos. Agora, quem gosta de jogar ou ver muitos vídeos por streaming, pode ter que se segurar para não ficar na mão.

O veredito: Galaxy J7 Neo ou Moto G5, qual tem melhor custo/benefício?

De maneira geral, o Moto G5 leva a melhor sobre o J7 Neo. Os dois aparelhos têm especificações bem próximas, então, características como a qualidade do display, que é superior no Moto G5, e o armazenamento, que é o dobro no celular da Motorola, acabam pesando bastante na hora de escolher. Para quem quer um celular intermediário, com bom desempenho e definição nas imagens, o Moto G5 é um dos melhores smartphones com bom custo/benefício.

O Galaxy J7 Neo é mais indicado para quem prefere telas maiores, baixa poucos arquivos e não abre mão de ter uma TV à disposição para passar o tempo no trânsito. Ele também tem processamento bacana e uma boa câmera, e pode ser um bom celular se você procura um smartphone mais barato da Samsung.

Confira os preços do Moto G5 e do Galaxy J7 Neo

Smartphone Motorola Moto G G5 XT1672 32GB

Smartphone Samsung Galaxy J7 Neo SM-J701M 16GB

Leia também: