Logo Zoom
Logo Zoom

Winter is coming. E está bem perto! A última temporada de Game of Thrones estreia no dia 14 de abril. Faltando menos de quinze dias para o retorno da série, você confere a lista com os 6 melhores livros para os fãs do universo fantástico criado por George R. R. Martin.

GoT vai terminar, mas para continuar no clima de Westeros você pode embarcar em outra jornada. Preparado? Então escolha o universo que faz mais seu estilo e comece agora mesmo!

As mulheres como protagonistas em As Brumas de Avalon

O clássico é considerado a versão literária definitiva das lendas arturianas contada pelos olhos de mulheres poderosas, como a Fada Morgana e a rainha Genebra. Assim como na narrativa de George R. R. Martin, as mulheres têm papel de protagonistas no enredo de Marion Zimmer Bradley que remonta a história do rei Artur.

O romance traz ambição, lealdade, magia, sensibilidade e intrigas. Com enredo envolvente e muito bem escrito, As Brumas de Avalon promete prender sua atenção narrando a missão de levar ao trono um homem capaz de unir a Bretanha e vencer os saxões.

Uma névoa misteriosa que provoca esquecimento em O Gigante Enterrado, de Kazuo Ishiguro

O livro traz a história de uma terra marcada por guerras e envolta em uma misteriosa névoa que apaga a memória dos habitantes da Grã-Bretanha. É o primeiro romance do gênero fantasia de Kazuo Ishiguro e comprova a capacidade do autor de se reinventar a cada título.

A mistura de elementos fantásticos com o sentimento anti guerra soa familiar para quem acompanha Game of Thrones. A obra aborda temas sensíveis como humanidade, amor, guerra e lembranças, assim como no universo criado por George R. R. Martin.

Conheça uma garota africana com superpoderes em Quem Teme a Morte

O livro traz a história de uma jovem mulher chamada Onyesonwu – nome que pode ser traduzido como “Quem teme a morte” – que descobre ter superpoderes. Em uma terra devastada, a moça se dá conta de que pode se transformar em qualquer animal que desejar e que foi escolhida para salvar a humanidade.

O enredo é repleto de fantasias, batalhas, tecnologia, discriminação, conflitos e sonhos. A narrativa é, ao mesmo tempo, inquietante e poética. O romance distópico se destaca por ter como local principal de sua narrativa a África e sua autora, Nnedi Okorafor, ter sido elogiada pelo prêmio Nobel nigeriano Woyle Soyinka.

Além da fantasia, a ligação com Game of Thrones vai além. O autor da série, George R. R. Martin, foi escolhido em 2017 para adaptar o livro Quem Teme a Morte para a televisão.

Reviravoltas e aventuras em O Último Reino

A obra é o primeiro volume da série Crônicas Saxônicas. O Último Reino conta a história de Alfredo, o Grande. O autor reconstrói a trajetória do monarca que salvou o território britânico dos vikings.

O livro é cheio de reviravoltas com ação e suspense, além de trazer alguns elementos que também percebemos em Game of Thrones: histórias bem escritas e aventura na dose certa. A série Crônicas Saxônicas narra eventos sobre a Grã-Bretanha do século IX e X.

Com uma ambientação que se assemelha a da série de George R. R. Martin, as aventuras contadas por Bernard Cornwell se passa no período da invasão da Dinamarca e traz a história do lorde saxão Uhtred de Bebbanburg. Assim como GoT, os dois primeiros livros de Crônicas Saxônicas foram adaptados para a televisão com o nome de Last Kingdom pela BBC.

Grandes conflitos da realeza em A Rainha Branca

O livro traz a ascensão de Isabel Woodville, uma plebeia que trilha seu caminho até alcançar a realeza. A história se passa no século XV. O conflito presente na verdadeira Guerra das Rosas e utilizado na obra pode ser comparado aos conflitos entre Starks e Lannisters, já que a série de George R. R. Martin também é inspirada nessa guerra histórica.

A trama é intrigante e dramática, sendo Philippa Gregory considerada uma das mais talentosas escritoras de ficção histórica da atualidade. O romance é o primeiro volume da trilogia que conta a luta dinástica pelo trono da Inglaterra ao longo de 30 anos (Guerra das Rosas).

Conheça a sociedade complexa de Mistborn

Série de alta fantasia que também pode conquistar os fãs de Game of Thrones. A obra de Brandon Sanderson aborda a submissão de um povo perante um soberano imortal. A sociedade da série é amedrontada e dividida em classes.

Assim como em GoT, existe em Mistborn uma complexidade na estrutura social e mágica no universo da série. A trama é completa e não deve ser ignorada por quem é aficionado pelo gênero fantástico.

George R. R. Martin: o criador de As Crônicas de Gelo e Fogo

George Raymond Richard Martin, mais conhecido como George R. R. Martin, é roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia norte-americano. Nascido em setembro de 1948, Martin é famoso por escrever a série de livros de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo. O autor foi colocado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2011 pela revista TIME.

A carreira de escritor começou na década de 70, quando iniciou sua produção de contos de ficção científica. Apesar das dificuldades, como ter suas histórias rejeitadas por diferentes revistas, George R. R. Martin não desistiu.

Na década de 80, Martin começou a escrever para televisão e trabalhar como editor de livros. Como editor, o autor supervisionou o desenvolvimento da série Wild Cards, com mais de vinte volumes publicados.

No começo da década de 90, Martin começou a escrever sua série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo com sete volumes planejados. Os livros se tornaram febre e muitos ocuparam várias vezes a lista dos mais vendidos com 30 milhões de livros vendidos ao redor do mundo. Em 2011, a HBO estreou a primeira temporada de Game of Thrones, em que os dez episódios retratam o primeiro livro da série do autor.

Leia também: