Xbox One vs PS4: qual console comprar?

O Zoom separou uma lista com todos os detalhes sobre o Xbox One e o PS4. Confira e descubra qual é o melhor console para você.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Desde o lançamento do Xbox One e do Playstation 4 em 2013, os dois consoles balançaram o mundo dos games e dividiram opiniões. Ambos os videogames disputam o coração e o bolso dos aficionados por jogos.

Por isso, os colocamos lado a lado, e comparamos detalhes como preço, ficha técnica e recursos adicionais para que você decida qual deles vai ganhar um espaço em sua sala: Xbox One ou PS4?

Conheça nossos artigos e fique por dentro dos melhores produtos, guias de compra, lançamentos e mais!

Conheça o canal do Zoom no YouTube:

Leia também: PS5 vs Xbox Series X: qual é o melhor console da nova geração?

Produto indisponível

Produto indisponível

CPU
AMD Jaguar x86-64 (8 núcleos)
Single-chip AMD Jaguar x86-64 (8 núcleos)
GPU
AMD Radeon GCN (1,23 TFLOPS)
AMD Radeon GCN (1,84 TFLOPS)
Armazenamento
500 GB, 1 TB ou 2 TB
500 GB ou 1 TB
Retrocompatibilidade
Sim
Não
Conexão sem fio
Sim
Sim
Conexão a cabo
Sim
Sim
Conectividade

HDMI

USB 3.0

Bluetooth

HDMI

USB 3.0

Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Confira as nossas apostas para a Black Friday e veja os melhores produtos para comprar com desconto!

Desempenho

PS4 e Xbox One têm processador e GPU bem similares

Potência é algo que você encontra tanto no Xbox One quanto no Playstation 4. Seus processadores são parecidos e entregam rapidez, tanto no andamento dos games quanto nas respostas de comando.

As suas unidades de processamento gráfico (GPUs) também não têm grandes disparidades, exceto por uma pequena diferença nos gráficos do PS4. Ele encara 1,84 TFLOPS, enquanto o Xbox One entrega 1,23 TFLOPS. Apesar de não ser muito significativo, pode ser decisivo para quem busca a melhor qualidade gráfica.

Exemplo de gráfico PS4

Retrocompatibilidade

Consoles têm o mesmo espaço, mas só o Xbox é retrocompatível

Os fãs de Playstation já estão acostumados: para este console, nada de retrocompatibilidade. No Playstation 4, só rodam os jogos para PS4 mesmo. O que é uma pena, pois se você quiser jogar algum game lançado para PS3 na versão mais atual do console, vai precisar comprá-lo novamente.

Neste ponto, a Microsoft leva a vantagem, pois o Xbox One disponibiliza vários títulos do Xbox 360, de forma gratuita, para você jogar. Basta ter o jogo e verificar se ele está na lista de títulos disponíveis. Sendo assim, você vai poder se divertir com jogos para Xbox One, e também com alguns jogos para Xbox 360.

Xbox One é retrocompatível

Em relação à capacidade de armazenamento, tudo igual para ambos: 500GB. Um bom tamanho, já que tanto o PS4 quanto o Xbox One trazem alguns aplicativos pré-instalados e contam com modos diferentes de salvar o andamento do jogo, o que ocupa espaço na memória.

Conectividade

Ambos os modelos oferecem vantagens

No quesito conectividade, você pode aproveitar bastante os modelos, já que tanto o Xbox One quanto o PS4 podem se conectar à internet, sendo modelos de videogame com Wi-Fi. E o interessante é que você tem ainda mais opções para isso.

Além do Wi-Fi, o Xbox One e o Playstation 4 contam com entradas Ethernet, que permite conexão a cabo. Graças a isso, você pode acessar as lojas online Xbox Live e Playstation Network, respectivamente, e compartilhar suas experiências com outros jogadores, participar de torneios e comprar jogos e créditos.

E quando se trata de conexões físicas com outros dispositivos, o PS4 sai na frente. Os dois consoles trazem entradas USB 3.0 e HDMI, mas apenas o Playstation 4 tem Bluetooth.

Recursos extras

Além de um console de videogame

A combinação de acesso à internet e aplicativos indica que os consoles de videogame não são mais apenas plataformas para jogos, mas oferecem opções de entretenimento também. O Xbox One, o videogame da Microsoft, e o PS4 já vêm com programas instalados, como Skype e Netflix.

No entanto, nesse quesito, o Xbox One conta com uma funcionalidade interessante: se você tem TV a cabo, pode conectá-la ao console e assistir a seus programas favoritos a partir dele, organizando todos esses conteúdos, e isso tudo sem precisar trocar o input da televisão.

Controles

Evoluções no PS4 e no Xbox One

Nesse quesito, escolher entre Xbox One e PS4 vai depender do seu objetivo ao adquirir um console de videogame. O DualShock 4 do PS4, o videogame da Sony, apresenta o touchpad. Esse recurso, aparentemente simples, ajuda e muito na navegação de mapas, por exemplo, presente em muitos jogos, principalmente os que são centrados em missões. Outra funcionalidade prática é a entrada para fones de ouvido.

Controle DualShock PS4

Já o Xbox One tem um joystick eficiente, mas o destaque vai para o Kinect, que entrega um controle preciso por movimentos, e agora traz também o controle por voz. Você pode ligar o console, trocar de canais se a sua TV for conectada a ele, entre outros comandos que vão aumentar sua interação com o Xbox One como centro de entretenimento, não só como console.

Veja preços do Xbox One e do Playstation 4

Agora que você conferiu todas essas informações fica mais fácil escolher entre PS4 ou Xbox One, não é mesmo? Mas, se você quiser continuar a pesquisa e conhecer outras marcas e modelos de videogame, o Zoom oferece muitos outros consoles para você fazer a escolha certa na hora da compra.

Quer saber mais sobre games? Veja outros artigos aqui no Zoom!

Leia também: