Zoom indica em Celular e Smartphone

Xiaomi Redmi Note 6 Pro vs Mi A2: um embate entre os celulares chineses

Redmi Note 6 Pro aposta na câmera frontal dupla e na interface MIUI, enquanto Xiaomi Mi A2 garante Android 8 (Oreo) One.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Xiaomi vem chamando cada vez mais atenção por seus modelos de smartphones com custo/benefício, que oferecem características bem interessantes por faixas de preços mais baixas do que as praticadas por outras fabricantes.

Além de investir em modelos avançados, a marca chinesa também garante opções de smartphones intermediários que não abrem mão de alguns recursos mais procurados hoje em dia, como câmera dupla e tela com boa qualidade imagem.

Entre eles, estão o Xiaomi Redmi Note 6 Pro e o Xiaomi Mi A2, ambos lançados em 2018. De um lado, tudo o que é esperado de um smartphone da marca, inclusive as funções exclusivas de sua interface. Do outro, a aposta é no Android One, versão quase livre de alterações.

Qual será que leva a sua preferência: o Xiaomi Redmi Note 6 Pro ou o Xiaomi Mi A2? Veja o nosso comparativo completo e descubra!

Redmi Note 6 ProRedmi Note 6 ProXiaomi Mi A2Xiaomi Mi A2
Data de lançamento
Outubro de 2018 Julho de 2018
Tamanho da Tela
6,26 polegadas 5,99 polegadas
Resolução da Tela
Full HD+ (2280 x 1080 pixels) 19:9 Full HD+ (2160 x 1080 pixels) 18:9
Processador
Qualcomm Snapdragon 636 (Octa-core Até 1,8 GHz) Qualcomm Snapdragon 660 (Octa-core Até 2,2 GHz)
Memória RAM
3 GB ou 4 GB 4 GB ou 6 GB
Armazenamento
32 GB ou 64 GB 32 GB, 64 GB ou 128 GB
Memória expansível
Sim (Entrada Híbrida) Não
Câmera traseira
Dupla: 12 MP (f/1.9) + 5 MP Dupla: 12 MP (f/1.8) + 20 MP
Câmera frontal
Dupla: 20 MP (f/2.0) + 2 MP 24 MP (f/2.2)
Filma em
Full HD @ 30 fps 4K @ 30 fps
Bateria
4.000 mAh 3.000 mAh
Dual chip
Sim Sim
Sistema operacional
Android 8 (Oreo ) + MIUI Android 8 One (Oreo ) com atualização para Android 9 (Pie)
Leitor de digitais
Sim Sim
Dimensões
157,9 x 76,4 x 8,3 mm 158,7 x 75,4 x 7,3 mm
Peso
182 g 166 g
Acesso à internet
4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Ver ofertas Ver ofertas

Xiaomi Mi A2 tem o melhor processador

Se você busca pela opção com melhor desempenho, deve apostar no Xiaomi Mi A2, já que seu processador Snapdragon 660 vai se sair melhor que o Snapdragon 636 do Redmi Note 6 Pro.

Essa diferença vai aparecer na hora de abrir aplicativos um pouco mais exigentes, como redes sociais e sites com feeds muito carregados, apps de fotos e vídeos com muitos filtros e efeitos e mesmo em alguns joguinhos. Nas atividades mais leves, o desempenho é parecido.

Redmi Note 6 Pro vs Xiaomi Mi A2

Os dois modelos chegam em diferentes versões. O Xiaomi Mi A2 oferece opções com armazenamento de 32 GB ou 64 GB, ambas com memória RAM de 4 GB, e uma versão turbinada com armazenamento de 128 GB e RAM de 6 GB, configuração vista até em alguns tops de linha.

Já o Redmi Note 6 Pro tem uma versão mais simples, com armazenamento de 32GB e memória RAM de 3 GB, ou com RAM de 4 GB e armazenamento de 64 GB, assim como a opção intermediária do Mi A2.

Em qualquer um desses celulares Xiaomi você pode usar um segundo chip, mas apenas nas versões do Redmi Note 6 Pro é possível usar esse slot com um cartão de memória, já que é entrada híbrida. No Mi A2, não tem como expandir a capacidade de armazenamento.

Android 8 (Oreo) One no Xiaomi Mi A2

Sem dúvidas, o sistema operacional é uma das maiores diferenças entre os modelos. Assim como outros smartphones da marca, o Redmi Note 6 Pro trabalha com Android 8 (Oreo) coberto pela interface exclusiva da Xiaomi, a MIUI. O Mi A2 segue o caminho oposto, já que optou pelo Android 8 (Oreo) One, o que significa que o sistema operacional chegam sem alterações feitas pela fabricante.

Redmi Note 6 Pro vs Xiaomi Mi A2

Na prática, isso quer dizer que o Xiaomi Redmi Note 6 Pro apresenta algumas diferenças visuais e no gerenciamento de arquivos e aplicativos, além de mais apps desenvolvidos pela fabricante e funções extras, como navegação por gestos na tela.

Já o Mi A2 garante melhor integração com os aplicativos e funcionalidades desenvolvidas pelo Google e visual mais clean da versão pura do sistema, mas abre mão dos recursos extras adicionados pela Xiaomi. Em compensação, sua maior vantagem é a atualização para o Android 9 (Pie), que já está disponível no modelo. Ou seja, se você quer trabalhar com a versão mais recente do Android, essa é a melhor escolha.

Redmi Note 6 Pro tem tela maior e de melhor resolução

Em termos gerais, a melhor tela é a do Xiaomi Redmi Note 6 Pro, já que ela é maior, com 6,26 polegadas, tem maior resolução na definição Full HD+, com 2280x1080 pixels, e formato mais amplo de 19:9, ou seja, a tela é mais alta. Mas, para isso, o modelo lançou mão do notch de tela, aquele entalhe no alto do visor que abriga alguns dos sensores do aparelho.

Esse detalhe, embora visto em muitos outros modelos de várias marcas, ainda é bem polêmico, já que tem quem não goste nada dessa “invasão” na parte superior da tela, que, aliás, é bem grande no Redmi Note 6 Pro. Para compensar, o Redmi Note 6 Pro tem a opção de esconder o notch, aumentando a borda superior no próprio visor.

Redmi Note 6 Pro vs Xiaomi Mi A2

No Xiaomi Mi A2, a tela chega um pouco menor, com 5,99 polegadas, e definição Full HD+ de 2160x1080 pixels, também mais simples do que no Redmi Note 6 Pro.

Mas seu design é mais agradável, já que o modelo não tem notch. Com isso, o formato ficou em 18:9, que não é tão “alto” quando o Note 6 Pro, mas também oferece boa imersão e acompanha o formato de telas de cinemas, TVs e players de vídeo, o que quer dizer que as imagens são exibidas sem cortes laterais ou mudanças nas dimensões.

Nos outros detalhes da estrutura, os dois modelos se parecem, com bordas fininhas e construção em metal e plástico. O Xiaomi Mi A2 está disponível nas cores dourado, azul e preto, enquanto o Redmi Note 6 Pro pode ser encontrado em azul, preto, rosa dourado e vermelho.

Fotos melhores no Xiaomi Mi A2

Os dois smartphones Xiaomi têm câmera dupla, mas com conjuntos bem diferentes. No Xiaomi Mi A2, o destaque é a foto em situações de pouca luz. A lente principal tem 12 MP e abertura focal de f/1.8, o que já é uma boa taxa de captura de luz. Mas o modelo foi além ao colocar uma lente auxiliar de 20 MP própria para fotos noturnas ou ambiente menos iluminados.

Com isso, o Xiaomi Mi A2 se sai melhor nessas situações, com imagens nítidas, bom nível de detalhes e poucos ruídos de imagens. Os resultados em espaços bem iluminados também são muito bons, com cores, contrastes e detalhes ricos. Ah, e, claro, você também pode fazer boas fotos em Modo Retrato.

Redmi Note 6 Pro vs Xiaomi Mi A2

O Redmi Note 6 Pro segue a fórmula mais usada na câmera dupla, com uma lente secundária de 5 MP para a profundidade das fotos em Modo Retrato e lente principal de 12 MP e abertura focal f/1.9, que também pode fazer fotos legais em situações de pouca luz, mas sem a mesma riqueza de detalhes vista no Mi A2. Já nas fotos em espaços abertos, o bom nível de cores e detalhes é parecido.

Sua câmera frontal também ganhou lente dupla, com 20 MP e 2 MP para fazer selfies em Modo Retrato. Vale notar que o efeito também está disponível na câmera frontal de 20 MP do Xiaomi Mi A2 por meio do processamento de imagens, mas vai ganhar resultados mais ricos com as duas lentes do Redmi Note 6 Pro, que também vai se sair melhor ao fazer fotos em espaço menos iluminados.

Só para lembrar, é por causa dessa câmera frontal dupla que o notch do modelo ficou maior do que o normal, afinal, é um sensor a mais no entalhe.

Nos vídeos, a vantagem volta para o Mi A2, que pode gravar em 4K (2160 pixels) a 30 quadros por segundo e com efeito câmera lenta, em definição HD (720 pixels) a 120 quadros por segundo.

Maior duração de bateria com o Xiaomi Redmi Note 6 Pro

Com capacidade de 4.000mAh, o Redmi Note 6 Pro fica fácil com o posto de melhor duração de bateria, e, segundos alguns testes realizados por sites especializados, alcança até 10 horas e 30 minutos em navegação 4G e quase 12 horas em reprodução de vídeos. Na hora de carregar, em 30 minutos de tomada o aparelho recupera cerca de 30% da carga.

Redmi Note 6 Pro vs Xiaomi Mi A2

Com 3.000mAh, o Xiaomi Mi 2 segura mais ou menos 9 horas e 30 minutos de navegação em 4G e cerca de 9 horas de vídeo. Com meia hora na tomada, a bateria recupera 35% da carga.

Ou seja, quem tem uso mais intenso de atividades que consomem mais energia, como reprodução de vídeo, vai ter mais vantagens com o Redmi Note 6 Pro. Mas o Mi A2 também segura bem um dia inteiro de uso moderado longe da tomada, até por conta dos aplicativos de gerenciamento de bateria do Android One.

Xiaomi não tem garantia no Brasil

Esse alerta vale para qualquer celular Xiaomi. Como não está oficialmente presente no Brasil, os modelos da marca não contam com garantia de fábrica ou assistência técnica autorizada no país. Então, caso você venha a ter algum problema com os aparelhos, não tem como contar com ajuda da fabricante.

Xiaomi Redmi Note 6 Pro ou Xiaomi Mi A2: qual o melhor celular chinês?

Além de melhor processamento, inclusive com versão turbinada, o Xiaomi Mi A2 também é mais interessante para quem prefere navegar na versão mais limpa do Android 8 (Oreo), sem alterações da interface MIUI, ou ainda ter acesso ao Android 9 (Pie), versão mais recente do sistema operacional. A câmera traseira dupla de melhor resultado, especialmente em fotos com pouca luz, e a tela sem notch são outras vantagens, mas para isso você vai abrir mão da maior definição de imagem.

Já o Xiaomi Redmi Note 6 Pro é indicado para quem faz questão de bateria de longa duração e da tela maior e de melhor definição, desde que não se importe com o notch no visor. As câmeras também garantem bons resultados, com direito a lente dupla para as selfies. O modelo tem desempenho mais modesto em relação ao Mi A2, mas, se você não tem hábito de usar aplicativos mais pesados, pode nem sentir a diferença.

 

 

 

Confira o Review em 1 Minuto do Xiaomi Mi A2:


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone