Ilustração de Valorant mostrando campo de batalha entre robôs e humanos de armaduras negras

Valorant: o que é e tudo que precisa saber sobre o FPS da Riot

Jogo de tiro criado pela mesmo produtora de League of Legends, saiba tudo sobre Valorant e conheça os melhores produtos para aproveitar o FPS

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Competindo com gigantes como CS:GO e Overwatch, Valorant é o jogo de tiro da Riot Games que já pode ser considerado um dos melhores jogos competitivos no Brasil, como mostramos em nossa lista.

Até pouco tempo atrás, a Riot cuidava apenas da sua “galinha dos ovos de ouro”, conhecida como League of Legends. Só que a companhia quis expandir seu portfólio e abocanhar uma parte dos jogadores que não curtem tanto MOBA, ao mesmo tempo que atraindo a curiosidade de sua base de fãs.

O resultado disso foi o colorido jogo de tiro com partidas 5x5, no qual cada jogador escolhe um “Agente" e deve conquistar objetivos para vencer a equipe inimiga. Tem curiosidade em conhecer o Valorant da Riot Games, mas não quer perder tempo com um jogo que talvez não valha a pena?

Então confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre Valorant e conheça também alguns dos melhores produtos para aproveitar o game ao máximo!

O que é Valorant?

Lançado em 2020, Valorant é um jogo de tiro online e multiplayer no qual dois grupos com cinco jogadores se enfrentam nos diversos mapas de Valorant, inspirados em locais do mundo real. Dependendo do mapa disputado, cada lado da disputa deverá alcançar um objetivo determinado ou impedir o outro lado de conseguir conquistar essa meta.

Lembra de Counter-Strike? Aqui a jogabilidade é bem parecida, tanto na busca pelos objetivos quanto em alguns detalhes, como a impossibilidade de reviver caso seja abatido. Quando isso acontece, você deverá esperar a rodada acabar, o que acontece quando um grupo alcança um objetivo ou elimina o seu esquadrão, para poder voltar a jogar.

Uma diferença crucial entre Valorant e as diferentes versões de Counter-Strike é que os Agentes, os personagens do game, possuem habilidades únicas que podem ser ativadas em meio a partida. Essas habilidades podem ser usadas para melhorar o ataque, encontrar inimigos escondidos ou dar suporte aos seus companheiros de equipe, dependendo do personagem que escolheu.

Nesse sentido, Valorant bebe da mesma fonte que Overwatch, sendo uma espécie de caminho do meio entre CS:GO e Overwatch.

Configurações do PC para jogar Valorant

Valorant é exclusivo para computadores. Por isso, é importante ficar atento aos requisitos mínimos e recomendados para conseguir rodar o game. Caso contrário, pode acabar perdendo um bom tempo baixando e instalando algo que não vai rodar no seu PC ou notebook. Mas vale mencionar aqui que, com o objetivo de atingir o máximo de jogadores possível, não é necessário ter um PC gamer premium para conseguir aproveitar o jogo.

A seguir, você verá quais requisitos para rodar Valorant, tanto os mínimos quanto os recomendados. Além destes requisitos de Valorant, vamos oferecer também uma opção de requisitos premium para quem realmente quiser extrair o máximo do game. A cada lista de especificações, colocaremos também uma sugestão de notebook que cumprirá as exigências para rodar o game.

Requisitos mínimos

  • Processador: Intel Core 2 Duo E8400 ou superior
  • Placa de vídeo: Intel HD 4000 (integrada) ou equivalente com 1GB de VRAM
  • Memória RAM: 4GB
  • Quantos GB têm Valorant? Ele exige ao menos 10GB livres para rodar

Confira um notebook capaz de rodar Valorant nos seus requisitos mínimos!

Requisitos recomendados

  • Processador: Intel Core i3-4150
  • Placa de vídeo: GeForce GT 730
  • Memória RAM: 4GB
  • Armazenamento disponível: 10GB mínimo

Confira um notebook capaz de rodar Valorant em seus requisitos recomendados!

Requisitos premium

  • Processador: Intel Core i5-4460 ou equivalente com 3,2GHz
  • Placa de vídeo: GeForce GTX 1050 Ti
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento disponível: 10GB mínimo

Confira um notebook capaz de rodar Valorant em seus requisitos premium!

Onde baixar Valorant e como instalar?

Vale mencionar aqui um detalhe importante sobre Valorant: o jogo é grátis e basta fazer o download e instalá-lo no seu computador para começar a jogar. Não sabe por onde começar? É só seguir os passos abaixo!

Passo 1. Acesse o site de Valorant e clique em “Jogue grátis”

Tela inicial do site de Valorant, com setas apontando para o botão escrito ˜Jogue grátis"
Clique em Jogue Grátis para criar sua conta no Valorant e baixar o game (Fonte: Reprodução/Riot Games)

Passo 2. Se você já é fã de longa data de League of Legends e tem uma conta Riot, basta clicar em “Fazer login”. Caso seja sua primeira vez em um jogo da empresa, clique em “Criar uma conta Riot”.

Página inicial de Valorant com quadrado marcando as opções de login no site
Crie sua conta ou aproveite sua conta Riot para ter seu login no jogo (Fonte: Reprodução/Riot Games)

Passo 3. Independentemente da opção que tenha escolhido, preencha o formulário para acessar sua conta no serviço. Você também pode optar por usar sua conta Google, perfil no Facebook ou ID Apple para fazer login.

Passo 4. Agora, é só clicar no botão “Baixar” para fazer download do cliente do Valorant.

Tela do site de download do Valorant, com setas apontando para o botão "Baixar"
Clique em Baixar para fazer download do cliente de Valorant (Fonte: Reprodução/Riot Games)

Passo 5. O download do cliente será curto, mas o jogo em si ainda não está baixado. Após o download, abra o cliente do Valorant e faça login novamente.

Passo 6. Depois, basta esperar o jogo terminar de baixar e você estará pronto para juntar os amigos e encarar as missões de Valorant!

Como começar a jogar Valorant?

Agora que você aprendeu como baixar Valorant e está o acessando pela primeira vez, não deixe de fazer o tutorial. Apesar de levar alguns minutos, ele te mostrará tudo o que precisa saber para começar a jogar e usar as habilidades de seus personagens.

A partir daí, você fica livre para começar a disputar as partidas do game! Para dar o pontapé inicial com o pé direito e começar a subir os ranks Valorant, confira as dicas a seguir.

Ilustração de um dos mapas de Valorant, mostrando uma base militar em uma montanha gelada
Aproveite as dicas abaixo para começar ganhando! (Fonte: Divulgação/Riot Games)
  • Entenda as vantagens e desvantagens de cada arma: cada equipamento do jogo tem usos indicados e contraindicados. Experimente usar diversas armas para entender como elas funcionam, quais são as mais vantajosas dependendo da situação e com quais você joga melhor.
  • Siga o time: mesmo que não conheça ninguém da sua equipe, vale lembrar que Valorant é um jogo de times. Isso significa que tentar bancar o “lobo solitário”provavelmente dará errado, além de não te dar a experiência para aprender a jogar com outras pessoas. No começo, o ideal é seguir sua equipe e ajudar o máximo que puder.
  • Se movimente: mesmo em situações de combate, evite ficar parado. Ao deixar de se mexer, você se torna um alvo fácil. O ideal é aprender a mirar ao mesmo tempo que se movimenta e evita ser alvejado.
  • Encontre outras pessoas para jogar com você: como um jogo de equipe, Valorant se torna ainda mais interessante quando você encontra mais gente interessada no game. Sendo assim, busque integrar grupos sobre o game ou convide amigos a jogar. Além da experiência ser mais divertida, você pode aprender mais rápido a desenvolver táticas e estratégias para vencer!
  • Experimente os diversos Agentes do game: cada personagem do jogo tem seu próprio conjunto de habilidades e vantagens. Em suas primeiras horas com o game, o ideal é usar diversos personagens. Assim, você consegue encontrar aqueles que vão mais de acordo com o seu perfil de jogo. Antes disso, porém, confira a seguir quem são os personagens de Valorant!

Quem são os Agentes do jogo?

Até o dia de fechamento dessa matéria (23/07/2021), Valorant conta com 16 Agentes. Para te ajudar a escolher com quem vai começar, elaboramos essa pequena lista com o perfil e a especialidade de cada um!

  • Jett: um ágil agente da Coreia do Sul, ele tem habilidades que permitem impulsionar seus movimentos.
  • Raze: a personagem apresentada no trailer acima, a brasileira conta com explosivos capaz de tirar os “campers”(jogadores que costumam atirar escondidos) de seus esconderijos.
  • Breach: o sueco chega ao campo de batalha com habilidades que permitem alterar o ambiente e abrir espaço entre os adversários.
  • Omen: esse Agente sombrio é especialista em alterar a visibilidade dos adversários, podendo cegá-los em momentos cruciais.
  • Brimstone: o militar traz consigo um arsenal de suportes no mapa que podem criar fumaça ou até mesmo atacar pontos específicos do mapa.
  • Phoenix: o britânico tem o poder das chamas ao seu redor e pode incendiar os oponentes, mas sua habilidade máxima é poder reviver uma vez ao ser abatido.
  • Sage: ideal para quem gosta de jogar como suporte, a Agente tem habilidades de cura, proteção e pode trazer aliados derrotados de volta à vida.
  • Sova: um atirador de elite, as habilidades de Sova o permitem encontrar e rastrear inimigos facilmente, tal qual um caçador.
Ilustração de Valorant mostrando o personagem Sova
Sova tem habilidades ideais para quem gosta de jogar no papel de atirador de elite (Fonte: Divugação/Riot Games)
  • Viper: a americana é expert em toxinas e usa seu conhecimento para minar as forças dos rivais com seu veneno.
  • Cypher: outro Agente que domina a tecnologia, suas habilidades envolvem deixar armadilhas no mapa que permitem a ele encontrar, rastrear e até imobilizar rivais.
  • Reyna: uma combatente natural, a mexicana é capaz de melhorar suas habilidades à medida que abate inimigos.
  • Killjoy: a engenheira tem à disposição robôs capazes de entrar em combate e derrotar inimigos por conta própria.
  • Skye: contraparte de Killjoy, Skye tem os animais como aliados, que também podem entrar para ajudar no combate.
  • Yoru: manipulando o espaço, esse Agente do Japão pode se transportar para lugares próximos ou simular passos para enganar adversários.
  • Astra: capaz de tomar forma astral e vagar livremente pelo campo, Astra pode plantar armadilhas cósmicas que vão afetar seus oponentes no mundo real.
  • Kay/O: um robô criado para neutralizar inimigos, as habilidades dele costumam atrapalhar ações de rivais ou até mesmo anular suas habilidades como um todo.
Ilustração de Valorant mostrando a personagem Astra
Os poderes de Astra a permitem criar uma projeção astral que permite prejudicar seus rivais no mundo real (Fonte: Divulgação/Valorant)

Melhores produtos para aproveitar Valorant ao máximo

No cenário de jogos competitivos, qualquer vantagem pode fazer toda a diferença. Estas recomendações podem tornar sua experiência mais divertida e ainda te garantir mais vitórias!

Headset Gamer Multilaser Warrior PH-143

Agora que você já sabe tudo sobre Valorant, chegou a hora de ver quais são os melhores produtos para aproveitar o game de tiro da Riot. Entre os periféricos que vão te ajudar a jogar melhor, o headset gamer é um item essencial.

Isso acontece pois a maioria dos jogos de tiro contam com uma tecnologia capaz de reproduzir o som a partir do lugar que ele saiu. Por exemplo, se um adversário está atirando atrás de você, o som será reproduzido a partir dessa posição, te permitindo identificar de onde ele vem sem precisar de qualquer sinalização.

Por isso, usar um headset gamer vai te permitir reagir mais rápido a ataques. Para te ajudar a jogar Valorant melhor, recomendamos o headset gamer Multilaser Warrior PH-143, que faz parte da nossa lista com os melhores headsets gamers custo-benefício. O headphone é preto com detalhes verdes vem com microfone embutido e oferece cancelamento de ruído, ideal para se concentrar em seus jogos.

Mouse Gamer Logitech G203

Um mouse gamer básico, o Logitech G203 é ideal para quem quer se tornar um profissional em Valorant. Com sensibilidade máxima de 8.000DPI, você pode executar movimentos e manobras mais rapidamente. Claro que isso exige bastante treino, já que a princípio você vai se mover demais acidentalmente.

Esse mouse gamer traz quatro botões programáveis que podem ser usados para ativar as habilidades dos personagens ou executar quaisquer comandos que você ache mais conveniente, sendo totalmente programáveis. Saiba mais sobre esse modelo em nosso review do Logitech G203 e não deixe de conferir também nossa lista com os melhores mouses gamers baratos!

Monitor Gamer AOC 24G2

Ideal para configurações básicas e intermediárias, esse monitor gamer da AOC tem resolução Full HD e frequência de 144Hz. Ou seja, o monitor é capaz de exibir o game rodando a 144 quadros por segundo, caso sua placa de vídeo também possibilite isso.

Preto e com detalhes em vermelho, esse monitor gamer de 24 polegadas possui base flexível e você pode ajustar a altura e até mesmo o ângulo do monitor. Vale mencionar que ele também pode ficar na vertical, então ele consegue ser bom para jogar Valorant e até mesmo para trabalhar ou estudar. Veja nossa análise completa do monitor gamer AOC 24G2 e nossa lista com os melhores monitores 144Hz do ano!

Cadeira Gamer 3013 Pelegrin

Uma das melhores cadeiras gamers baratas, esse modelo da Pelegrin pode ser encontrado por menos de R$ 1.000. A cadeira gamer é um item bem útil para diminuir os danos causados pelo longo tempo jogando sentado. Além disso, os modelos proporcionam conforto e permitem que faça ajustes para que tenha o máximo de ergonomia possível ao jogar.

O modelo 3013 da Pelegrin possui as funcionalidades acima, além de ser inclinável em até 180 graus. A cadeira também vem com almofadas para o pescoço e para a coluna de quem está jogando. Confira o modelo abaixo e veja também nossa lista com as melhores cadeiras gamers baratas!