Final Fantasy XVI: requisitos mínimos e mais detalhes do game de RPG
Confira requisitos mínimos de Final Fantasy XVI no PC, antes exclusivo do PS5
Final Fantasy XVI é o mais novo capítulo na clássica saga de RPG da Square Enix, o décimo sexto jogo da série, apesar de não ser necessário ter jogado os anteriores para acompanhar sua história. Inicialmente lançado como exclusivo do PlayStation 5 em 2023, o jogo chegou agora também no PC com a história de Clive Rosfield e sua jornada de vingança. Separamos a seguir tudo que você precisa saber sobre Final Fantasy XVI, requisitos mínimos no PC, história, gameplay e mais.
Final Fantasy XVI pode ser comprado para PC pelo Steam e Epic Games Store por R$ 219,90 e para PlayStation 5 por R$ 349,90. Há também uma demo gratuita para experimentar o jogo.
- Melhores jogos para PC em 2024: veja 10 opções variadas
- Jogos mais jogados do mundo: 10 games populares em todo o planeta
- Melhores jogos Indie: 10 games independentes para se divertir à beça
Trailers de Final Fantasy XVI
História de Final Fantasy XVI
Final Fantasy XVI apresenta os gamers ao mundo de Valisthea, dividido em dois continentes e uma ilha com 5 reinos. Cada nação vive à sombra de grandes cristais que permitem que pessoas comuns utilizem magia. No entanto, este mundo está lentamente morrendo devido a uma Praga que está consumindo suas terras. Quanto mais a Praga avança, mais as nações lutam entre si por solo ainda fértil e recursos.
Neste mundo, as guerras são travadas com exércitos, mas principalmente com Dominantes, pessoas capazes de invocar o poder de criaturas gigantes chamadas Eikons. Estes seres são as tradicionais invocações de Final Fantasy como Titan, Shiva, Phoenix, Ifrit, entre outros. Devido ao seu enorme poder, os Dominantes podem mudar completamente o rumo de uma batalha.
Jogadores controlam Clive Rosfield, um guerreiro que protegia seu irmão mais novo Joshua, o dominante da Fênix, no Reino de Rosaria. Durante uma invasão ao reino, o misterioso Eikon de Ifrit surge e uma terrível batalha se inicia. Após esta fatídica noite, Clive parte em busca de vingança contra o dominante de Ifrit e acaba descobrindo mais sobre a verdade deste mundo.
Gameplay de Final Fantasy XVI
A jogabilidade de Final Fantasy XVI traz uma exploração semelhante à de Final Fantasy VII Remake e Final Fantasy VII Rebirth, com áreas abertas e trechos mais limitados, além de dungeons. O game não traz um mundo aberto como Final Fantasy XV, mas é possível explorá-lo e realizar missões paralelas além de apenas seguir a história principal de maneira linear.
O combate é onde o game realmente se destaca com foco totalmente na ação, semelhante a FFXV, FFVII Remake e FFVII Rebirth, porém ainda mais acelerado. Durante a aventura, Clive poderá absorver parcialmente habilidades de Dominantes e seus Eikons ganhando golpes poderosos e com belos visuais que podem ser usados para criar combos.
- Dragon Age: The Veilguard é novo RPG de ação da famosa série de jogos
- Elden Ring Shadow of the Erdtree: veja tudo sobre a expansão do game
Outros games da saga Final Fantasy
Além de Final Fantasy XVI no PC e PlayStation 5, jogadores também podem gostar de conhecer Final Fantasy XV no PlayStation 4, apesar de não haver conexões diretas entre as histórias dos capítulos. Também vale a pena conhecer a saga de Final Fantasy VII Remake e Final Fantasy VII Rebirth, este último ainda exclusivo do PS5.
- PlayStation 5 Slim: mais leve, elegante e com leitor de disco.
- PS5 vs PS5 Slim: diferenças entre os dois modelos
- PS5 Digital vale a pena em 2024? Veja prós e contras e decida!
Final Fantasy XVI: Requisitos mínimos
- Sistema operacional: Windows 10 ou 11 64 Bits
- Processador: Intel Core i5-8400 ou AMD Ryzen 5 1600
- Memória: 16 GB de RAM
- Placa de vídeo: Nvidia Geforce GTX 1070, AMD Radeon RX 5700, Intel Arc A580 c/ 8GB de VRAM
- DirectX: 12
- Armazenamento: 170 GB SSD de espaço disponível (SSD obrigatório)
- Outras observações: Performance de 30FPS a 720p esperada
PCs para jogar Final Fantasy XVI nos requisitos mínimos
Notebooks para jogar Final Fantasy XVI nos requisitos mínimos
Final Fantasy XVI: Requisitos recomendados
- Sistema operacional: Windows 10 ou 11 64 Bits
- Processador: Intel Core i7-10700 ou AMD Ryzen 7 5700X
- Memória: 16 GB de RAM
- Placa de vídeo: Nvidia Geforce RTX 2080, AMD Radeon RX 6700 XT c/ 8GB de VRAM
- DirectX: 12
- Armazenamento: 170 GB SSD de espaço disponível (SSD obrigatório)
- Outras observações: Performance de 60FPS a 1080p esperada
PCs para jogar Final Fantasy XVI na configuração recomendada
Notebooks para jogar Final Fantasy XVI na configuração recomendada
Quantos GB tem Final Fantasy XVI?
Final Fantasy XVI tem aproximadamente 170GB após ser instalado no computador, tamanho que pode aumentar com atualizações posteriores. Vale ressaltar que no PC é obrigatório armazenamento SSD. No PlayStation 5 a instalação é consideravelmente menor, porém ainda bastante espaçosa, ocupando por volta de 90GB.
Quantos gigas tem Final Fantasy XV?
Final Fantasy XV ocupa 100GB em sua instalação no PC e por volta de 90GB nos consoles PlayStation 4 ou PlayStation 5 pela retrocompatibilidade do videogame. Para fins de comparação, Final Fantasy XVI é bem maior nos PCs, mas praticamente igual nos consoles.
Quando sai FFXVI para PC?
Final Fantasy XVI ficou disponível para PC no Steam e Epic Games Store a partir do dia 17 de setembro de 2024, pouco mais de um ano após o jogo ter sido lançado com exclusividade temporária no PlayStation 5 em 22 de junho de 2023.
Quantas horas para zerar Final Fantasy XVI?
Leva por volta de 38 horas para terminar a campanha de Final Fantasy XVI, ou em torno de 58 horas com algumas missões paralelas extras. O tempo pode variar bastante dependendo do perfil do jogador, mais apressado e direto ou mais relaxado e explorador.