Logo Zoom
Logo Zoom

Os gatos são animais conhecidos tanto pela independência como pela higiene. Exigentes e autônomos, os bichanos conseguem realizar a própria limpeza, além de aprenderem naturalmente a fazer suas necessidades na caixa de areia. No entanto, é possível que alguns tutores acabem se deparando com um problema comum: o mau cheiro na caixa de areia.

O mau cheiro de urina e fezes pode ficar impregnado na caixa de areia, incomodando não só os donos, mas também os gatos, que têm seu bem-estar abalado. A situação pode chegar ao ponto dos felinos preferirem buscar um local limpo na casa para fazer o que precisam. Pensando nisso, elaboramos uma lista com várias dicas que vão te ajudar a eliminar os odores indesejados. Dê um Zoom e confira!

Leia também: Areia para gato: qual é a melhor opção?

Veja algumas dicas para eliminar o mau cheiro da caixa de areia do gato! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Alimentação do Gato

Quais é o melhor alimento para o gato?

A ração pode impactar no odor da urina e das fezes do gato (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A forma com o gato se alimenta impacta diretamente no cheiro da urina e das fezes. Uma boa ração para gato, além dos benefícios já conhecidos, contribui para a saúde intestinal e urinária do bichano, de forma a melhorar, inclusive, o aspecto e o odor do xixi e do cocô. O ideal é optar por rações ou sachês com mais nutrientes e menos conservantes em sua composição.

Rações de baixa qualidade têm os nutrientes pouco absorvidos pelo organismo do gato, o que aumenta o volume, a consistência e o odor das fezes, por exemplo. Já rações com bons valores nutricionais, e produzidas com ingredientes de qualidade (Premium e Super Premium), contribuem para o bom trânsito intestinal e adequada formação das fezes.

E não é só isso! A forma como você disponibiliza a ração do gato também impacta na maneira como o felino faz suas necessidades fisiológicas. Comedouros e bebedouros que não são próprios para gatos, ou localizados próximos à caixa de areia, podem deixar o bichano estressado, fazendo com que ele urine e defeque em locais inapropriados.

Leia também: Comedouro para gato: qual é o modelo ideal?

Caixa de Areia: Limpeza

Como limpar a caixa de areia do gato?

O ideal é higienizar a caixa de areia com frequência (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

É importante ter práticas de higiene rotineiras para que a caixa de areia não apresente odores desagradáveis. A urina e as fezes devem ser recolhidas diariamente para que o restante da areia limpa não fique impregnada com um cheiro ruim. E deve-se repor a areia perdida junto com a urina e as fezes diariamente, evitando que o gato tenha contato com a substância acumulada no fundo da caixa.

Semanalmente, também é possível realizar algumas medidas higiênicas, como a substituição completa da areia e a higiene completa da caixa sanitária. É fundamental que essa limpeza seja feita com água sanitária ou outro desinfetante que não deixe cheiros fortes na caixa, pois os gatos podem se sentir incomodados, buscando outro local para despejar as necessidades.

Além disso, mensalmente, deve ser feita uma limpeza ainda mais reforçada. O ideal é realizar essa limpeza com água sanitária, em seguida, com água fervente, mantendo a caixa de areia de molho por alguns minutos. Com essas práticas, as chances da caixa de areia adquirir mau cheiro são bem pequenas.

Caixa de Areia: Substituição

Quando trocar a caixa de areia do gato?

Você deve substituir a caixa de areia anualmente (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

E qual é a hora certa de trocar a caixa de areia do gato? A caixa de areia do gato deve ser substituída anualmente. Essa troca é necessária pois, com o passar do tempo, é comum que ocorram ranhuras no material. Dessa forma, é possível que o local acumule bactérias e fungos, o que pode prejudicar a saúde do felino.

Também é comum que aconteça, mesmo com a limpeza constante, o acúmulo de sujeira no fundo da caixa, de forma a gerar crostas que, com o tempo, vão dificultar (e muito) a higienização do item. Isso pode causar uma potencialização no mau cheiro, sendo necessária a substituição da caixa de areia.

Caixa de Areia: Local

Onde deixar a caixa de areia do gato?

A caixa de areia precisa ficar em locais arejados (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A quantidade e o local da caixa de areia podem impactar no mau cheiro. Se você for uma pessoa que trabalha fora de casa ou viaja bastante, é importante pensar se uma caixa de areia para o seu gato é o suficiente. Se o felino tiver poucas opções para despejar as necessidades, inevitavelmente a urina e as fezes vão se acumular, gerando um forte odor.

Especialistas indicam que você deve ter uma caixa de areia a mais para cada gato. Ou seja, se você é tutor de um felino, o ideal é adquirir duas caixas de areia. Além disso, o local em que a caixa deve ficar é fundamental. Opte por ambientes arejados, como varandas e quintais, ou próximos a janelas. O mau cheiro é acentuado em cômodos fechados ou pouco ventilados.

Eliminador de Odores

Como diminuir o mau cheiro?

No mercado, existem produtos com a função de neutralizar os odores da caixa de areia. Eles atuam agindo diretamente nas moléculas de odor, degradando o material orgânico presente na urina e nas fezes do gato. O eliminador de odores serve de complemento para a areia sanitária.

Nesse momento, é importante dar preferência para produtos que não possuem cheiro forte, pois esses podem incomodar o bichano, fazendo com que ele procure outro local para fazer suas necessidades. Algumas marcas têm indicação de uso do eliminador por baixo da areia e, outras, por cima.

Eliminador de Odores Caseiro

Como se livrar dos odores em casa?

É possível usar alguns produtos caseiros para eliminar os odores da caixa de areia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Com função similar ao eliminador de odores, existem alguns produtos caseiros e naturais que podem ser a solução para o seu problema de mau cheiro na caixa de areia para gato. É o caso do bicarbonato de sódio, do carvão ativado e da farinha de milho e mandioca.

Essas substâncias, quando colocadas no fundo da caixa de areia, embaixo da areia sanitária, atuam em sua absorção formando torrões, evitando o acúmulo de substâncias no fundo da caixa e eliminando odores, agindo, também, como desinfetantes.

Leia também: