Zoom indica em Celular e Smartphone

Xiaomi Redmi Note 6 Pro vs Redmi Note 5 Dual: o que mudou na nova geração dos smartphones Xiaomi?

Veja um comparativo detalhado sobre o que mudou do Redmi Note 5 Dual para o Redmi Note 6 Pro.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com fichas técnicas interessantes e boa relação custo/benefício, os celulares Xiaomi chamam atenção do público. Seus modelos vão desde os intermediários mais modestos até smartphones avançados, com tudo o que é esperado de um top de linha.

Entre esses dois extremos, a Xiaomi também garante boas opções de intermediários premium, aqueles que contam com recursos um pouco mais evoluídos, como câmera dupla e tela com alta definição de imagem, mas com faixa de preço mais amigável que os tops de linha mais caros.

O Redmi Note 5 Dual foi lançado como parte dessa categoria, assim como a evolução dessa linha, com o Xiaomi Redmi Note 6 Pro.

Veja o que muda entre os modelos e descubra qual o melhor celular da marca chinesa: Xiaomi Redmi Note 6 Pro ou Redmi Note 5 Dual.

Redmi Note 6 ProRedmi Note 6 ProRedmi Note 5 DualRedmi Note 5 Dual
Data de lançamento
Outubro de 2018 Março de 2018
Tamanho da Tela
6,26 polegadas 5,99 polegadas
Resolução da Tela
Full HD+ (2280 x 1080 pixels) 19:9 Full HD+ (2160 x 1080 pixels) 18:9
Processador
Qualcomm Snapdragon 636 (Octa-core Até 1,8 GHz) Qualcomm Snapdragon 636 (Octa-core Até 1,8 GHz)
Memória RAM
3 GB ou 4 GB 3 GB ou 4 GB
Armazenamento
32 GB ou 64 GB 32 GB ou 64 GB
Memória expansível
Sim (Entrada Híbrida) Sim (Entrada Híbrida)
Câmera traseira
Dupla: 12 MP (f/1.9) + 5 MP Dupla: 12 MP (f/1.9) + 20 MP
Câmera frontal
Dupla: 20 MP (f/2.0) + 2 MP 13 MP (f/2.0)
Filma em
Full HD @ 30 fps Full HD @ 30 fps
Bateria
4.000 mAh 4.000 mAh
Dual chip
Sim Sim
Acesso à Internet
4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Sistema operacional
Android 8 (Oreo ) + MIUI Android 8 (Oreo ) + MIUI
Leitor de digitais
Sim Sim
Dimensões
157,9 x 76,4 x 8,3 mm 158,6 x 75,4 x 8 mm
Peso
182 gramas 181 gramas
Ver ofertas Ver ofertas

Sem mudanças no desempenho

Como o Redmi Note 5 Dual já é um dos modelos mais completos da sua linha, seu hardware seguiu para o Redmi Note 6 Pro. Assim, os dois aparelhos trabalham com o processador Qualcomm Snapdragon 636, um octa-core de 1,8GHz que não vai ter problemas em lidar com aplicativos um pouco mais exigentes, como feeds muito carregados ou apps de vídeos e fotos com muitos filtros e recursos de edição.

Xiaomi Redmi Note 6 Pro vs Xiaomi Redmi Note 5

Tanto o Redmi Note 5 Dual, quanto o Redmi Note 6 Pro têm versões com armazenamento de 32 GB e memória RAM de 3 GB, configuração mais modesta para quem não precisa de tanto espaço para salvar arquivos e aplicativos e não costuma deixar várias tarefas pesadas abertas ao mesmo tempo, e a opção turbinada, com armazenamento de 64 GB e memória RAM de 4 GB, dentro do esperado de um smartphone intermediário premium.

Todas as versões contam com entrada híbrida, que pode ser usada com um segundo chip ou cartão de memória.

Xiaomi Redmi Note 6 Pro ganhou tela mais evoluída

A primeira mudança clara entre as gerações é a tela, que ficou maior, com formato mais amplo e melhor resolução. Com isso, o Redmi Note 6 Pro ficou com tela IPS LCD de 6,26 polegadas de definição Full HD+ com 2280x1080 pixels e formato de 19:9, que deixa a tela mais longa.

Mas, para permitir esse crescimento da tela sem alterar muito as dimensões do aparelho, o Redmi Note 6 Pro também ganhou um notch de tela. E ele não é nada discreto, já que chegou mais largo do que o visto em outros celulares Xiaomi e de outras fabricantes que também apostaram no entalhe.

Xiaomi Redmi Note 6 Pro vs Xiaomi Redmi Note 5

Se você faz parte do grupo que não aprova o visual, tem no Redmi Note 5 Dual um visual mais conservador, mas com tela menor, de 5,99 polegadas, com definição Full HD+ de 2160x1080 e formato de 18:9. Embora não seja tão alto, a tela não compromete a exibição de vídeos e games, já que esse é o mesmo formato de telas de cinemas, TVs e vídeo players, então as cenas são exibidas sem cortes laterais ou mudanças nas dimensões.

Já em relação à qualidade de imagem e definição de cores, contrastes e detalhes, os dois modelos se saem igualmente bem, com resultados muito bons, mesmo em comparação a outros smartphones intermediários.

As mudanças no visual e design também foram poucas, já que ambos têm estrutura em plástico e metal, formas arredondadas e bordas fininhas. Mas é claro que o notch do Redmi Note 6 Pro acaba chamando logo a atenção.

O Redmi Note 5 Dual está disponível nas cores preto, dourado e azul, e o Note 6 Pro chegou em preto, azul, rosa dourado e vermelho.

Android 8 (Oreo) e MIUI

Apesar de serem de gerações diferentes, o Redmi Note 6 Pro e o Redmi Note 5 Dual foram lançados com cerca de seis meses de diferença. Então os dois modelos têm o mesmo sistema operacional Android 8 (Oreo), que trabalha coberto pela interface exclusiva da Xiaomi, a MIUI.

Com a MIUI, os celulares Xiaomi ganham algumas visual e no gerenciamento de arquivos e tarefas, além de funções extras, como a navegação por gestos, que pode ser habilitada nos dois modelos. Essas alterações podem ser estranhas nos primeiros momentos com um celular da marca, mas não é difícil acostumar.

Ah, também vale o aviso de que a interface do Redmi Note 6 Pro tem uma ferramenta para “esconder” o notch da tela, que fica com formato parecido com o do Note 5 Dual.

Redmi Note 6 Pro com câmera frontal dupla

O Redmi Note 5 Dual tem a melhor câmera entre os modelos de sua linha, com lente dupla de 12 MP com abertura focal de f/1.9, taxa de captura que ajuda a conseguir bons resultados em ambientes de pouca luz, e lente secundária de 5 MP para profundidade, ou seja, para o Modo Retrato. As fotos em espaços abertos e bem iluminados saem com bons resultados de cores e contrastes, e mesmo as fotos noturnas também apresentam bom nível de contornos e cores.

Esse mesmo conjunto voltou no Redmi Note 6 Pro, mas com processador de imagem um pouco mais evoluído, ou seja, resultados de imagens mais ricos, inclusive nas fotos em Modo Retrato.

Xiaomi Redmi Note 6 Pro vs Xiaomi Redmi Note 5

A maior mudança, porém, foi que o Xiaomi Redmi Note 6 Pro ganhou uma câmera frontal dupla, com lente principal de 20 MP  e secundária de 2 MP para permitir o Modo Retrato nas selfies. Essas fotos ganham em resolução, riqueza de detalhes e cores e até melhores resultados em condições de luz mais baixa, com melhor sensor e abertura focal de f/2.0.

Um evolução e tanto da lente simples de 13 MP do Redmi Note 5 Dual, que até faz selfies em Modo Retrato, mas com o efeito produzido pelo processador de imagens. Só vale lembrar que essa lente dupla frontal é a responsável pelo notch grande do Note 6 Pro.

Celulares Xiaomi com boa duração de bateria

Outra configuração que, felizmente, não passou por nenhuma alteração, foi a bateria. Tanto o Xiaomi Redmi Note 5 Dual, quanto o Redmi Note 6 Pro têm bateria com boa capacidade de 4.000 mAh, o que permite algumas longas horas de navegação online e reprodução de vídeos, além das outras tarefas.

Xiaomi Redmi Note 6 Pro vs Xiaomi Redmi Note 5

Mesmo com uso mais intenso, os celulares podem aguentar até um dia inteiro longe das tomadas, sem problemas. Os dois modelos vêm com o mesmo carregador, mas só o Redmi Note 5 Dual é compatível com o carregador rápido da marca, que deve ser comprado separadamente.

Celular Xiaomi não tem garantia no Brasil

Um aviso importante vale para qualquer celular Xiaomi que você queira comprar. Como a marca não está oficialmente presente no Brasil, seus modelos não contam com garantia de fábrica ou assistência técnica autorizada. Isso quer dizer que, caso você tenha qualquer problema com o aparelho, mesmo pouco tempo depois da compra, não será possível receber nenhum tipo de auxílio da Xiaomi.

Qual é o melhor celular Xiaomi: Redmi Note 6 Pro ou Redmi Note 5?

Com o mesmo desempenho e duração de bateria, a escolha entre os smartphones Xiaomi ficam por conta, basicamente, das câmeras e da tela. E, nesses pontos, o Redmi Note 6 Pro, teoricamente, são mais evoluídos.

A tela ganhou maior resolução de imagem e formato alongado, mas também um notch nada discreto. A câmera dupla traseira passou por uma otimização que oferece imagens mais ricas, mas a maior diferença é a chegada da câmera frontal dupla que ajuda no Modo Retrato das selfies.

Com faixa de preço um pouco mais baixa, o Redmi Note 5 Dual perde um pouco na qualidade das fotos, mas ainda têm câmeras bem legais. O desempenho e a duração de bateria são iguais aos do modelo mais recente e, embora com resolução e formato menores, a tela tem alta qualidade de imagem e nenhum notch.

Confira as ofertas do Redmi Note 6 Pro e Redmi Note 5 Dual:

 

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone