Qual a melhor máquina de costura doméstica? Veja 10 opções

Confira o nosso ranking com as melhores máquinas de costura domésticas para comprar em 2020.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

As máquinas de costura domésticas são muito populares mundo afora. Seja para fazer um ajuste pequeno na roupa, bainhas ou até costuras maiores, como jeans, lençóis e cortinas, é fundamental analisar cada detalhe antes de comprar o produto. Para ajudar você, que busca uma máquina de costura doméstica e não sabe qual a melhor, preparamos um ranking com 10 opções disponíveis aqui no Zoom.

(Imagem: Reprodução/Shutterstock)
(Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como escolhemos as melhores máquinas de costura domésticas em 2020?

Pesquisamos os modelos de máquina de costura doméstica mais buscados pelos usuários do Zoom e na internet e analisamos os recursos oferecidos, custo e outros diferenciais. Assim, reunimos aqui as 10 melhores opções para você comprar em 2020. Quando fizer sua busca pela melhor máquina de costura doméstica aqui embaixo, você vai encontrar preços bem variados, já que cada modelo oferece recursos e designs para gostos diferentes.

Há modelos de máquina de costura doméstica com overloque, máquina de costura eletrônicas, além de uma gama de tecnologia oferecida pelas marcas. Também selecionamos produtos mais simples para quem quer saber qual a melhor máquina de costura doméstica para iniciantes.

Antes de comprar sua máquina de costura doméstica, vale a pena checar o espaço disponível em casa, o tipo de tecido que deseja costurar, além de quanto pode pagar pelo produto. Dê um Zoom e não se esqueça de analisar o tipo de tensão (127v ou 220v)!

1. Máquina de Costura Singer Facilita Pro 4432: mecânica tradicional e resistente

A Singer Pro 4432 é uma máquina de costura doméstica resistente. Embora seja mecânica, controlada manualmente, se destaca pela velocidade de 1.100 pontos por minutos. Para quem quer agilidade na costura, está aí uma opção. A agulha dupla desse modelo é uma vantagem se você faz costuras paralelas e aplicações; além disso, ele conta com overloque, recurso que possibilita um melhor acabamento nos tecidos, evitando que eles desfiem.

Ao todo, a máquina Singer tem 32 pontos flexíveis e decorativos, como ziguezague, ponto invisível, costura reta e pontos flexíveis decorativos (para cotton e lycra, por exemplo). Para quem costura mangas, punhos e barras de camisas, essa máquina de costura Singer oferece a opção Braço Livre, É só remover a base da máquina para ajustar. O comprimento e a largura são ajustáveis e fica fácil fazer uma casa de botão fazendo apenas um movimento. Ah, a base ela é feita em aço inox e ela se adapta bem a qualquer superfície plana e seca.

Ficha técnica da Máquina de Costura Doméstica reta Singer Facilita Pro 4432

  • Tipo: Manual
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Elásticos, Leve, Médio
  • Número de pontos: 32 pontos
  • Caseador: Manual
  • Costura: Reta, Ziguezague, 3 Pontinhos, Ponto Invisível, Pontos Decorativos, Pontos Flexíveis, Decorativos, Reta Flexível, Overloque

2. Máquina de Costura Doméstica Singer Facilita Pro 4423: mecânica e velocidade de até 1.100 pontos por minuto

Lado a lado do modelo 4423 da marca, a máquina de costura doméstica Singer Facilita Pro 4423 também é mecânica e só perde para anterior porque tem 22 pontos, como reta, ziguezague, ponto invisível, pontos flexíveis, decorativos e 3 pontinhos.

Dentre as vantagens, essa versão da Singer Facilita Pro conta com as funções de costura e bordado para pregar botão e zíper e também é uma máquina de costura com overloque e rápida, com a velocidade de 1.100 pontos por minuto.

Ficha técnica da Máquina de Costura Singer Facilita Pro 4423

  • Tipo: Manual
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Elásticos, Leve, Médio
  • Número de pontos: X pontos (3 a 120)
  • Caseador: Manual
  • Costura: Reta, Ziguezague, Ponto Invisível, Pontos Flexíveis, Pontos Decorativos, 3 Pontinhos, Ponto Overloque

3. Máquina de Costura Doméstica Singer Starlet 6680: a melhor opção eletrônica

Para quem busca uma máquina de costura eletrônica, vale a pena dar uma olhada no modelo Singer Starlet 6680. Esta máquina de costura doméstica Singer tem 74 pontos, sendo 64 deles pontos flexíveis decorativos para você decorar peças de cama, mesa e banho e customizar outros tecidos já prontos. Tudo isso em uma velocidade de até 750 pontos por minuto.

Além dos principais recursos, como ziguezague, 3 pontinhos, para peças como lingerie, ponto tipo overloque, costura reta, ponto invisível, entre outros, com essa máquina de costura eletrônica Singer você faz todas as seleções e ajuste de pontos no painel LCD. É a opção ideal para ter um controle preciso do ponto.

Prática para quem costura muitos botões, a Starlet 6680 ainda conta com passador de linha na agulha que usa uma pequena alavanca para isso. Para tornar mais prática a costura de bainhas, punhos ou mangas de camisa, o Braço Livre permite remover a base da máquina de costura doméstica. Já o recurso de mesa extensora amplia a mesa, que é de metal e estável.

Ficha técnica da Máquina de Costura Singer Starlet 6680

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Elásticos, Leve, Médio
  • Número de pontos: 74 pontos
  • Caseador: Não informado
  • Costura: Reta, Ziguezague, 3 Pontinhos, Ponto Invisível, Pontos Flexíveis Decorativos, Pontos Caseados, Ponto Overloque, Reta Flexível

4. Máquina de Costura Doméstica Singer Ultralock 14SH754: rápida, portátil e com overloque

A máquina de costura doméstica Singer Ultralock 14SH754 é a melhor opção para quem precisa de rapidez e prática na costura: a máquina atinge velocidade de 1.300 pontos por minuto e tem seis tipos de ponto overloque (estreito, largo, fecho plano, bainha enrolada, ponto cadeia e overloque com dois fios).

Desenvolvida para uso doméstico, é um modelo portátil e ideal para quem usa bem os pontos de overloque, pois são seis tipos disponíveis: estreito, largo, fecho plano, bainha enrolada, ponto cadeia e overloque com dois fios. Você também consegue fazer leves franzidos e babados – e esse é seu diferencial, já que muitas máquinas não funcionam assim.

Vale citar que a máquina de costura Singer Ultralock 14SH754 também tem Braço Livre para facilitar a costura em mangas, punhos e barras, é possível ajustar o comprimento do ponto e tem uma estrutura interna de metal que aumenta a estabilidade na costura. Além disso, ela tem passagem de linha identificada por cores.

Ficha técnica da Máquina de Costura SInger Ultralock 14SH754

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica, Portátil
  • Tipo de tecido: Elástico, Leve, Médio
  • Número de pontos: 6 pontos
  • Caseador: Não possui
  • Costura: Bordado, Overloque

5. Máquina de Costura Doméstica Singer Simple 3232: ideal para bordados livres

Para quem busca uma máquina de costura doméstica mais básica, suficiente para fazer pequenos ajustes e trabalhos simples em casa com qualidade, a Singer Simple 3232 pode ser vantajosa. Com 31 pontos divididos entre pontos básicos, decorativos, essenciais e flexíveis, além de uma casa de botão em único passo, a máquina de costura doméstica elétrica Singer conta com recursos ajustáveis para largura e comprimento e alcança uma velocidade de até 750 pontos por minuto.

Dentre as vantagens da máquina de costura doméstica Singer Simple, destacamos a placa isoladora de dentes, ideal para bordados livres e prender botões com mais facilidade, e o passador de linha na agulha. Esse modelo também dispõe do Braço Livre.

Ficha técnica da Máquina de Costura Singer Simple 3232

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Leve, Médio
  • Número de pontos: 31 pontos
  • Caseador: Automático
  • Costura: Pontos Flexíveis, Reta, Ziguezague

6. Máquina de Costura Doméstica Singer Tradition 2250: elétrica com recursos avançados

Máquina de costura doméstica ideal para quem utiliza recursos mais avançados, a Singer Tradition 2250 é elétrica e tem 9 pontos essenciais e decorativos. Com ela você pode ajustar o comprimento do ponto da costura reta em 4mm e fazer pespontos. A opção ziguezague também está disponível, assim como os 3 pontinhos, pontos invisíveis e casa de botão. Tudo isso em uma velocidade de 750 pontos por minuto.

Essa máquina de costura doméstica Singer tem a opção de Braço Livre para costurar mangas de camisas e punhos com mais liberdade, e conta com uma estrutura reforçada de metal para oferecer melhor estabilidade.

Ficha técnica da Máquina de Costura Singer Tradition 2250

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Elásticos, Leve, Médio e/ou Pesado
  • Número de pontos: 9 pontos
  • Caseador: Automático
  • Costura: Reta, Pontos Decorativos, Pontos Flexíveis, Ziguezague, Ponto Invisível, Reversa

7. Máquina de Costura Doméstica Elgin Genius Plus JX-4035: opção portátil com 31 pontos

A máquina de costura doméstica Genius Plus JX-4035 é ideal para costurar, customizar, personalizar e criar peças de roupa do início ao fim, patchwork (retalho). Ao todo, são 31 pontos diferentes para costura. Portátil, essa máquina de costura Elgin Genius, que conta com alças para o transporte, tem uma base larga para favorecer uma costura sem trepidações. Essa base, onde ficam guardados os acessórios (bobinas, agulhas, escovinha, entre outros), é removível para que você possa usar o recurso Braço Livre e costurar mangas de camisas e fazer bainhas em calças.

Esse modelo possui, ainda, caseador de quatro passos, enchedor de bobina automático e cortador de tinha para agilizar o processo da costura. Para reforçar e arrematar a sua costura, mantendo todo o trabalho realizado, a máquina de costura doméstica Elgin Genius Plus oferece a alavanca de retrocesso. Outro destaque da máquina de costura Elgin Genius Plus JX-4035 é a luz de led para iluminar as peças que costura.

Leia mais: Máquina de Costura Elgin Genius Plus é boa? Veja preço e análise da ficha técnica

Ficha técnica da Máquina de Costura Elgin Genius Plus JX-4035:

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica/Portátil
  • Tipo de tecido: Elásticos, Leve, Médio
  • Número de pontos: 31 pontos
  • Caseador: Automático
  • Costura: Bordado, Overloque, Ponto Invisível, Pontos Decorativos, Pontos Flexíveis, Reta, 3 Pontinhos

8. Máquina de Costura Doméstica Singer Simple 3223: bom custo/benefício para costuras básicas

A máquina de costura doméstica Singer Simple 3223 tem velocidade de até 750 pontos por minuto para realizar costuras mais básicas em diferentes tipos de tecido. Possui overloque e tem no total 22 pontos diferentes para a sua escolha (costura reta e flexível com ponto ajustável, ziguezague com ajuste de ponto para acabamentos e bordados livres, 3 pontinhos, ponto invisível, pontos decorativos, pontos flexíveis decorativos e uma casa de botão em quatro passos).

Esse modelo de máquina de costura doméstica elétrica oferece os principais recursos para realizar os trabalhos mais básicos na costura e aparece com bons preços nas buscas, começamos a falar em custo/benefício.

Leia mais: Máquina de Costura Singer Simple 3223: veja preço e análise da ficha técnica

Ficha técnica da Máquina de Costura Singer Simple 3223

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Elásticos, Leve, Médio
  • Número de pontos: 22 pontos
  • Caseador: Manual
  • Costura: Overloque, Pontos Flexíveis, Pontos Decorativos, Ziguezague, Reta, 3 Pontinhos, Ponto Invisível

9. Máquina de Costura Doméstica Singer Start 1306: a melhor opção para dar os primeiros passos

Para quem quer saber qual a melhor máquina de costura doméstica para iniciantes, apresentamos o modelo Singer Start 1306, que alcança a velocidade de trabalho de 750 pontos por minuto e faz cinco tipos de pontos diferentes, entre básicos, decorativos e essenciais; além de ter a opção para costurar um tipo de casa de botão.

A agulha dupla dessa máquina de costura doméstica Singer facilita a costura paralela e as aplicações. Para reforçar os pontos, basta usar o retrocesso de pontos. Além disso, na base, ela traz um apoio com nivelamento para dar mais estabilidade.

Leia mais: Máquina de Costura Singer Start é boa? Preço e análise de ficha técnica

Ficha técnica da Máquina de Costura Singer Start 1306

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Elásticos, Leve, Médio
  • Número de pontos: X pontos (3 a 120)
  • Caseador: Não informado
  • Costura: Costura Reta, Ziguezague, 3 Pontinhos, Ponto Invisível, Ponto Decorativo

10. Máquina de Costura Doméstica Lennox Multi Points PSM 101: bom custo-benefício para iniciantes

Outra boa opção de máquina de costura para iniciantes é o modelo Lenoxx Multi Point PSM 101, que aparece com excelente custo-benefício. São 12 pontos diferentes, ideal para pequenos ajustes, como bainhas, pences e pontos em punhos. Além de ser uma máquina de costura doméstica, também é portátil, então é possível transportá-la com facilidade (são 1,97kg). Sem falar que também é possível ligá-la com pilhas, caso não tenha energia elétrica no local.

A máquina de costura portátil Multi Points tem apenas duas velocidades. Então, o ideal é utilizar para tecidos mais leves ou em alguns jeans. Mesmo assim, é possível dar um bom acabamento às costuras com o retrocesso de pontos.

Leia mais: Máquina de Costura Portátil: opções para comprar em 2020

Ficha técnica da Máquina de Costura Lennox Multi Points PSM 101

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica, Portátil
  • Tipo de tecido: Leve, Médio
  • Número de pontos: 12 pontos
  • Caseador: Manual
  • Costura: Reversa

Leia também: