O Motorola One e o Samsung Galaxy J8 são dois dos celulares intermediários mais buscados no Zoom. E toda essa popularidade não é à toa: ambos contam com generosa capacidade de armazenamento, câmera dupla e tela quase sem bordas.

Mas, afinal, qual dos modelos leva essa disputa de ficha técnica? Para te ajudar a decider qual é o melhor smartphone para o seu dia a dia, analisamos as especificações do Moto One e Galaxy J8. O resultado, você confere nas linhas abaixo!

 

Motorola One

Motorola One

Galaxy J8

Galaxy J8

Tela 5,9 polegadas HD+ (1520 x 720 pixels) 19:9 6 polegadas HD+ (1480 x 720 pixels) 18,5:9
Processador Qualcomm Snapdragon 625 Octa-core de 2 GHz Qualcomm Snapdragon 450 Octa-core de 1,8 GHz
Memória RAM 4GB 4GB
Armazenamento 64GB 64GB
Aceita cartão de memória Sim, microSD de 256GB Sim, microSD de 256GB
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 4.2 e NFC 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 4.2 e NFC
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Reconhecimento facial Não Sim
Câmera traseira Dupla: 13MP (f/2.0)+ 2MP (f/2.4) Dupla: 16MP (f/1.7)+ 5MP (f/1.9)
Câmera frontal 8MP (f/2.0) 16MP (f/1.9)
Filma em 4K @ 30 fps Full HD @ 30 fps
Bateria 3.000 mAh 3.500 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 149,5 x 72,2 x 7,97mm 159,2 x 75,7 x 8,2mm
Peso 160 gramas 177 gramas
Sistema operacional de fábrica Android One 8 (Oreo) Android 8 (Oreo)
Cores Preto e branco Preto, violeta e prata

Galaxy J8 sai na frente com tela Super AMOLED

Galaxy J8 Tela

Tanto a Samsung quanto a Motorola apostaram em tela HD+ com bordas finas e no formato mais alongado (18,5:9 e 19:9, respectivamente). As dimensões também são bem semelhantes: 6 polegadas para o J8 e 5,9 polegadas para o Moto One. Essas características entregam uma melhor experiência de imersão, o que é uma boa notícia para quem costuma passar horas assistindo a vídeos ou jogando no celular.

Uma diferença fica por conta do desenho dos aparelhos: enquanto o Motorola One traz o famoso notch, aquele recorte no alto do visor que abriga sensores e câmera, o J8 aposta na "Tela Infinita" da Samsung, sem entalhe.

Além disso, as marcas usam tecnologias diferentes em seus displays. A Motorola segue com tela IPS LCD e a Samsung investe no painel Super AMOLED. Nesse ponto, há uma vantagem clara para o Galaxy J8, já que a tecnologia utilizada pela Samsung consome menos energia.

No quesito cores, usuários que gostam mais de contrastes fortes e tons vibrantes deverão preferir o modelo da Samsung. Já os que preferem cores mais fiéis à realidade, terão uma boa opção no Moto One.

Desempenho: Motorola One vence por pouco

Motorola One Desempenho

Ambos os celulares contam com processadores de oito núcleos da Qualcomm. Porém, enquanto o J8 traz o mais recente Snapdragon 450, que atinge até 1,8 GHz, o Motorola One promete maior velocidade ao executar tarefas com o Snapdragon 625, que chega a 2 GHz.

Os dois modelos contam com memória RAM de 4 GB, o que é uma ótima notícia pensando no segmento de smartphones intermediários. Essa quantidade garante uma usabilidade mais fluida e ajuda com os apps em segundo plano.

Já na capacidade de armazenamento, não há diferença: são 64 GB nos dois telefones, o suficiente para baixar seus aplicativos favoritos e salvar fotos e vídeos sem precisar se preocupar com espaço.

Galaxy J8 tem as melhores câmeras dessa disputa

Galaxy J8 Câmera

O Samsung Galaxy J8 dispara na frente quando falamos em celular bom para fotos. Ele é um smartphone com câmera dupla, e traz sensores de 16 MP (f/1.7) e 5 MP (f/1.9) – ou seja, as lentes têm uma alta taxa de entrada de luz que resultam em boas fotos noturnas ou em ambientes escuros, com resultados nítidos e poucos ruídos de imagem. O "Modo Retrato", que virou febre com os iPhones, também marca presença.

Na câmera frontal, a lente única faz selfies muito boas com 16 MP e f/1.9, mais uma vez, boa taxa de captura da luz ambiente, que ajuda nas fotos feitas em situação de pouca luz (com uma ajudinha do flash frontal em três níveis para resultados mais naturais).

Motorola One Câmera

Embora o Motorola One também tenha o sistema dual camera, de 13MP + 2 MP, sua captura de luz não é tão sensível, então as fotos podem apresentar maior nível de ruídos, principalmente em lugares mais escuros.

Mas vale destacar alguns recursos legais do Moto One, como o próprio Modo Retrato, detalhes selecionados com cores ou preto e branco em destaque e, principalmente, a opção do modo manual, com ajustes de diferentes configurações da câmera.

A diferença entre as câmeras frontais é ainda maior, já que os 8 MP do Moto One ficam bem longe da qualidade alcançada pelas fotos do smartphone Samsung, que são maiores e melhores para impressão.

Android One só no modelo da Motorola

Motorola One Tela

Como já dá para perceber até pelo nome, um dos destaques do Motorola One é o Android One, nova versão do sistema operacional da Google que fez sua estreia no Brasil com o smartphone da Motorola, sem nenhum aplicativo extra ou alteração visual adicionados pela fabricante.

Segundo a marca, o Android One tem como ponto principal a integração completa com recursos e inovações do Google, desde ferramentas como a otimização do gasto de bateria, atualizações de sistema mais rápidas e a proteção do antivírus Google Play Protect, até a utilização dos apps Google, os únicos pré-instalados no aparelho, como o Google Fotos.

O Galaxy J8 roda com o Android 8 (Oreo), uma versão bem atualizada do sistema, mas com as mudanças da interface da Samsung, com aplicativos extras pré-instalados e alguns detalhes de sua navegação, dos quais vamos falar no tópico a seguir.

Reconhecimento facial é exclusividade do Galaxy J8

Galaxy J8 Reconhecimento facial

O Samsung Galaxy J8 começa bem com o reconhecimento facial, uma maneira mais segura e mais rápida de desbloquear o aparelho, que também tem leitor de impressões digitais. O smartphone também conta com a função Dual Messenger, que deixa você usar duas contas de números diferentes em um mesmo aplicativo de mensagem, e a Pasta Segura, que oferece maior proteção a dados e arquivos selecionados por você.

No Moto One, os recursos extras são focados no Moto Ações e no Moto Tela, presentes em outros modelos da marca, com atalhos por movimentos como virar a tela do celular para baixo para silenciar uma chamada, girar o aparelho para ativar a câmera e até acessar algumas tarefas diretamente na tela bloqueada.

Galaxy J8 tem maior capacidade de bateria

Usuários com uma rotina muito agitada irão encontrar maior segurança para passar um dia inteiro longe das tomadas com o Galaxy J8. O smartphone da Samsung tem maior capacidade de bateria (3.500 mAh) e a tela Super AMOLED consome menos energia do que a IPS LCD do Moto One.

O modelo da Motorola, por sua vez, traz 3.000 mAh, mas se destaca pelo sistema de carregamento rápido TurboPower que, segundo a fabricante, fornece até seis horas de uso em apenas 20 minutos de carga.

Mas, afinal, quem vence essa disputa: Motorola One ou Galaxy J8?

A resposta para essa pergunta vai depender do seu perfil de uso. Se você precisa de um smartphone com maior poder de fogo para rodar aplicativos mais pesados e alguns jogos de nível intermediário, o Motorola One deverá entregar um melhor resultado no dia a dia.

No entanto, se a sua praia é fotografar, o Galaxy J8 é a melhor opção. O celular tem um conjunto de câmeras mais avançado e irá proporcionar imagens melhores em diversas situações. Além disso, com a carga extra, dificilmente você ficará sem bateria antes do final do dia.

Confira as melhores ofertas para o Motorola One e o Samsung Galaxy J8 no Zoom:

Smartphone Motorola MotorolaOne XT1941-3 64GB 4G

Smartphone Samsung Galaxy J8 SM-J810M 64GB


Leia também:

Mais sobre o /deumzoom: