Roteador wifi em mesa de madeira

Melhor roteador Wi-Fi 2022: top 10 modelos para melhorar seu sinal

Fique de olho nas configurações, tecnologias e velocidades para escolher o roteador Wi-Fi perfeito para melhorar a sua conexão em 2022

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

Sua conexão com a internet pode melhorar (e muito) com um melhor roteador Wi-Fi em 2022. Chega de séries e filmes travando ou de problemas com a rede quando muitos aparelhos estão ligados ao mesmo tempo!

Marcas mais bem avaliadas do mercado como TP-Link, Intelbras, D-Link, Deco e Asus oferecem excelentes roteadores para internet e nós reunimos as principais opções para facilitar a sua pesquisa de compra.

Nessa lista vamos conferir as características dos principais produtos no mercado em 2022.Mas quais são essas características?

Como escolher o melhor roteador Wi-Fi para você?

Criança usando notebook ao lado de roteador
Número de antenas, recursos, velocidades e bandas: saiba como escolher o melhor roteador. (Foto: Shutterstock)

Para garantir a estabilidade e a velocidade da rede você deve observar alguns critérios básicos como o número de antenas do roteador, que melhora a estabilidade do sinal, e o número de portas ethernet que o aparelho disponibiliza. Você sempre tem a opção de cabear um aparelho para que ele tenha o máximo que a rede pode conceder.

Claro, a velocidade é outro parâmetro fundamental. Quanto mais, melhor! Fique atento se o aparelho tem apenas uma banda ou se usa tanto a frequência de 2 ,4GHz quanto a de 5,0GHz. Equipamentos mais modernos usam as duas bandas (dual band)

Considere também se um roteador mesh, que cria uma “malha” com o sinal é mais adequado para você.

Preparado depois dessa aulinha básica? Então vamos nessa saber qual é o melhor roteador Wi-Fi 2022!

Intelbras HotSpot 300

Se você quer o melhor roteador Wi-Fi barato, o Intelbras HotSpot 300 pode ser a melhor opção. Ele é um modelo perfeito para negócios como escritórios, academias, clínicas e restaurantes, já que conta com liberação de acesso após check-in na página do Facebook. Mais uma vantagem corporativa é o recurso de marketing Splash Page, que permite anúncios na rede Wi-Fi.

Sobre as especificações, o HotSpot 300 tem capacidade para até 60 dispositivos navegando simultaneamente e cobertura para até 300m². Há ainda agendamento da rede Wi-Fi para visitantes, controle e bloqueio de usuários indesejados na rede Wi-Fi e criação de até quatro redes Wi-Fi simultâneas.

A velocidade de transmissão é de até 300Mbps na frequência de 2,4GHz. São duas antenas que proporcionam um ganho de potência de 5dBi.

  • Quer mais potência? Então conheça os modelos da nossa lista com o melhor roteador gigabit e eleve o poder da sua internet.

Quais são as vantagens desse roteador Wi-Fi?

  • Duas antenas permitem sinal mais estável em até 300m²
  • Capacidade para até 60 dispositivos simultâneos
  • Perfeito para ambiente corporativos pequenos e médios
  • Preço bem em conta, com excelente custo benefício

Intelbras Action RF 1200

Já se o seu melhor roteador precisa ter duas bandas, fique de olho no Action RF 1200, da Intelbras. Esse é modelo com quatro antenas, que garantem alto desempenho para assistir filmes e séries em 4K, compartilhar conteúdos em redes sociais, jogar online e muito mais

O usuário tem ainda as opções de controle o acesso a sites, muito útil para quem tem crianças e adolescentes em casa, monitoramento de quem está conectado na rede e de criação de rede para visitantes. Há ainda a possibilidade de customizar as configurações a por meio de um portal.

As velocidades são de 300Mbps e 867Mbps nas duas bandas, 2,4GHz e 5,0GHz (Dual Band). As quatro antenas também são mais um destaque, já que permitem um sinal mais potente e estável em uma área maior.

  • Veja também quais são os melhores rotadores mesh para comprar e conheça um estilo moderno de garantir uma boa internet em casa ou no trabalho.

Quais são as vantagens desse roteador Wi-Fi?

  • Quatro antenas permitem sinal potente e estável em uma área maior
  • Dual Band, com velocidades de 300Mbps e 867Mbps
  • Controle parental, monitoramento de usuários e portal para configurações
  • Ideal para quem quer potencializar a internet sem custos muito altos

É curioso notar que com apenas alguns reais a mais é possível encontrar um roteador wi-fi potente com mais recursos. Justamente o caso do D-Link DIR-842. Para começar, o aparelho tem quatro portas LAN, uma porta WAN e o recurso MU-MIMO, que otimiza o sinal para múltiplos usuários.

Há botões para resetar o roteador e também o WPS, que permite o acesso de dispositivos à sem necessidade de senha. A D-Link oferece também um site para a criação de um firmware personalizável.

O roteador ainda 4 antenas externas de 5dBi, duas bandas (2,4GHz com até 300Mbps e 5GHz com até 867Mbps) e pode ser usado para rotear o sinal de internet, como repetidor, acess point (que recebe o sinal por cabo e cria uma nova zona de Wi-Fi) ou para a criação de uma rede mesh, que usa diversos repetidores para a criação de uma “malha” de sinal Wi-Fi.

  • Que tal conhecer o melhor roteador Wi-Fi TP-Link? Amplie sua pesquisa!

Quais são as vantagens desse roteador Wi-Fi?

  • Quatro antenas permitem sinal potente e estável em uma área maior
  • Dual Band, com velocidades de 300Mbps e 867Mbps
  • Pode ser usado como roteador, repetidor, acess point ou criar uma rede mesh
  • Perfeito para quem quer soluções inteligentes de rede Wi-Fi

Tenda AC 10

O AC 10, da Tenda, é mais um dual band com velocidade de 300Mbps em 2,4GHz e 867Mbps em 5GHz que merece estar nessa lista de melhores roteadores. São quatro antenas para que o sinal seja mais potente e estável em uma área maior.

A quantidade de recursos é bem bacana. O modelo tem a tecnologia MU-MIMO, que melhora o desempenho do sinal quando há diversos dispositivos conectados simultaneamente, e o Beamforming, que possibilita um sinal mais forte em uma determinada área.

Há ainda o controle parental, botão WPS para acesso sem senha, rede de convidados, firewal e até uma lista para evitar convidados indesejados na rede.

Quais são as vantagens desse roteador Wi-Fi?

  • Velocidades de 300Mbps em 2,4GHz e 867Mbps em 5GHz
  • Controle parental, botão WPS, rede de convidados e lista negra
  • Tecnologias MU-MIMO, Beamforming e portas Wan e LAN
  • Para quem quer recursos além dos básicos

Note que mesmo sem investimentos muito altos é possível melhorar bastante a conexão com a internet. O roteador Wi-Fi Archer C60 é um exemplo com uma faixa de preço bacana, mas que oferece excelente velocidade de navegação na internet.

O aparelho permite até 867Mbps de velocidade, o que é suficiente para garantir a estabilidade em séries, filmes, jogos online e downloads. O modelo é dual-band e apresenta cinco antenas, além de quatro portas para Ethernet para conexão de cabo LAN em padrão de 10/100Mbps.

O Archer C60 tem também o mais recente padrão wireless, o 802.11ac. Este é um padrão desenvolvido para atividades online de alto trafego, o que possibilita utilizar aplicações até três vezes mais rapidamente que o antigo padrão 802.11n.

Quais são as vantagens desse roteador Wi-Fi?

  • Cinco antenas permitem sinal mais estável em ambientes amplos
  • Quatro portas ethernet para maximizar a velocidade em diversos dispositivos
  • Velocidade que chega a 867Mbps é suficiente para casas ou pequenos comércios
  • Padrão 802.11ac permite mais velocidade do que o antigo padrão 802.11n

Esse é um dos melhores roteadores de 2022 para quem precisa de um sinal Wi-Fi forte e estável em uma grande área de cobertura. O TP-Link TL-WR941HPconta com amplificadores de alta potência independentes e antenas de alto ganho. A soma desses dois fatores oferece alcance wireless de até 900m².

Que mais? O sinal Wi-Fi temais potência mesmo quando precisa atravessar paredes e obstáculos. Isso minimiza as chamadas zonas de sombra, aquelas que o sinal não atinge. O resultado e que o sinal alcança de forma mais eficaz cada canto da casa com velocidade de até 450Mbps.

Além disso, esse é um roteador que também pode funcionar como um repetidor de sinal e ponto de acesso. A TP-Link oferece ainda um aplicativo para Android ou iOS para configuração rápida e gerenciamento de rede via celular.

Quais são as vantagens desse roteador Wi-Fi?

  • Alcance wireless de até 900m² com velocidade de até 450Mbps
  • Aplicativo para facilitar a instalação e o gerenciamento do roteador
  • Modos Roteador, Ponto de Acesso e Repetidor para ampliar a cobertura do sinal
  • Para quem busca sinal Wi-Fi forte e estável em grandes áreas

Mais um modelo da linha Archer da TP-Link, o C7 é um roteador que suporta o padrão 802.11ac, que tem velocidade até três vezes maior do que o padrão sem fio N. E, como sabemos, atividades mais intensas como jogos online se beneficiam bastante de velocidades mais altas.

O Archer C7 é mais um modelo dual band (funciona em 2,4GHz e 5GHz). Isso permite ao usuário “guardar” a banda menos rápida para tarefas mais simples como a navegação mais simples na internet ao mesmo tempo em que reserva a banda mais potente para jogos online ou streaming de vídeo HD.

Quais são as vantagens desse roteador Wi-Fi?

  • Três antenas permitem sinal com excelente velocidade
  • Portas gigabit garantem internet de alta velocidade em diversos dispositivos
  • Velocidade que chega a taxas altíssimas de até 1.300Mbps

O TP-Link Deco M5 oferece um design diferenciado, mas vai muito além de ser um aparelho com um jeitão mais moderno. Ele é um kit com três roteadores que se destaca pelo alcance amplo de até 510m².

Ter esse alcance amplo é um ponto crucial para quem precisa manter a estabilidade do sinal em um uma empresa de um porte maior ou em uma propriedade rural, por exemplo, mas também vai muito bem em residências. Ele também é dual band, suporta planos de 100 mega e tem velocidade de 867Mbps.

Quais são as vantagens desse roteador Wi-Fi?

  • Área de alcance chega a 350m² com dois aparelhos e a 510m² com três
  • Suporta planos de mais de 100 mega
  • Conta com App para instalação mais fácil
  • Portas gigabit garantem internet de alta velocidade em diversos dispositivos

Google Smart Home AC1200

A solução Google para trazer uma conexão estável e veloz, mesmo levando em conta os obstáculos naturais de qualquer ambiente doméstico ou de trabalho e o roteador Wi-Fi Mesh Smart Home AC1200.

Aliás, o termo “Smart Home” é uma referência a um app que permite o controle da casa inteligente, uma vez que esse roteador pode gerenciar até 100 aparelhos conectados e suporta streams de vídeo em 4K ao mesmo tempo.

Quais são as vantagens desse roteador Wi-Fi?

  • Sistema mesh cria uma “malha” de Wi-Fi, garantindo conexões mais estáveis
  • Suporta planos superiores a 100 mega
  • Cada ponto pode gerenciar até 100 dispositivos conectado
  • Suporta vários streams de vídeo em 4K simultâneos
  • Conta com atualizações automáticas para garantir a segurança da rede

Encerrando a nossa lista, um roteador Wi-Fi de excelente custo-benefício. O D-Link DIR-878 exige um investimento altamente razoável por um pacote de vantagens bem bacana para quem espera um salto de qualidade na rede Wi-Fi.

Segundo a fabricante, o D-Link DIR-878 chega a ter 10 vezes mais força de transmissão do que concorrentes da mesma categoria. Outra tecnologia presente é a UM-MIMO (Multiple Input Multiple Output), que se refere a Múltiplas Entradas Múltiplas Saídas. Em bom português, isso significa maior alcance e estabilidade para a rede Wi-Fi.

Quais são as vantagens desse roteador Wi-Fi?

  • Quatro antenas permitem sinal mais estável em ambientes amplos
  • Tecnologia MIMO eleva a eficiência do sinal
  • Suporta planos de mais de 100 mega
  • Velocidade que chega a taxas altíssimas de até 1.300Mbps