Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J7 Pro vs Moto G6: um embate entre os intermediários

Com ficha técnica e preço parecidos, os smartphones Motorola e Samsung se diferenciam pelos detalhes

Galaxy J7 Pro vs Moto G6
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Samsung e a Motorola oferecem vários modelos de smartphones intermediários, boas opções para quem procura funções interessantes para o dia a dia, mas não pretende investir os valores mais altos dos tops de linha.

Na Samsung, um dos destaques é o Galaxy J7 Pro, que tem preço e ficha técnica bem similares ao Moto G6, da Motorola.

Como tantas semelhanças podem dificultar a escolha, fizemos uma comparação entre o Galaxy J7 Pro e o Motorola Moto G6 para te ajudar a descobrir qual deles é o melhor para você.

Leia também: Melhores Smartphones Baratos

 

Galaxy J7 Pro vs Moto G6

Galaxy J7 Pro

Galaxy J7 Pro vs Moto G6

Moto G6

Tela 5,5 polegadas Super AMOLED Full HD (1920 x 1080 pixels) 16:9 5,7 polegadas Full HD+ (2160 x 1080 pixels) 18:9
Processador Exynos 7870 Octa-core de 2,3GHz Qualcomm Snapdragon 450 Octa-core de 1,8 GHz
Memória RAM 3 GB 3 GB ou 4 GB
Armazenamento 64 GB 32 GB ou 64 GB
Aceita cartão de memória Sim, microSD de 256 GB Sim, microSD de 256 GB
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 4.2 e NFC 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Câmera traseira 13 MP (f/1.7) Dupla: 12 MP (f/1.8) + 5 MP (f/2.2)
Câmera frontal 13 MP (f/1.9) 8 MP (f/2.2)
Filma em Full HD @ 30 fps Full HD @ 30 fps
Bateria 3.600 mAh 3.000 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 152 x 74 x 8 mm 153 x 72 x 8 mm
Peso 181 gramas 163 gramas
Sistema operacional de fábrica Android 7 Nougat Android 8 Oreo
Rádio FM Não Sim

Desempenhos são parecidos, mas Moto G6 tem duas versões

O Galaxy J7 Pro e o Moto G6 trabalham com processadores octa-core, o Exynos 7870 no modelo da Samsung, e o Qualcomm Snapdragon 450 no smartphone Motorola.

Nos dois casos, você vai ter boa velocidade de trabalho nas tarefas mais usuais do dia a dia, como navegar em redes sociais e sites ou reproduzir vídeos em streaming.

Galaxy J7 Pro vs Moto G6

Em versão única, o Galaxy J7 Pro tem RAM de 3 GB, que já pode manter mais tarefas leves abertas ao mesmo tempo, e armazenamento de 64 GB, espaço bem legal para quem pretende baixar mais apps e salvar fotos e vídeos sem muitas preocupações.

Já o Moto G6 está disponível em duas versões. A mais simples tem os mesmos 3 GB de RAM do J7 Pro, mas com metade do espaço de armazenamento, 32 GB. Já o Moto G6 turbinado ganhou RAM de 4 GB, que ajuda a deixar sua navegação mais fluída, e armazenamento de 64 GB.

Qualquer que seja a sua escolha, você vai poder usar um cartão de memória e um segundo chip.

Motorola tem Android 8 com poucas modificações

Mesmo que você escolha a versão mais simples do Moto G6, a opção por realizar poucas modificações no Android 8 (Oreo) pode deixar a navegação mais fluída, já que o sistema operacional fica mais leve.

O Galaxy J7 Pro tem Android 7 (Nougat) de fábrica, mas deve receber atualização para o Android 8 em breve.

Samsung e Motorola apostam em recursos exclusivos

Já que falamos do sistema operacional, vale emendar com umas observações sobre alguns dos recursos extras oferecidos por cada modelo.

Assim como outros smartphones Motorola, o Moto G6 tem Moto Ações e o Moto Tela, para que você acesse algumas informações e tarefas diretamente na tela bloqueada, além de realizar comandos com movimentos do aparelho, como silenciar uma chamada ao virar a tela para baixo ou abrir a câmera ao sacudir o celular.

Galaxy J7 Pro vs Moto G6

Do outro lado, o Galaxy J7 Pro tem recursos já conhecidos da Samsung, como o Dual Messenger, que permite o uso simultâneo de duas contas em um mesmo aplicativo de mensagem, a Pasta Segura, com melhor proteção aos arquivos e até aplicativos que você escolher e o display Always On, com algumas informações importantes, como clima e calendário, disponíveis na tela bloqueada.

Aí vale ver quais dessas possibilidades podem ser mais úteis no seu dia a dia.

Moto G6 tem melhor formato de tela

Se o seu foco é rodar filmes, séries e outros vídeos em streaming, o Moto G6 pode ser a alternativa mais indicada. Mas isso não se deve tanto ao tamanho e resolução já que, nesse ponto, os dois modelos são bem próximos.

Sinceramente, a diferença de imagem entre a tela de 5,7" e definição Full HD+ (2160x1080 pixels) do Moto G6 e a tela de 5,5" Full HD, de 1920x1080 pixels, não é tão acentuada, e os dois garantem boa qualidade, com cores e contrastes bem definidos.

Galaxy J7 Pro vs Moto G6

A diferença mais notável fica por conta do formato de tela, que ficou com 18:9 no Moto G6, igual ao das telas de cinema, o que permite que as imagens sejam exibidas inteiras, sem cortes nas bordas ou distorções, o que pode acontecer na tela do smartphone Samsung, que tem formato de 16:9.

É só um detalhe? Bem, na verdade, sim. Mas pode ser bem importante para os mais detalhistas ou para quem passa muito tempo vendo filmes no celular.

Mas Galaxy J7 Pro ganha no visual

Embora o Moto G6 tenha traseira em vidro, uma característica mais próxima dos modelos premium, a sua estrutura não apresenta muitas novidades e, mesmo na parte frontal, o visual é mais conservador, com bordas mais presentes.

Galaxy J7 Pro vs Moto G6

Ponto do Galaxy J7 Pro, que tem o chamado Display Infinito da Samsung, com tela que avança pelas laterais do aparelho, formando uma leve curvinha. A parte traseira foi construída em material metálico, mais robusto, mas não compromete o design do aparelho.

Câmeras do Galaxy J7 Pro e do Moto G6 são bem diferentes

Já podemos adiantar que os dois modelos são celulares bons para fotos, mas por motivos bem diferentes.

As câmeras do Galaxy J7 Pro apostam na melhor definição das fotos e em seu processamento de imagens, com 13MP na lente frontal e na lente traseira. Como resultado, você pode esperar por fotos e selfies nítidas e ricas em cores e detalhes, inclusive em fotos noturnas ou em espaços pouco iluminados, favorecidas pelas boas taxas de capturas de luz de f/1.7 (câmera traseira) e f/1.9 (câmera frontal). Você ainda conta com tecnologias de otimização, filtros, efeitos e vídeos em Full HD.

Galaxy J7 Pro vs Moto G6

Já o Moto G6 foca na sua câmera dupla traseira, com lente principal de 12MP (f/1.8) e secundária de 5MP (f/2.2), o que permite efeitos como Modo Retrato, fundo desfocado e objetos em destaque de cores ou preto e branco, além de alguns ajustes manuais e outros recursos de otimização e efeitos. Os vídeos também são gravados em Full HD.

Porém, apesar de mais possibilidades no Moto G6, o resultado de imagem do Galaxy J7 Pro vai ser melhor. Nas selfies, a briga fica até desleal, já que a câmera frontal do Moto G6, de 8MP e f/2.2, não chega nem perto da mesma definição alcançada pelos 13MP do Galaxy J7 Pro.

Maior capacidade de bateria com o J7 Pro ou carregamento rápido do Moto G6?

Pois é, quando comparamos as baterias desses modelos Samsung e Motorola, também encontramos uma vantagem em cada lado.

Com seus 3.600mAh, o Galaxy J7 Pro pode aguentar mais tempo longe da tomada, ainda mais quando lembramos que a menor definição de tela também gasta menos bateria.

Mas, para compensar seus 3.000mAh, o Moto G6 vem com carregador Turbo Power da Motorola, que oferece até 3 horas a mais de celular ligado após apenas 15 minutos na tomada.

Então vale pensar no que é mais importante para você: ganhar umas horinhas extras no fim do dia ou poder recurar a bateria em menos tempo.

Galaxy J7 Pro ou Moto G6: qual celular comprar, afinal?

Deu para notar que, apesar de configurações parecidas, cada um dos modelos tem pontos fortes diferentes.

Se você busca desempenho um pouco melhor, vale investir um pouco mais na versão do Moto G6 com RAM de 4 GB. O smartphone da Motorola, mesmo em sua configuração mais simples, também é uma boa escolha para quem faz questão dos efeitos da câmera dupla ou prioriza a tela de melhor formato e definição. Sem esquecer do carregamento rápido da bateria.

Mas se o visual diferente e a câmera com melhores resultados (embora menos efeitos) te chamaram mais atenção, pode correr para o Galaxy J7 Pro.

O certo é que, em qualquer um dos casos, você vai ter bom desempenho nas principais atividades do dia a dia.

Compare os preços:

 

 

Veja nossos reviews!

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone