Logo Zoom
Logo Zoom

Ao comprar um novo monitor ou computador, os usuários podem ter dúvidas na montagem devido à grande quantidade de cabos diferentes e possibilidade de conectar algo errado. Ensinaremos a seguir como conectar o monitor ao seu PC para poder utilizá-lo e também as diferenças entre os tipos de portas.

Vem com a gente aprender a conectar seu monitor sem medo!

Conheça os diferentes tipos de entradas e cabos

Monitores são fáceis de conectar, mas os diferentes tipos de cabos confundem usuários (Foto: Shutterstock)

Existem alguns tipos mais comuns de entradas e cabos de monitor que usuários irão encontrar com mais frequência. São eles: VGA, HDMI e DisplayPort. Há também outros menos comuns, como o DVI, ThunderBolt e USB-C.

Não é preciso ter medo de conectá-las no lugar errado pois seus formatos impedem a entrada no local incorreto ou no ângulo errado. Basta observar o formato da entrada e do cabo para ver se está tentando conectá-los no lugar correto.

Confira alguns bons monitores para comprar!

VGA, HDMI e DisplayPort

Da esquerda para a direita, as entradas e cabos VGA, HDMI e DisplayPort com seus formatos únicos (Reprodução/Rafael Monteiro

O VGA é um cabo mais antigo, com parafusos nas laterais para manter o conector preso à placa, normalmente de uma qualidade um pouco inferior comparado aos outros e passando apenas imagem, sem áudio.

O HDMI é um conector muito utilizado em televisores e aparelhos de Blu-ray, bastando encaixá-lo na porta HDMI destes equipamentos para conectar. O DisplayPort também se conecta facilmente, mas é um cabo mais voltado para monitores. Tanto o HDMI quanto o DisplayPort são capazes também de passar áudio.

DVI, Thunderbolt, USB-C

Da esquerda para a direita as entradas e cabos DVI, Thunderbolt 2 e USB-C (Reprodução/Rafael Monteiro)

O DVI é caracterizado por ter um pequeno traço em um dos lados do cabo e também utiliza parafusos para se prender. Apesar de ser melhor que o VGA, atualmente ele já está ultrapassado em relação ao HDMI e DisplayPort, não sendo capaz de transmitir som e nem atingir altas resoluções, como 4K.

A porta Thunderbolt é um formato proprietário da Apple e Intel, que já teve quatro versões e costuma ter um sinal de raio indicando sua entrada.

Enquanto as primeiras versões eram mais quadradas, a partir das versões Thunderbolt 3 e 4 é possível conectá-las na porta USB-C. A porta USB-C, por sua vez, também tem sido usada em alguns monitores, normalmente dispositivos portáteis.

Os cabos no geral são conectados na parte de trás do computador, mas aqui é importante o usuário saber se possui uma placa de vídeo dedicada ou se irá utilizar a placa de vídeo integrada, ou on-board, que acompanhada o computador.

Caso não tenha comprado uma placa de vídeo com seu computador, a placa mãe do PC possui uma entrada para o monitor que traz uma unidade gráfica básica, sem muita potência, para poder utilizá-lo. Um erro comumente cometido é conectar o monitor na placa integrada quando há placa de vídeo, não usufruindo da potência dela.

Uma forma fácil de diferenciar as duas entradas é que quando o cabo é conectado na placa-mãe do computador, ele costuma ficar na vertical, alinhado com a placa mãe na parte superior do PC. Já quando ele é conectado na placa de vídeo, fica na horizontal, alinhado com a placa de vídeo que fica na parte inferior.

Os cabos são conectados na parte traseira do computador, onde a parte superior com portas na vertical é a placa mãe e a parte inferior é a placa de vídeo (Reprodução/Bretwa, editado por Rafael Monteiro)

Como ativar o monitor no PC?

No Windows 10 e superior, a maioria dos monitores é reconhecida automaticamente pelo computador. Basta conectar o cabo com o PC desligado e ligá-lo para que o Windows encontre um driver adequado ou genérico para fazê-lo funcionar.

Qual cabo conecta no monitor?

Os cabos mais comuns para conectar o monitor são: VGA, HDMI e DisplayPort. O VGA é um padrão mais antigo, enquanto o HDMI e DisplayPort são bastante populares. Há também cabos menos comuns, como o DVI, Thunderbolt e USB-C.

Como conectar monitor no PC sem cabo?

Caso seu monitor use cabo e você não tenha um, não há como fazê-lo funcionar com o computador. Existem modelos de tela sem fio nos quais a imagem é enviada por Bluetooth ou Wi-Fi, mas são outros tipos de dispositivos.

Como ativar monitor VGA?

Para ativar um monitor VGA, conecte o cabo VGA na parte traseira do computador quando o PC estiver desligado e então ligue-o. O Windows 10 ou superior deverá ativá-lo automaticamente e exibir imagens.

Quer comprar um monitor novo? Use o Cashback Zoom!

Caso seu monitor ainda seja VGA ou DVI pode ser uma boa hora de atualizar para um modelo com HDMI ou DisplayPort. Confira nossas ofertas de monitores e após escolher um modelo aproveite o Cashback Zoom para ganhar dinheiro de volta na sua compra.

Leia mais sobre
Publicidade