Logo Zoom
Logo Zoom

Você já deve ter visto fotos, vídeos e até mesmo relatos sobre como a yoga matinal faz a diferença na vida de alguém. Essa prática logo pela manhã está em alta nos dias de hoje, e não é para menos! Vivemos na era de ansiosos, na sociedade que precisa de tudo para ontem. E no meio desse ritmo acelerado, a yoga é aquela ferramenta que te diz: “Calma! Não é sobre ontem e nem sobre amanhã, é sobre o presente".

Sendo assim, a yoga matinal chega para a gente como um respiro, como aquele colo que a gente deixou de ter depois de adulto. É um trabalho completo, de corpo, alma e mente. E pode te ajudar muito a ter uma rotina mais leve, viu?! Quer saber mais sobre benefícios e como começar? Eu te explico melhor aqui embaixo!

Conheça mais sobre a colunista Maria Clara Cunha (@varandayoga):

Quais são os benefícios da yoga matinal?

Fazer yoga matinal pode te ajudar a ter mais energia para enfrentar o dia a seguir (Foto: Reprodução/Shutterstock)

As vantagens do yoga matinal são inúmeras! Os Yoguis que seguem com esse compromisso com o tapete podem perceber benefícios como:

  • aumento da flexibilidade;
  • ganho de força e tônus muscular;
  • maior energia vital no dia a dia;
  • redução do estresse e da ansiedade;
  • melhora da respiração e mais outros que encheriam essa página aqui!

Resumindo: a yoga matinal faz bem para todo mundo e deve ser colocado na rotina daqueles que buscam mais qualidade de vida, além de um equilíbrio entre corpo e mente.

Vale a pena se organizar para fazer yoga matinal?

Apostar na yoga matinal pode te ajudar a estar mais presente durante os momentos da rotina (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Todos temos nossas rotinas e, muitas vezes, elas são cronometradas - justamente para dar tempo de tudo. Acordar, correr para o banho, tomar um café e sair às pressas para o trabalho é o mais comum. No escritório, são reuniões, decisões, e mais um tanto de situações para resolver. No fim do dia é voltar para casa e ainda ter  mil coisas para dar conta antes de ir dormir.

Por isso, muitas vezes até entramos em um modo piloto automático, sem estarmos presentes nos momentos de fato. Agora, imagina que privilégio poder tirar uns minutos para você antes de entrar nessas atividades diárias? Apostar na yoga matinal é ter um momento de manhã para limpar essa mente agitada, para buscar presença, cuidar de você e só depois partir para as primeiras tarefas do dia. É perfeito para estar com o corpo e mente mais leves. Acredite, faz toda a diferença!

5 dicas para fazer da yoga matinal um hábito

Yoga matinal pode virar um hábito se você se comprometer - veja como inserir a prática na rotina! (Foto: Reprodução/Shutterstock)

A yoga matinal proporciona um corpo alongado e destravado, mente tranquila e focada e mais energia para o seu dia. Com ela, estamos prontos não apenas para um bom dia, mas para um ótimo! Antes mesmo do café da manhã, você terá um corpo ativo e vibrante e uma sensação imensa de bem estar. Agora, para te ajudar a fazer dessa prática um hábito, vão aqui algumas dicas de ouro:

1. Encontre um bom tapete de yoga e um espaço reservado

O tapete de yoga deve ser confortável para a sua prática, garantindo que você não entre em contato direto com o chão e, assim, consiga de concentrar apenas nos movimentos - e não em possíveis dores ou incômodos. Além disso, separe um cantinho arejado e organizado para você abrir o seu tapete. Isso vai fazer toda diferença para que a prática flua melhor, sem distrações.

Precisa de ajuda para escolher seu mat? Veja aqui a matéria com os melhores tapetes de yoga!

2. Estabeleça metas possíveis

Se organize em metas realizáveis, por exemplo, planejando o número de vezes que consegue firmar o compromisso com a prática. Isso é muito importante para que você não desista. Não é todo mundo que pode praticar diariamente, e nem todo mundo que pode ter 1h do dia completa para isso. Veja sua agenda e coloque 2 ou 3 vezes, pelo tempo que você tiver disponível.

Bastam duas a três vezes na semana para começar a praticar yoga matinal (Foto: Reprodução/Shutterstock)

3. Ajuste seus horários de sono

Existe uma grande possibilidade de você ter que acordar mais cedo que o normal para conseguir praticar a yoga matinal com calma. Busque dormir mais cedo no dia anterior para que seu novo hábito não atrapalhe seu sono.

4. Deixe o café da manhã para depois do yoga matinal

Muitas pessoas fazem yoga matinal em jejum, para não ter nenhum desconforto ou enjoo durante. É aconselhável, mas se você costuma sentir muita fome, opte por coisas leves pré-prática. Deixe o café da manhã para o pós, ok?

5. Encontre o tipo de yoga que mais te agrada

Encontre um professor e um tipo de Yoga que você goste e se identifique, assim fica mais fácil tornar a yoga matinal um hábito. Para começar o seu dia, acredito que a yoga possa ser mais ativa e com posturas mais energizantes. Assim, você garante sua dose extra de energia e se prepara para tudo que lhe espera.

Pensando nisso, deixo aqui uma sugestão de sequência de posturas para a sua prática logo pela manhã: comece com o Surya Namaskar (a saudação ao sol, que ensino aqui no vídeo abaixo), depois faça as posturas de Guerreiro I e II + Postura da Árvore. Realize eles e se sente por 3 minutos observando sua respiração.

Vale a pena, viu?! Se organize, experimente e se permita. Namastê!

Veja mais sobre o universo da yoga: