Os 10 Melhores Livros de História do Brasil em 2018
"Um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la". Se você já ouviu essa frase de Edmund Burke, sabe que estudar história é fundamental para o progresso. Mais que uma disciplina obrigatória na escola, é uma chance de conhecer o que passou. Então, recorrer aos melhores livros de história do Brasil é um jeito de explorar esse conhecimento. Não sabe por onde começar? Separamos os 10 melhores livros de história do Brasil para você con

"Um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la". Se você já ouviu essa frase de Edmund Burke, sabe que estudar história é fundamental para o progresso.
Mais que uma disciplina obrigatória na escola, é uma chance de conhecer o que passou. Então, recorrer aos melhores livros de história do Brasil é um jeito de explorar esse conhecimento.
Não sabe por onde começar? Separamos os 10 melhores livros de história do Brasil para você conhecer ainda mais a história do país. Confira!
O Diabo e a Terra de Santa Cruz
Escrito por Laura de Mello e Souza, o livro "O Diabo e a Terra de Santa Cruz" remete aos tempos do Brasil Colônia. Nessa época, a feitiçaria era vista de uma forma muito negativa e causou grandes impactos na história. O livro traz o primeiro estudo sobre o tema, com um grande registro da religiosidade da cultura pré colonização.
O livro "O Trato dos Viventes", criado por Luiz Felipe de Alencastro, apresenta como ocorreu o sistema de exploração portuguesa baseado no escravismo. Além de demonstrar a vivência dos escravos no Brasil, mostra como aconteceu o tráfico da Angola, e como os fatos lá ocorridos afetaram o nosso país na época.
Histórias da Gente Brasileira
Obra de Mary del Priore, "Histórias de Gente Brasileira" muda a perspectiva do estudo sobre a história brasileira. Em vez de focar em grandes atos e momentos marcantes, a autora conta hábitos e ocorrências da vida cotidiana dos brasileiros em várias épocas. No primeiro volume, há várias histórias da época do Brasil Colônia.
1822
De Laurentino Gomes, "1822" é um dos maiores sucessos do autor. É o segundo livro de uma trilogia e conta a história referente à conquista da independência do Brasil. O autor aborda os aspectos fundamentais do marcante 7 de setembro e seus impactos no cenário político da época.
Índios no Brasil - História, Direitos e Cidadania
Em "Índios No Brasil - História, Direitos e Cidadania", a autora Manuela Carneiro da Cunha traz um estudo histórico e antropológico sobre a figura do índio no Brasil. Os capítulos tratam da visão quanto aos povos originais, da relação com os colonizadores, da política indigenista e de alguns aspectos, como diversidade e preservação cultural.
Com uma visão completa sobre o período do século XIV ao XIX, a autora Katia M. de Queirós Mattoso conta a história da escravidão no Brasil e na América no livro "Ser Escravo no Brasil". Ao se colocar em uma posição como os nativos africanos, demonstra o papel desse povo no processo de construção do país.
Ordem e Progresso
Escrito por Gilberto Freyre, o livro "Ordem e Progresso" traz a visão de um dos maiores historiadores do Brasil. A obra abrange, com um tom pra lá de provocativo, o período de transição entre monarquia e república. Ele também inclui a abolição da escravidão e até o processo de industrialização nas terras tupiniquins como assuntos presentes no livro.
História Concisa do Brasil
Criado por Boris Fausto, um dos principais nomes brasileiros, o livro apresenta uma síntese dos fatos importantes do Brasil. Já atualizada, a obra inclui até análises sobre o futuro e acontecimentos referentes a 2010. Mais que um mero resumo, é um dos melhores livros de história do Brasil, principalmente para quem está no Ensino Médio.
Raízes do Brasil
Com a autoria de Sérgio Buarque de Holanda, "Raízes do Brasil" é uma das obras mais importantes a respeito do tema. Ela mistura história e sociologia e conta, com estilo próprio, o surgimento do país e quais são as principais raízes. Assim como as outras obras presentes nesse artigo, "Raízes do Brasil" também é considerado um dos melhores livros de história do Brasil para quem se interessa em conhecer as raízes do país mais a fundo.
A obra de José Murilo de Carvalho mostra qual foi o longo caminho percorrido pela democracia brasileira. "Cidadania no Brasil" explora desde os primeiros anos após a independência, passa pela criação de República e chega aos movimentos de rua após 200 anos em busca de cidadania.
Os melhores livros de história do Brasil para Ensino Médio oferecem visões únicas sobre o passado. Assim, é possível entender as raízes e até virar as atenções para o futuro.
Quer outras recomendações? Aproveite e veja nossas 35 indicações dos melhores livros de 2019!