Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 5 (2018) vs Zenfone 4: qual o melhor smartphone Asus?

Descubra quem leva a melhor nesse encontro entre smartphones intermediário: Zenfone 5 (2018) ou Zenfone 4.

zenfone 5 vs zenfone 4, zenfone 4 vs zenfone 5
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Zenfone 5 (2018) entrega um bom poder de processamento e câmeras turbinadas para o segmento de smartphones intermediários. Com todas as novidades que chegam embarcadas nele surge a dúvida: investir no Zenfone 5 ou no seu antecessor, o Zenfone 4. Descubra as repostas para essas dúvidas, e muito mais, em nosso comparativo.

 

 Detalhe do Zenfone 5

      Zenfone 5

 Detalhe do Zenfone 4

      Zenfone 4

Tela 6.2" Full HD+ (2246x1080) Super IPS+  5.5'' Full HD (1920x1080) IPS LCD
 Processador  Qualcomm Snapdragon 636  Qualcomm Snapdragon 630
 GPU  Adreno 509  Adreno 508
 Memória RAM  4GB ou 6GB  4GB ou 6GB
 Armazenamento  64GB  64GB
 Acesso à internet  3G, 4G e Wi-Fi  3G, 4G e Wi-Fi
 Aceita cartão de memória  Sim (até 2TB)  Sim (até 2TB)
 Dual chip  Sim  Sim
 Leitor de digitais  Sim  Sim
 Rádio FM  Sim  Sim
 Câmera traseira  12MP + 8MP (abertura de f/1.8 e ângulo de 120°)  12MP + 8MP (abertura de f/1.8 e ângulo de 120°)
 Câmera frontal  8MP (abertura de f/2.0)  8MP (abertura de f/2.0)
 Filma em  4K (30FPS)  4K (30FPS)
 Bateria  3.300 mAh  3.300 mAh
 Sistema operacional  Android 8.0 (Oreo)  Android 7.0 (Nougat)

Zenfone 5 apresenta tela com notch e praticamente sem bordas 

Logo de cara o que chama mais atenção no Zenfone 5 é a sua parte frontal, com tela que exibe um notch (ou franja para os mais íntimos) no canto superior que se assemelha, e muito, ao iPhone X. Fora esse detalhe, que parece ser uma tendência para os smarthones de 2018 (vide LG G7), o display do Zenfone 5 se destaca por apresentar 6.2 polegadas, com resolução Full HD+ (2246x1080) e padrão 19:9 (maior do que vimos até agora em smartphones como Galaxy S8 e LG G6).

Detalhe da tela do Zenfone 5 

Apesar do tamanho da tela o espaço é muito bem aproveitado, promovendo uma nova experiência para quem curte assistir séries no smartphone, fazendo com que a diferença de tamanho entre o Zenfone 5 e Zenfone 4 seja praticamente imperceptível.

Representando a geração anterior temos o Zenfone 4 que é um smartphone com tela de 5.5 polegadas Full HD. A qualidade de imagem é boa e a experiência não é comprometida, contudo ele perdeu o bonde dos smartphones mais recentes com suas telas que aproveitam tudo possível da parte frontal e eliminam ao máximo as bordas.

Dos dois lados temos proteção contra riscos, mas o Zenfone 5 leva a melhor por apresentar maior resolução e por trazer os displays da linha Zenfone a um novo patamar de qualidade, tanto em imagem como na experiência em inteligência artificial, que vamos falar no próximo ponto.

Processamento turbinado com inteligência artificial no Zenfone 5

Como esperado o Zenfone 5 chega com um processador atualizado, o Qualcomm Snapdragon 636, que trabalha auxiliado pela GPU Adreno 509 e, até, 6GB de RAM. Ou seja, o que já era bom melhorou nessa geração e rodar qualquer aplicativo com fluidez é moleza por aqui.


Porém, além desse super desempenho, o Zenfone 5 é inteligente e consegue aprender e "pensar" pelo seu usuário, em diferentes situações, graças ao mundo novo da inteligência artificial aplicada nos smartphones. Ela está presente desde o modo AI Booster, que turbina a velocidade do processamento, passa por ajustes automâticos da tela e chega, até mesmo, a regular o volume do toque e das notificações, reconhecendo o nível de ruído ao seu redor e tocando mais alto em uma sala barulhenta ou com volume bem baixo em uma ambiente silencioso, como um quarto de bebê, por exemplo.

Detalhe voleme zenfone 5


Do outro lado do ringue fica o Zenfone 4 com seu o Qualcomm Snapdragon 630, GPU Adreno 508 e 4 GB de RAM. Esse conjunto não é tão diferente do seu irmão mais novo. Porém, por vir com as melhorias esperadas nesse quesito, além do plus da inteligência artificial, é o novo Zenfone 5 que leva essa.

Em armazenamento nada muda

O espaço interno desses smartphones Asus é o mesmo, 64GB, que é uma ótima capacidade para não sofrer com falta de espaço por um bom tempo, além de entrada para cartões de memória de até 2 TB. Resumindo, nesse caso, em time que tá ganhando não se mexe.

O Zenfone 5 conta com câmera com sensor melhorado e que "pensa" pelo seu dono

Em câmeras o que já era bom melhorou. Os números na traseira são os mesmos tanto para o Zenfone 4 quanto para o Zenfone 5, eles são smartphones com câmera dupla, onde a primeira é de 12MP (f/1.8) e a segunda de 8MP com ângulo aberto de 120°. A principal diferença entre as gerações é que o sensor evoluiu saindo do Sony IMX362, no Zenfone 4, para o novo Sony IMX363 do Zenfone 5. Essa evolução no sensor, aliada as melhorias do software, proporcionam uma melhor captação de luz.


Na parte frontal os números se repetem também, com ambos smartphones apresentando 8MP (f/2.0).


Como dá para perceber a maioria dos números são os mesmos, o que faz a diferença por aqui é o sensor renovado do Zenfone 5 e toda a parte de inteligência aplicada em suas câmeras. São 16 diferentes tipos de situações em que a câmera identifica e se adapta, como em fotografia de cães e paisagens, por exemplo, além do processo de aprendizado contínuo com as principais preferências do seu dono. O futuro já chegou não é mesmo?!

Bateria inteligente e que aumenta a vida útil equipa o Zenfone 5

A bateria dos dois smartphones chegam com a mesma capacidade, 3.300 mAh, e suportam carregamento rápido, por meio do carregador ASUS BoostMaster. Porém, o Zenfone 5 tem a vantagem de contar com carregamento inteligente, fazendo com que a bateria tenha vida útil até duas vezes maior.

Quem ganha essa: Zenfone 5 ou Zenfone 4?

Como era esperado o Zenfone 5 ganha essa batalha. Ele é a evolução natural da linha e inseriu conceitos interessantes para os smartphones Asus, como a tela no padrão 19:9 e a inteligência artificial como forma de auxiliar as pessoas no dia a dia, mesmo que de forma invisível algumas vezes.


Já o Zenfone 4 é uma opção mais convencional e barata, que deve agradar quem procura um smartphone que apresente uma câmera de respeito, e boa taxa de processamento, por um preço um pouco mais camarada que o do Zenfone 5. 

Enquanto não chega o Zenfone 5, confira as diferentes ofertas para o Zenfone 4




Leia também:

Os melhores smartphones intermediários do momento

Os melhores smartphones custo-benefício do momento

Os melhores smartphones Asus do momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone