Panela de pressão elétrica de inox da Electrolux ao lado de um modelo preto da Philco

Panela de Pressão Elétrica Electrolux PCC20 ou Philco Digital Inox: qual é a melhor?

Confira o comparativo entre os dois modelos de panela de pressão elétrica e descubra qual é a ideal para você

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Comprar uma panela de pressão elétrica é algo pode tornar o seu dia a dia na cozinha muito mais prático e rápido. Com a funcionalidade de preparar uma série de pratos em muito menos tempo, o eletroportátil tem feito cada vez mais sucesso entre quem gosta de contar com a tecnologia e mais de segurança na hora de cozinhar.

Entre os modelos de panela de pressão elétrica que mais fazem sucesso por aqui, podemos destacar a Electrolux PCC20 e a Philco Digital Inox. Nós já testamos as duas opções individualmente, mas para te ajudar a escolher com mais precisão, preparamos um comparativo entre elas. Dá uma olhada!

Imagem frontal da panela de pressão elétrica Electrolux na frente de uma parede de tijolos e em cima de uma mesa preta
A panela de pressão elétrica Electrolux PCC20 tem o teclado intuitivo e eficiente (Foto: Zoom/Buscapé)

Ficha Técnica da Electrolux PCC20:

  • Capacidade Total: 6 litros
  • Funções e Recursos: Display Digital, Preparo Manual, Programar Início, Manter Aquecido, Cozimento Lento, Refogar.
  • Níveis de Pressão: 3
  • Receitas Pré-programadas: 13
  • Sistemas de segurança: 10
  • Dimensões: 32 x 31 x 30,5cm
  • Peso: 5.8 kg
  • Tensão Elétrica: 127V ou 220V
  • Potência: 1000W

Visão frontal da panela de pressão elétrica Philco na frente de uma parede de tijolinhos
A panela de pressão elétrica Philco Digital Inox tem botão de Ajuste Fino e outras funções (Foto: Zoom/Buscapé)

Ficha Técnica da Philco Digital Inox:

  • Capacidade Total: 6 litros
  • Funções e Recursos: Display Digital, Timer, Aquecer, Manter Pressão, Cozinhar, Fritar/Refogar, Ajuste Fino.
  • Receitas Pré-programadas: 12
  • Sistemas de segurança: 9
  • Dimensões: 38,1 x 31,4 x 31,5cm
  • Peso: 5,27kg
  • Tensão Elétrica: 127V ou 220V
  • Potência: 1000W

A Electrolux PCC20 sai na frente no que se trata de acabamento

O acabamento de um produto é uma das primeiras coisas em que você repara na hora em que ele chega na sua casa e você abre a caixa. No caso das panelas elétricas, a capacidade deve ser considerada e tanto o modelo da Electrolux quanto o da Philco têm seis litros e são equivalentes. Quanto à estrutura, os dois modelos são bem resistentes e robustos, mas a primeira diferença aparece no teclado.

Teclas

Mesmo que as duas tenham um painel digital com botões apertáveis, o da panela de pressão elétrica Electrolux é mais intuitivo e fácil de mexer (e ainda tem uma legenda para as funções). Além disso, durante nossos testes, uma das teclas da panela elétrica Philco travou e dificultou um pouco o uso do aparelho. A divisão de botões dela também não é muito prática, já que parte das receitas têm botões próprios e o resto é ativado pelo botão de função.

Interior e acessórios

Por dentro, os dois modelos têm o cesto removível para cozimento graduado e antiaderente. Por causa do acabamento, elas também vão com acessórios para uso: a panela de pressão elétrica Philco conta com a colher específica e a da Electrolux, com a colher e uma concha.

Entre funções e recursos os dois modelos de panela elétrica são equivalentes

As funções e recursos de uma panela de pressão elétrica costumam ser o que te faz tomar a decisão final sobre comprar ou não o aparelho. No caso dos modelos da Electrolux e da Philco elas também são o que garante que os dois modelos sejam tão equivalentes. Entre receitas pré-programadas e funções, a Digital Inox tem 12 pratos e mais seis recursos diferentes, enquanto a PCC20 tem 13 pratos e seis recursos de preparo (dois deles entram naquela legenda do display, por isso ela tem 15 itens).

Ainda assim, os dois modelos dividem algumas funções. São elas:

  • a Programar Preparo na PCC20 e Timer na Digital Inox, que permitem que você programe o início do cozimento de um prato com até 24h e antecedência;
  • a Seleção Manual na Electrolux e a Manter Pressão na Philco, que são usadas quando você quer preparar um alimento sem usar uma das predefinições do aparelho, inserindo o tempo de cozimento manualmente;
  • a Manter Aquecido na PCC20 e a Aquecer na Digital Inox, que servem para dar uma esquentada num prato que ficou pronto antes da hora;
  • a Refogar na panela Electrolux e a Fritar/Refogar na panela Philco, que devem ser usadas com a tampa da panela aberta e fora da pressão tanto para fritar alimentos quanto para preparar diferentes etapas dos pratos cozidos.

Além dessas, as duas panelas de pressão elétricas também têm funções diferentes e que podem ser determinantes na sua escolha dependendo de como você costuma usar os utensílios de cozinha.

Na panela de pressão elétrica Philco Digital Inox:

  • Ajuste Fino: a tecla de Ajuste Fino permite personalizar o tempo de preparo nas funções programadas de acordo com a quantidade de alimentos que você vai preparar no momento. Assim, cada função da panela pode funcionar com três intervalos de tempo diferentes (e o manual indica a quantidade ideal de alimentos para cada um deles);
  • Cozinhar: assim como a tecla de Fritar/Refogar, essa deve ser usada com a panela aberta, tanto para o preparo inicial de diferentes pratos quanto para fazer algumas opções do zero.

Na panela de pressão elétrica Electrolux PCC20:

  • Níveis de Pressão: junto com o botão de Seleção Manual, nesse modelo você também pode escolher o nível de pressão para o preparo de diferentes alimentos entre baixo, médio e alto;
  • Cozimento Lento: para garantir sabor mais apurado no preparo, o modelo da Electrolux oferece a possibilidade de cozinhar na pressão, mas mais devagar.
Detalhe dos números e nomes das receitas e funções predefinidas da panela em branco no fundo preto
A panela Electrolux PCC20 tem uma legenda de receitas e funções (Foto: Zoom/Buscapé)

Na hora de limpar, a panela da Electrolux é mais prática, mas a da Philco tem uma vantagem

Ao buscar um eletro de cozinha que seja prático, no dia a dia, o que você está considerando, certamente, vai além do preparo: inclui a limpeza. Entre os dois modelos de panela de pressão elétrica que nós estamos analisando aqui, a que sai na frente nesse quesito é a da Electrolux, mas o modelo da Philco tem uma boa justificativa para a etapa extra na hora da lavagem.

A tampa da Digital Inox tem uma tampa interna que precisa ser desencaixada e lavada com água corrente e sabão junto do anel de vedação (a borrachinha da panela de pressão). Com isso, você só precisa secar o vapor que fica na tampa com um papel, sem a necessidade de colocar tudo embaixo d'água como deve ser feito com o modelo da Electrolux.

O cesto antiaderente dos dois modelos deve ser lavado apenas com o lado suave da esponja e a parte elétrica, por sua vez, apenas com um pano úmido - nunca embaixo da água, ok?

Mais uma vez, os dois modelos são equivalentes no que se trata de segurança

A segurança maior é uma das principais vantagens que os modelos de panela de pressão elétrica têm sobre os tradicionais, usados no fogão. Por causa da tecnologia, elas são reforçadas e têm sistemas que "cobrem" uns aos outros. Assim, se um falhar, o outro ainda garante um bom funcionamento do aparelho. Aqui, o modelo da Electrolux tem 10 sistemas de segurança contra nove da Philco, mas a diferença é apenas um alerta sonoro que indica quando a panela está travada corretamente.

Os dois modelos não funcionam se não estiverem fechados corretamente, não abrem se toda a pressão interna não tiver sido liberada, têm níveis máximos de pressão e temperatura que, se atingidos, fazem o aparelho tomar providências para a correção do problema e outros detalhes que garantem o funcionamento seguro.

Na comparação de preço, a Electrolux PCC20 costuma ser mais barata que a Philco Digital Inox

Um critério que também pode ser um bom motivo de desempate se você ainda estiver na dúvida entre os dois modelos é o preço e, geralmente, o modelo da Electrolux costuma ser mais barato que o da Philco. Por isso, a PCC20 acaba sendo uma compra mais válida em muitos momentos. Mas isso não significa que você vai levar para casa um produto ruim com a Philco Digital Inox: ela tem especificações diferentes que também podem ser muito úteis no dia a dia.

Ainda assim, é bom lembrar que os preços podem variar de acordo com a loja e o momento em que você vai dar uma olhada nas ofertas, ok? Por isso, vale a pena ficar de olho no Histórico de Preços e usar o Alerta para saber qual é o melhor momento de compra para você.

Saiba mais sobre o universo de panelas e cozinha: