Zoom indica em Celular e Smartphone

Pocophone F1 vs Xiaomi Mi 8: qual o melhor celular top de linha da Xiaomi?

Descubra quais as vantagens dos smartphones avançados da Xiaomi

Pocophone F1 vs Xiaomi Mi 8
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Mesmo sem representação oficial da marca no Brasil, os celulares Xiaomi chamam atenção pelos recursos avançados e faixas de preços mais baixas do que as praticadas por outras fabricantes, como Apple e Samsung.

Isso se mostra uma vantagem ainda maior quando consideramos os modelos top de linha da fabricante chinesa, que apresentam tudo o que é esperado da categoria avançada.

Entre eles, podemos destacar o Pocophone F1, um celular para jogos que tem como foco o custo/benefício, e o Xiaomi Mi 8, que aparece entre os mais completos da marca.

Fizemos uma comparação completa entre seus recursos para te ajudar a descobrir qual o melhor top de linha da Xiaomi: Pocophone F1 ou Xiaomi Mi 8:

Xiaomi Pocophone F1Xiaomi Pocophone F1Xiaomi Mi 8Xiaomi Mi 8
Tela
6,18 polegadas Full HD+ (2246 x 1080 pixels) 18,7:9 6,21 polegadas Full HD+ (2248 x 1080 pixels) 18,7:9
Processador
Qualcomm Snapdragon 845 (Octa-core Até 2,8 GHz) Qualcomm Snapdragon 845 (Octa-core Até 2,8 GHz)
Memória RAM
6GB 6GB
Armazenamento
64GB ou 128GB 64GB ou 128GB
Aceita cartão de memória
Sim (Entrada Híbrida) Não
Conectividade
4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Dual chip
Sim Sim
Leitor de impressões digitais
Sim Sim
Reconhecimento facial
Sim Sim
Câmera traseira
Dupla: 12MP (f/1.9) + 5MP Dupla: 12MP (f/1.8) + 12MP
Câmera frontal
20MP (f/2.0) 20MP (f/2.0)
Filma em
4K @ 30 fps 4K @ 30 fps
Bateria
4.000 mAh 3.400 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura)
155,5 x 75,2 x 8,8 mm 154,9 x 74,8 x 7,6 mm
Peso
182 gramas 175 gramas
Sistema operacional de fábrica
Android 8 (Oreo ) + MIUI for POCO Android 8 (Oreo ) + MIUI
Ver ofertas Ver ofertas

Diferença pequena, mas Pocophone F1 se sai um pouco melhor em desempenho

Xiaomi Pocophone F1 Processador

Embora os dois modelos trabalhem com o mesmo processador, o poderoso Snapdragon 845 da Qualcomm, o Pocophone F1 foi desenvolvido especialmente para games, o que o deixa com uma leve vantagem em desempenho, principalmente nas tarefas que exigem mais do processador e por maiores períodos. Ou seja, nos jogos.

Essa vantagem do Pocophone F1 é uma consequência da tecnologia LiquidCool, que ajuda a segurar a estabilidade e as respostas rápidas.

Nas demais tarefas, inclusive nas mais pesadas, os dois modelos apresentam desempenho parecido, e muito bom, por sinal. Qualquer que seja a sua escolha, o alto poder de processamento está garantido pelos celulares Xiaomi.

Além do processador, o Xiaomi Mi 8 e o Pocophone F1 também apresentam a mesma memória RAM de 6 GB e opções com armazenamento de 64 GB ou 128 GB. Os dois modelos também contam com entrada para um segundo chip, mas só no Pocophone ela pode receber um cartão de memória.

Xiaomi Mi 8 tem tela OLED

Xiaomi Mi 8 Tela

O Xiaomi Mi 8 tem tela de 6,21 polegadas, definição Full HD+ com 2248x1080 pixels e formato amplo de 18,7:9. Não é muito diferente do Pocophone, que ficou muito pouco menor, com 6,18 polegadas, a praticamente a mesma definição Full HD+ com 2246x1080 pixels e formato igual, de 18,7:9.

A diferença seria mínima se não fosse por uma questão importante: com o Mi 8, a Xiaomi optou por tela OLED, uma evolução da tela LED LCD que aparece no Pocophone F1 e garante pretos mais profundos e cores mais vívidas. Ponto do Xiaomi Mi 8.

Vale reforçar a vantagem do formato de 18,7:9, já que essa tela mais alongada permite maior exibição de feeds e, principalmente, a reprodução de games e filmes em seus formatos originais, já que os celulares acompanham as telas de cinemas, TVs, notebooks e players de vídeo.

Mas não temos só boas notícias. Para permitir esse formato, a marca faz uso do polêmico notch de tela, aquele entalhe no alto do visor que guarda alguns dos sensores do aparelho. A opção é “esconder” o notch com um recurso nativo de alguns celulares Xiaomi, disponível nos dois modelos.

Só o Xiaomi Mi 8 tem estrutura em vidro

Com o Pocophone F1, a Xiaomi pretende oferecer um celular com desempenho poderoso, mas custos mais baixos. O que explica a opção pela estrutura em plástico do modelo, que está disponível nas cores preto, azul e vermelho.

Já o Xiaomi Mi 8 acompanha a tendência dos tops de linha, e até alguns celulares intermediários, de outras fabricantes, com estrutura traseira em vidro, nas cores preto, branco, dourado e azul.

Pocophone F1 ganhou versão especial da MIUI

Como a maior parte dos smartphones Xiaomi, o Pocophone F1 e o Mi 8 rodam a interface exclusiva da marca, a MIUI, junto com o sistema operacional, o Android 8 (Oreo) nos dois modelos. Com isso, eles apresentam algumas alterações visuais, mudanças nos sistemas de gerenciamento de arquivos e aplicativos e até funções extras, como a opção de navegação por gestos.

Mas o Pocophone F1 ganhou uma versão própria da interface, chamada MIUI for POCO, que, segundo a marca, oferece navegação mais leve e rápida, além de updates regulares em seus aparelhos. Seu visual também ficou mais parecido do que é originalmente esperado do Android.

Assim, quem tem receio de experimentar a interface diferente, pode estranhar menos a navegação com o Pocophone F1, que fica até um pouco mais fluída.

Em tempo, uma atualização para o Android 9 (Pie), versão mais recente do sistema operacional do Google, está prevista para chegar em breve nos dois modelos.

Ainda falando sobre recursos extras, o Pocophone F1 e o Xiaomi Mi 8 têm sistema de reconhecimento facial por infravermelho para desbloqueio do aparelho.

Pocophone F1 Android

Xiaomi Mi 8 faz fotos mais ricas em detalhes

Para escolher qual dos modelos tem a melhor câmera, é preciso levar em conta as suas preferências, já que elas apresentam vantagens um pouco distintas.

O Xiaomi Mi 8 tem um conjunto de câmera dupla traseira um pouco mais completo, formado por duas lentes de 12 MP e abertura focal de f/1.8, que funciona bem até nas fotos com pouca luz. Assim, o modelo consegue fazer fotos bem ricas em detalhes e fidelidade de cores e contrastes, mesmo em condições de luz mais difíceis ou em fotos noturnas.

Xiaomi Mi 8 Câmera Dupla

A câmera dupla do Pocophone F1 é formada por uma lente principal de 12 MP e abertura focal f/1.9 (também suficiente para fotos noturnas) e lente secundária de 5 MP, que trabalha na profundidade. Embora os resultados sejam muito bons, até em situações de pouca luz, a riqueza de detalhes é maior nas imagens do Mi 8. Porém o processador de imagens do Pocophone F1 garante fotos com cores mais vívidas.

Com isso, quem prefere fotos mais reais e detalhadas, vai ter vantagens com o Xiaomi Mi 8, e quem curte fotos com cores mais realçadas, deve preferir os resultados do Pocophone.

Os dois modelos têm as mesmas configurações de câmera frontal, com 20 MP e abertura focal de f/2.0, que devem até conseguir fazer umas fotos noturnas satisfatórias, embora sem a mesma definição que a alcançada pelas câmeras traseiras.

E a semelhança segue para os vídeos, que podem ser gravados em 4K (2160 pixels) a 30 quadros por segundo ou em Full HD (1080 pixels) em câmera lenta, a 240 quadros por segundo.

Pocophone F1 tem bateria de alta duração

Pocophone F1 Bateria

Como é esperado de um celular bom para jogos, o Pocophone F1 também investiu em uma bateria poderosa, de 4.000 mAh, ideal para quem passa períodos maiores de tempo em atividade de alto consumo de energia, como games e reprodução de vídeos.

Com 3.400 mAh e boa eficiência energética, o Xiaomi Mi 8 também não se sai nada mal, mesmo considerando a tela OLED, que tem maior gasto. A capacidade é suficiente para levar o celular ligado até o fim do dia, mas com uso moderado, ou seja, menos períodos em atividades mais exigentes. Mas, nese ponto, a melhor vai mesmo para o Pocophone.

A boa notícia é que os dois modelos são compatíveis com o sistema de carregamento rápido da Xiaomi, o Quick Charge 3.0, que, em alguns casos, já acompanham o aparelho.

Xiaomi não tem garantia no Brasil

Antes de comprar um smartphone Xiaomi, é importante saber que a marca não oferece garantia de fábrica ou assistência técnica especializada no Brasil, já que não tem representação oficial por aqui. Então, caso você tenha algum problema com o celular, mesmo pouco tempo após a compra, não é possível pedir auxílio à fabricante.

Qual o melhor top de linha: Pocophone F1 ou Xiaomi Mi 8?

Deu para perceber que a briga entre o Pocophone F1 e o Xiaomi Mi 8 é boa, e cada um vai atender melhor a um público.

O Pocophone F1, claro, é a melhor opção para quem quer um celular desenvolvido para jogos, que garante estabilidade, alto desempenho e melhor duração de bateria. Sem falar que o aparelho também mantém outros recursos importantes, como tela com qualidade de imagem e boas câmeras, mas abriu mão do visual da estrutura em vidro.

O modelo também é uma boa alternativa para quem quer uma sistema operacional mais próximo do Android original, já que sua interface MIUI é bem mais sutil nesse sentido. A tendência dos valores mais baixos também chegou ao Brasil, uma ótima chance de comprar um modelo avançado da marca com excelente custo/benefício.

Top de linha da marca em 2018, o Xiaomi Mi 8 também garante excelente desempenho mesmo em atividades pesadas, tem tela OLED de excelente qualidade de imagem, câmeras para ótimas fotos em diferentes situações de luz e visual sofisticado esperado dos modelos mais avançados de sua geração, Mas a MIUI deixa o Android 8 (Oreo) bem diferente do original, embora com funções extras interessantes.

Confira as ofertas do Xiaomi Pocophone F1 e Mi 8:

 

 

 

Conheça o nosso canal, o /deumzoom:

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone