Logo Zoom
Logo Zoom
Carregando ofertas com cashback...

Com fichas técnicas interessantes e boa relação custo/benefício, os celulares Xiaomi chamam atenção do público. Seus modelos vão desde os intermediários mais modestos até smartphones avançados, com tudo o que é esperado de um top de linha.

Entre esses dois extremos, a Xiaomi também garante boas opções de intermediários premium, aqueles que contam com recursos um pouco mais evoluídos, como câmera dupla e tela com alta definição de imagem, mas com faixa de preço mais amigável que os tops de linha mais caros.

O Redmi Note 5 Dual foi lançado como parte dessa categoria, assim como a evolução dessa linha, com o Xiaomi Redmi Note 6 Pro.

Veja o que muda entre os modelos e descubra qual o melhor celular da marca chinesa: Xiaomi Redmi Note 6 Pro ou Redmi Note 5 Dual.

Sem mudanças no desempenho

Como o Redmi Note 5 Dual já é um dos modelos mais completos da sua linha, seu hardware seguiu para o Redmi Note 6 Pro. Assim, os dois aparelhos trabalham com o processador Qualcomm Snapdragon 636, um octa-core de 1,8GHz que não vai ter problemas em lidar com aplicativos um pouco mais exigentes, como feeds muito carregados ou apps de vídeos e fotos com muitos filtros e recursos de edição.

Tanto o Redmi Note 5 Dual, quanto o Redmi Note 6 Pro têm versões com armazenamento de 32 GB e memória RAM de 3 GB, configuração mais modesta para quem não precisa de tanto espaço para salvar arquivos e aplicativos e não costuma deixar várias tarefas pesadas abertas ao mesmo tempo, e a opção turbinada, com armazenamento de 64 GB e memória RAM de 4 GB, dentro do esperado de um smartphone intermediário premium.

Todas as versões contam com entrada híbrida, que pode ser usada com um segundo chip ou cartão de memória.

Publicidade

Xiaomi Redmi Note 6 Pro ganhou tela mais evoluída

A primeira mudança clara entre as gerações é a tela, que ficou maior, com formato mais amplo e melhor resolução. Com isso, o Redmi Note 6 Pro ficou com tela IPS LCD de 6,26 polegadas de definição Full HD+ com 2280x1080 pixels e formato de 19:9, que deixa a tela mais longa.

Mas, para permitir esse crescimento da tela sem alterar muito as dimensões do aparelho, o Redmi Note 6 Pro também ganhou um notch de tela. E ele não é nada discreto, já que chegou mais largo do que o visto em outros celulares Xiaomi e de outras fabricantes que também apostaram no entalhe.

Se você faz parte do grupo que não aprova o visual, tem no Redmi Note 5 Dual um visual mais conservador, mas com tela menor, de 5,99 polegadas, com definição Full HD+ de 2160x1080 e formato de 18:9. Embora não seja tão alto, a tela não compromete a exibição de vídeos e games, já que esse é o mesmo formato de telas de cinemas, TVs e vídeo players, então as cenas são exibidas sem cortes laterais ou mudanças nas dimensões.

Já em relação à qualidade de imagem e definição de cores, contrastes e detalhes, os dois modelos se saem igualmente bem, com resultados muito bons, mesmo em comparação a outros smartphones intermediários.

As mudanças no visual e design também foram poucas, já que ambos têm estrutura em plástico e metal, formas arredondadas e bordas fininhas. Mas é claro que o notch do Redmi Note 6 Pro acaba chamando logo a atenção.

O Redmi Note 5 Dual está disponível nas cores preto, dourado e azul, e o Note 6 Pro chegou em preto, azul, rosa dourado e vermelho.

Android 8 (Oreo) e MIUI

Apesar de serem de gerações diferentes, o Redmi Note 6 Pro e o Redmi Note 5 Dual foram lançados com cerca de seis meses de diferença. Então os dois modelos têm o mesmo sistema operacional Android 8 (Oreo), que trabalha coberto pela interface exclusiva da Xiaomi, a MIUI.

Com a MIUI, os celulares Xiaomi ganham algumas visual e no gerenciamento de arquivos e tarefas, além de funções extras, como a navegação por gestos, que pode ser habilitada nos dois modelos. Essas alterações podem ser estranhas nos primeiros momentos com um celular da marca, mas não é difícil acostumar.

Ah, também vale o aviso de que a interface do Redmi Note 6 Pro tem uma ferramenta para “esconder” o notch da tela, que fica com formato parecido com o do Note 5 Dual.

Redmi Note 6 Pro com câmera frontal dupla

O Redmi Note 5 Dual tem a melhor câmera entre os modelos de sua linha, com lente dupla de 12 MP com abertura focal de f/1.9, taxa de captura que ajuda a conseguir bons resultados em ambientes de pouca luz, e lente secundária de 5 MP para profundidade, ou seja, para o Modo Retrato. As fotos em espaços abertos e bem iluminados saem com bons resultados de cores e contrastes, e mesmo as fotos noturnas também apresentam bom nível de contornos e cores.

Esse mesmo conjunto voltou no Redmi Note 6 Pro, mas com processador de imagem um pouco mais evoluído, ou seja, resultados de imagens mais ricos, inclusive nas fotos em Modo Retrato.

A maior mudança, porém, foi que o Xiaomi Redmi Note 6 Pro ganhou uma câmera frontal dupla, com lente principal de 20 MP  e secundária de 2 MP para permitir o Modo Retrato nas selfies. Essas fotos ganham em resolução, riqueza de detalhes e cores e até melhores resultados em condições de luz mais baixa, com melhor sensor e abertura focal de f/2.0.

Um evolução e tanto da lente simples de 13 MP do Redmi Note 5 Dual, que até faz selfies em Modo Retrato, mas com o efeito produzido pelo processador de imagens. Só vale lembrar que essa lente dupla frontal é a responsável pelo notch grande do Note 6 Pro.

Celulares Xiaomi com boa duração de bateria

Outra configuração que, felizmente, não passou por nenhuma alteração, foi a bateria. Tanto o Xiaomi Redmi Note 5 Dual, quanto o Redmi Note 6 Pro têm bateria com boa capacidade de 4.000 mAh, o que permite algumas longas horas de navegação online e reprodução de vídeos, além das outras tarefas.

Mesmo com uso mais intenso, os celulares podem aguentar até um dia inteiro longe das tomadas, sem problemas. Os dois modelos vêm com o mesmo carregador, mas só o Redmi Note 5 Dual é compatível com o carregador rápido da marca, que deve ser comprado separadamente.

Celular Xiaomi não tem garantia no Brasil

Um aviso importante vale para qualquer celular Xiaomi que você queira comprar. Como a marca não está oficialmente presente no Brasil, seus modelos não contam com garantia de fábrica ou assistência técnica autorizada. Isso quer dizer que, caso você tenha qualquer problema com o aparelho, mesmo pouco tempo depois da compra, não será possível receber nenhum tipo de auxílio da Xiaomi.

Qual é o melhor celular Xiaomi: Redmi Note 6 Pro ou Redmi Note 5?

Com o mesmo desempenho e duração de bateria, a escolha entre os smartphones Xiaomi ficam por conta, basicamente, das câmeras e da tela. E, nesses pontos, o Redmi Note 6 Pro, teoricamente, são mais evoluídos.

A tela ganhou maior resolução de imagem e formato alongado, mas também um notch nada discreto. A câmera dupla traseira passou por uma otimização que oferece imagens mais ricas, mas a maior diferença é a chegada da câmera frontal dupla que ajuda no Modo Retrato das selfies.

Com faixa de preço um pouco mais baixa, o Redmi Note 5 Dual perde um pouco na qualidade das fotos, mas ainda têm câmeras bem legais. O desempenho e a duração de bateria são iguais aos do modelo mais recente e, embora com resolução e formato menores, a tela tem alta qualidade de imagem e nenhum notch.

Leia também:

Leia mais sobre
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade