Logo Zoom
Logo Zoom
Carregando ofertas com cashback...

A literatura brasileira floresceu junto com a introdução do idioma português no país. Por meio dela diversos autores trataram sobre o Brasil colônia, suas revoluções e acontecimentos históricos.

Após o declínio do romantismo, o período literário realismo dominou o país e foi justamente nessa época que um dos maiores escritores brasileiros desenvolveu parte de seus livros: Machado de Assis.

Neste artigo, mostraremos não só um pouco mais da história do autor de grandes clássicos literários brasileiros, mas uma lista com as suas melhores obras. Confira!

Helena

O livro Helena foi publicado em 1876 e é uma das primeiras obras de Machado de Assis. O romance conta a história de uma jovem que recebe uma grande herança do seu suposto pai, a qual ela sabia não ser o verdadeiro, mas aceitou para ascender socialmente.

A trama se desenvolve com Helena convivendo com a sua nova família, tia e meio-irmão, encantando todos ao seu redor, tanto que seu falso meio-irmão se apaixona perdidamente por ela.

Publicidade

Dom Casmurro

O clássico Dom Casmurro, publicado em 1899, conta a história de Bento Santiago e como recebeu o título de Dom Casmurro. A partir disso, ele começa a rememorar a sua vida, desde a sua infância.

O enredo mostra a promessa feita pela mãe de Bentinho de levá-lo ao seminário, sua paixão por Capitu e a promessa de fugir do seminário para casar-se com ela. A partir disso, a história se desenvolve com o casamento de Capitu e Bento e a sua suspeita de traição, especialmente pela semelhança do filho do casal com um amigo falecido.

Memórias Póstumas de Brás Cubas

O livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, publicado em 1880, é narrado em primeira pessoa por Brás Cubas, um homem falecido, mas que desejava escrever a sua biografia.

A obra começa com a explicação sobre o funeral e a causa de sua morte, depois revive momentos da vida de Brás Cubas, como o que antecedeu ao óbito, suas paixões e até a sua infância.

O Alienista

O Alienista, por sua vez, é uma obra literária humorística publicada em 1882. O livro conta a história de Doutor Bacamarte, que se casa com a sua mulher devido às suas características mentais e físicas para conceber um filho, o que não acontece.

Assim, ele busca se aprofundar nos seus estudos da medicina, especialmente sobre a loucura. Logo, cria a Casa Verde, uma espécie de manicômio, a fim de abrigar todos os loucos da região. Com o tempo, esse número vai crescendo devido aos desvios de personalidades encontrados na sociedade, fazendo com que 75% da cidade seja internada.

Quem foi Machado de Assis?

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 1839 na cidade do Rio de Janeiro. O menino de família pobre, pouco estudou, nunca tendo frequentado a universidade. No entanto, segundo estudiosos, ele buscou ascender socialmente e, para isso, abasteceu-se de superioridade intelectual e cultura, ocupando cargos públicos no Ministério da Agricultura, Comércio e Obras.

A sua carreira como escritor foi marcada pela publicação de suas poesias e crônicas no jornal Diário do Rio de Janeiro. No entanto, seu primeiro soneto estampou as páginas do Periódico dos Pobres, publicação trissemanal que substituiu o jornal O Annunciador.

Após o trabalho como jornalista, Machado de Assis começou a escrever suas obras literárias, que até hoje são aclamadas pela crítica, além de serem objetos de estudo em muitas escolas. O seu primeiro livro foi Ressurreição.

Aliás, vale destacar que o seu legado não inclui somente escritos, mas também a criação da Academia Brasileira de Letras junto de outros amigos escritores. A seguir falaremos mais sobre algumas dessas obras marcantes.

A lista é apenas um pequeno recorte da obra literária de Machado de Assis. Esperamos que você tenha gostado do artigo. Não deixe de ler sobre os melhores livros de fantasia para ler!

Leia mais sobre
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade