Logo Zoom
Logo Zoom

Frequência e FPS são dois parâmetros distintos e entender qual é o que eles significam é o primeiro passo para encontrar a melhor qualidade de imagens na tela. Seja uma TV, um notebook ou um monitor, essas duas taxas são de extrema importância na experiência do usuário.

Em primeiro lugar, apesar de diferentes, a frequência e o FPS estão intimamente ligados. A frequência, inclusive, pode limitar a busca por um FPS maior. Isso faz bastante diferença, especialmente para gamers que buscam o máximo potencial de cada jogo.

Para entender melhor, vamos explicar primeiramente o que é a frequência de tela, o que é o FPS, sigla que significa Frames Per Second (ou quadros por segundo, em bom português) e como os parâmetros se relacionam. Qual é a diferença entre frequência e FPS? Vamos nessa descobrir!

O que é a frequência de tela?

Quando você está prestes a comprar uma nova TV ou monitor, uma das especificações que provavelmente encontrará é a "frequência de tela". Mas o que exatamente isso significa?

A frequência de tela, medida em Hertz (Hz), indica a capacidade que o aparelho tem de atualizar a tela. Por exemplo, uma frequência de 60Hz significa que a tela pode trocar de quadros 60 vezes por segundo.

Quanto maior a frequência, maior o potencial de gerar uma transição suave entre as imagens, resultando em uma experiência visual mais fluida e agradável.

Qual é a importância da frequência nos games?

Uma tela com alta frequência pode ser um divisor de águas para gamers, oferecendo respostas mais rápidas e diminuindo o desfoque de movimento.

Altas frequências exigem tecnologias mais sofisticadas e isso também representa um preço maior. Claro, o preço de um notebook depende de vários fatores, mas com certeza a qualidade da tela tem um peso nessa composição.

Assim, notebooks com telas mais simples tendem a ser mais baratos do que aqueles com frequências mais altas. Confira alguns exemplos nas mais diferentes frequências:

Notebook com tela de 60hz

Notebook com tela de 120 Hz

Notebook com tela de 144 Hz

Notebook com tela de 165 Hz

O que é FPS e qual é a sua relação com a frequência de tela?

Já explicamos que o FPS significa Frames por segundo, mas isso não é a mesma coisa que a frequência? Calma lá que a gente explica!

A frequência é a capacidade de troca de imagens da tela. O FPS é a qualidade que um determinado conteúdo possui – ou que o hardware é capaz de gerar. Para ficar mais claro, vamos a alguns exemplos.

Um vídeo gravado em uma câmera um pouco mais antiga, digamos, com 30 FPS, tem 30 “fotos” a cada segundo. Rodadas em sequência essas imagens dão a impressão de movimento. Esse vídeo vai rodar com sobras em uma tela de 60Hz, que suporta até 60 quadros por segundo, certo?

Agora imagine um vídeo mais moderno, que exige 240 trocas de imagem por segundo (FPS 240). Concorda que aquele mesmo monitor de 60Hz vai ter dificuldades com esse conteúdo?

Qual é a importância do FPS nos jogos?

Jogos mais modernos pedem mais trocas de imagens, e assim o monitor precisa ser mais sofisticado para “aguentar” o FPS. Caso a frequência seja mais baixa que o FPS, o usuário vai precisar reduzir a qualidade do vídeo, perdendo um pouco da experiência que o jogo poderia oferecer.

É importante citar também que um jogo de alto FPS precisa de todo um conjunto de especificações para rodar com potencial máximo. São necessários um bom processador, uma placa de vídeo moderna, boas quantidades de RAM e armazenamento.

No mundo dos notebooks, costumamos categorizar os modelos entre os de entrada, intermediários, de alto desempenho e tops de linha. À medida que a categoria sobe, cresce também o potencial de oferecer imagens melhores. Confira um exemplo de cada categoria:

Notebook gamer de entrada

Notebook gamer intermediário

Notebook gamer de alto desempenho

Notebook gamer top

Qual a diferença entre Hz e FPS?

Hz mede quantas vezes a tela atualiza a imagem por segundo, enquanto FPS indica quantos quadros a placa de vídeo gera no mesmo período. Hz refere-se à capacidade do monitor, e FPS, ao desempenho do hardware do computador ou console.

Quanto mais Hz mais FPS?

Não exatamente. A frequência (Hz) é a taxa de atualização da tela, enquanto FPS é a taxa de quadros gerados pelo hardware. Ambos são importantes para uma experiência visual fluida, mas funcionam de forma independente.

Quantos Hz é bom para jogar?

Para uma experiência de jogo fluida, o ideal é superar os 60 Hz. Os 120 Hz ou 144 Hz oferecem uma jogabilidade mais suave, especialmente em jogos de ação rápida. Gamers competitivos geralmente preferem monitores de 240 Hz para melhor desempenho.

Dinheiro de volta após a compra? Experimente o Cashback Zoom!!

Além de dicas de produtos e as melhores ofertas, aqui no Zoom você tem as melhores ferramentas de compra. Um exemplo que você não pode perder é o Cashback Zoom.

Com ele, parte do dinheiro investido na compra volta para a carteira digital do usuário. Você pode usar esse crédito em novas compras ou recuperar o dinheiro para a sua conta correte via PIX. Experimente!

Leia mais sobre
Publicidade