Galaxy J7 Neo ou Moto G5: qual tem o melhor custo/benefício?
Com o lançamento do Galaxy J7 Neo em 2017, a Samsung adicionou mais um modelo à sua linha intermediária, campeã de vendas no Brasil. O smartphone chega para disputar com vários aparelhos já conhecidos por aqui, como o Moto G5, da Motorola, também lançado este ano. Os dois celulares têm ótimo custo/benefício e competem nas especificações, mas apresentam várias diferenças. O Moto G5, por exemplo, serve para quem quer um celular com giroscópio e um bom

Com o lançamento do Galaxy J7 Neo em 2017, a Samsung adicionou mais um modelo à sua linha intermediária, campeã de vendas no Brasil. O smartphone chega para disputar com vários aparelhos já conhecidos por aqui, como o Moto G5, da Motorola, também lançado este ano.
Os dois celulares têm ótimo custo/benefício e competem nas especificações, mas apresentam várias diferenças. O Moto G5, por exemplo, serve para quem quer um celular com giroscópio e um bom leitor de digitais. O J7 Neo, por outro lado, aposta em uma tela maior e é um smartphone com TV Digital, para você assistir seus programas favoritos em qualquer lugar.
Está em dúvida sobre qual deles vale mais a pena para você? Confira nosso comparativo!
Moto G5 tem tela menor, mas ganha na definição
Enquanto o Moto G5 tem uma tela de 5 polegadas, o J7 Neo vem com uma tela maior, de 5,5 polegadas, o que pode agradar a quem prefere celulares com tela grande.
Agora, quando o assunto é qualidade de imagem, a resolução Full HD (1920x1080) do Moto G5 sai na frente, que entrega mais definição que a resolução HD (1280x720) do J7 Neo. Com mais pixels no display, os gráficos dos vídeos e dos jogos ficam mais nítidos, e isso vai fazer bastante diferença na sua experiência com o celular.
Uma coisa legal do J7 Neo é que, apesar de ter uma tela inferior, ele vem com tecnologia Super AMOLED no display, que ajuda a economizar na bateria e entrega cores bem vivas.

A Samsung se esforçou para lançar o J7 Neo a um preço bem competitivo. Por isso, o aparelho é de plástico, com bordas levemente arredondadas e câmera quadrada, seguindo o estilo da linha J. Apesar de ser grande, ele tem uma pegada bem confortável e é fácil de manusear.
No Moto G5, dá para notar que a Motorola decidiu aproximar o smartphone da linha Z, especialmente no visual da câmera traseira e nas bordas suaves. A tampa removível vem com acabamento em alumínio, que dá um visual um pouco mais premium, mas o celular ainda possui boa parte da sua estrutura em plástico. Ele também tem pegada agradável e não escorrega na mão.
Empate técnico entre o J7 Neo e o Moto G5 no desempenho
No desempenho, tanto o Galaxy J7 Neo quanto o Moto G5 se destacam entre os smartphones da mesma faixa de preço. Com processador Exynos 7870 octa-core de 1.6GHz e 2GB de memória RAM, o J7 Neo consegue rodar sem problemas os aplicativos mais usados no dia a dia, como redes sociais ou aplicativos de música, e pode até mesmo rodar alguns jogos, desde que não sejam muito pesados.
O Moto G5, por sua vez, vem com um Qualcomm Snapdragon 430 octa-core de 1.4GHz e 2GB de RAM. Apesar de o processador não ser tão rápido, a performance do celular é bem próxima do J7 Neo, porque o celular vem com Android quase puro, sem muitos aplicativos pré-instalados ou modificações no sistema operacional, o que ajuda no seu desempenho.
No J7 Neo, a Samsung optou por incluir a Grace UX, mesma interface do Samsung Galaxy S8. Ela pode não ser tão boa quanto o Android puro, mas tem um design bem clean e alguns recursos legais, como a duplicação de aplicativos, que deixa você usar duas contas do Whatsapp ou Facebook no mesmo aparelho, por exemplo.
Outro fator que prejudica o desempenho do J7 Neo é a capacidade de armazenamento. O celular vem só com 16GB de espaço interno, sendo que boa parte é ocupada pelo sistema operacional. Se você guarda muita coisa no celular, o Moto G5 é uma opção melhor, com 32GB, o dobro de capacidade.
Se você precisar de ainda mais espaço, pode expandir a memória com um cartão microSD. O Moto G5 suporta cartões de até 128GB, e o J7 Neo, de até 256GB.
Os dois modelos apostam em recursos que fazem sucesso com os brasileiros. O J7 Neo, por exemplo, vem com TV Digital HD integrada, e permite que você assista sua novela mesmo que esteja longe de casa, usando a antena que vem com o aparelho.

Já no smartphone da Motorola, estão presentes o leitor de impressões digitais, que garante bastante agilidade e segurança na hora de desbloquear o celular, e o giroscópio, sensor necessário para que você curta games em realidade aumentada, como Pokémon Go e Ingress.
E quem curte postar fotos nas redes sociais tem que ficar de olho nas câmeras: o Moto G5 tem câmera traseira bacana, de 13MP, lente com abertura focal de f/2.0, além de flash, foco automático PDAF e HDR, que ajuda a balancear diferenças grandes na exposição, reduzindo a quantidade de fotos estouradas ou escuras.
O Galaxy J7 Neo não fica para trás, com sua câmera principal de 13MP com abertura um pouco melhor, de f/1.9, e os mesmos recursos de flash, foco automático e HDR. Na prática, enquanto houver boa iluminação, você vai conseguir tirar boas fotos com as duas câmeras, que só ficam devendo em ambientes escuros, quando podem aparecer granulados e tons mais opacos.
As câmeras frontais também são parecidas, pois as duas têm 5MP, com abertura de f/2.2. O que muda é que, enquanto o Moto G5 só tem flash virtual, o J7 Neo tem flash frontal para ajudar na iluminação. E os dois celulares têm truques legais para enquadrar toda a galera nas selfies em grupo. No Moto G5, a lente de ângulo aberto dá um alcance maior para as fotos, já o celular da Samsung manda bem com o modo selfie panorâmica.
Ah! As câmeras traseiras também gravam vídeos em Full HD (1920x1080), a 30 frames por segundo.

Galaxy J7 Neo ganha por pouco na bateria
Quanto à capacidade da bateria, o Galaxy J7 Neo tem 3.000 mAh, uma pequena vantagem em relação ao concorrente, com bateria de 2.800 mAh. Com uso moderado, acompanhando redes sociais, ouvindo música e usando apps mais leves, dá para chegar sem problemas até o final do dia com bateria sobrando nos dois aparelhos. Agora, quem gosta de jogar ou ver muitos vídeos por streaming, pode ter que se segurar para não ficar na mão.
De maneira geral, o Moto G5 leva a melhor sobre o J7 Neo. Os dois aparelhos têm especificações bem próximas, então, características como a qualidade do display, que é superior no Moto G5, e o armazenamento, que é o dobro no celular da Motorola, acabam pesando bastante na hora de escolher. Para quem quer um celular intermediário, com bom desempenho e definição nas imagens, o Moto G5 é um dos melhores smartphones com bom custo/benefício.
O Galaxy J7 Neo é mais indicado para quem prefere telas maiores, baixa poucos arquivos e não abre mão de ter uma TV à disposição para passar o tempo no trânsito. Ele também tem processamento bacana e uma boa câmera, e pode ser um bom celular se você procura um smartphone mais barato da Samsung.
Leia também: