Volta às Aulas: Os Melhores Livros Paradidáticos para Ler em 2019
Quando falamos de livros paradidáticos não falamos apenas de livros infantis. Esse gênero é mais abrangente: existem coleções para todas as etapas de escolaridade e, por esse motivo, fazem parte do material escolar de alunos de todas as idades. Embora o termo se pareça com os de livros didáticos, a principal diferença entre eles é que os livros paradidáticos tornam os conceitos de mundo mais profundos, muitas vezes não discutidos pela forma didática de algumas obras. Dessa forma, os livros did

Quando falamos de livros paradidáticos não falamos apenas de livros infantis. Esse gênero é mais abrangente: existem coleções para todas as etapas de escolaridade e, por esse motivo, fazem parte do material escolar de alunos de todas as idades.
Embora o termo se pareça com os de livros didáticos, a principal diferença entre eles é que os livros paradidáticos tornam os conceitos de mundo mais profundos, muitas vezes não discutidos pela forma didática de algumas obras.
Dessa forma, os livros didáticos ensinam o passo a passo de algum conceito e métodos para transformar uma teoria em prática. Já os livros paradidáticos, oferecem a oportunidade de dialogar sobre temas de alta relevância para o desenvolvimento ético, social e cultural do leitor, e, mesmo não sendo didáticos, podem ser usados também para esse fim, justamente por esse motivo.
A partir dessa descrição, você sabe o que são livros paradidáticos e certamente está se perguntando se leu algum sem saber que ele fazia parte desse gênero. A importância desse tipo de livro está na ampliação da grade programática das escolas para que os alunos conheçam autores consagrados e absorvam melhor o conteúdo.
Pensando nisso, selecionamos os melhores livros paradidáticos para você ler em 2019. Confira nossa lista!
O Golpe de 1964 e A Ditadura Militar - Júlio José Chiavenato
O livro fala de violência política e descreve torturas, mortes e perseguições no período da ditadura no Brasil a toda e qualquer forma de expressar e pensar que não seguisse os moldes dos militares e como o fato "destruiu a economia, institucionalizou a corrupção e fez da tortura uma prática política. Envelheceu a nação e abalou o caráter brasileiro."
O livro discute a atual posição mundial em relação aos conflitos no Oriente Médio, relacionada aos fatores-chave para a manutenção da guerra na região, à falta de solução para a questão, ações militares recentes,os desdobramentos da Primavera Árabe e os maiores desafios para resolver os conflitos.
O livro aborda questões sobre o tabagismo e as drogas por meio de perguntas, respostas e um diálogo franco com o leitor para atingir o interesse dos adolescentes.
Com o livro é possível analisar a escravidão e suas terríveis implicações para a sociedade atual: a mudança dos nativos africanos, como ocorria o tráfico marítimo nos tumbeiros, a exploração em diferentes regiões econômicas, a brutalidade dos castigos e as resistências dos cativos.
Para educação infantil
- O Crocodilo Sorridente;
- Bubba, Cadê Você?;
- Estrelas e Planetas;
- A Primavera da Lagarta;
- Por Que Não Posso?;
- Qual É a Cor do Amor?;
- É Assim Que Eu Sou.
- A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira;
- Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos;
- O Alienista, de Machado de Assis;
- Cem Dias entre Céu e Mar, de Amyr Klink;
- Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto;
- Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
O livro paradidático pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, pois incentiva a discussão em sala de aula sobre os assuntos mais relevantes para a formação ideológica, social e cultural do aluno.
Cabe ao professor definir junto à escola qual conteúdo é mais indicado para a fase de desenvolvimento de seus alunos.
Agora que você sabe o que são livros paradidáticos, que tal conhecer as melhores biografias do momento?