Comedouro para gato: qual é o modelo ideal?

Automático, elevado, de inox ou plástico, confira os melhores potes de comida para o seu pet

Letícia LamarcaEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Quando o assunto é a alimentação, os gatos podem ser animais bastante exigentes. Por isso, é importante estar atento a alguns detalhes na hora da refeição do felino. O pote de comida precisa ter a altura, o diâmetro e o tamanho adequados ao pet, a fim de não gerar problemas à saúde do bichano. No mercado, existem diversas opções de comedouro para gato: automático, elevado, ergonômico, de inox, plástico ou cerâmica. Para saber qual o melhor modelo de comedouro, é necessário entender, primeiro, a altura ideal e o local onde a tigela deve ser colocada. Dê um Zoom e confira as nossas dicas!

Leia também: Os melhores produtos para o seu pet: tudo para cães e gatos!

Veja os diferentes tipos e conheça os melhores comedouros para gato! (Reprodução/Shutterstock)
Veja os diferentes tipos e conheça os melhores comedouros para gato! (Reprodução/Shutterstock)

Qual é a altura ideal do comedouro para gato?

A altura ideal do comedouro para gato é aquela que traz conforto ao felino. Ao usar o pote apoiado diretamente no chão, o bichano pode ter episódios de refluxo. A melhor opção é deixar a tigela na altura dos cotovelos do gatinho. Dessa forma, o animal não precisa se abaixar ou se apoiar nas patas para comer. Em último caso, é possível improvisar com caixas ou banquinhos.

A mesma ideia da altura do comedouro serve para o bebedouro para gatos. Alguns felinos preferem até beber água em torneiras ou bicas porque, nessa posição, eles não molham os bigodes. É por isso que as fontes para gatos já fazem tanto sucesso no mercado.

O ideal é que o comedouro esteja na altura dos cotovelos do gato (Reprodução/Shutterstock)
O ideal é que o comedouro esteja na altura dos cotovelos do gato (Reprodução/Shutterstock)

Onde se deve colocar o comedouro para gato?

O comedouro para gato deve ser colocado o mais longe possível da caixa de areia do felino. Isso porque, caso contrário, o bichano pode chegar a recusar a comida. Os gatos são animais que prezam pela higiene. Por isso, o pote da ração precisa ficar em um local tranquilo (e limpo), distante do espaço destinado para que os bichinhos façam suas necessidades.

Se você for dono tanto de um gato quando de um cachorro, o ideal seria que o comedouro do felino fique em lugar mais alto, o que faz com que o cão não coma a comida do gato. Também é interessante que a tigela não entre em contato direto com a luz do sol, que pode alterar o sabor da ração.

Leia também: 10 produtos para cachorro que todo dono deve ter

O melhor local para se colocar o comedouro é longe da caixa de areia do gato (Reprodução/Shutterstock)
O melhor local para se colocar o comedouro é longe da caixa de areia do gato (Reprodução/Shutterstock)

Qual é o melhor modelo de comedouro para gato?

O melhor modelo de comedouro para gato é aquele que atende às necessidades do felino. Seja ele automático, elevado, ergonômico, de inox, plástico ou cerâmica, o ideal é que o produto apresente bordas arredondadas e materiais hipoalergênicos. Caso o comedouro seja automático, inclusive, é fundamental que as partes da tigela sejam removíveis.

É importante que a tigela seja fácil de limpar e, é claro, que esteja na altura ideal para o bichano. O diâmetro deve ser o suficiente para evitar que os bigodes do gato se dobrem é um diferencial. Além disso, a profundidade precisa ser moderada, já que comedouros mais profundos podem incomodar os felinos.

Escolher um comedouro para o seu gato não é uma decisão simples. É necessário se ater ao material, à limpeza, ao tamanho e ao modelo. Para te ajudar a fazer a melhor escolha, selecionamos os comedouros para gato mais usados pelos donos de pets. Confira!

Conheça os melhores modelos de comedouro para gato: automático, elevado, ergonômico ou tradicional (Reprodução/Shutterstock)
Conheça os melhores modelos de comedouro para gato: automático, elevado, ergonômico ou tradicional (Reprodução/Shutterstock)

Comedouro para gato automático

Para dosar o consumo de ração do pet

O comedouro para gato automático aparece como uma solução para os felinos que passam mais tempo sozinhos. Ele permite fracionar a ração em diversas porções por dia (às vezes, até semanas), de forma a se adaptar aos hábitos do bichano, além de evitar o desperdício de ração.

O ponto alto do comedouro automático está justamente em permitir dosar o consumo de comida do gato. Seu sistema lento e funcional ajuda na saúde digestiva do animal. No entanto, por ser um produto mais elaborado, com mais especificações, seu preço é alto. Vale ressaltar também que esse modelo comporta apenas rações secas.

Comedouro para gato elevado

Para evitar problemas digestivos ou na coluna

O comedouro para gato elevado é uma das opções existentes no mercado para que o felino não precise se abaixar para comer. Em alguns casos, ele traz um suporte que pode ser regulado de acordo com a altura do bichano. Esse modelo costuma ser encontrado em plástico ou inox. A vantagem do aço inoxidável é a durabilidade e a facilidade na hora de limpar.

O objetivo da estrutura do comedouro elevado, que conta com uma base mais alta, é evitar o refluxo ou outros problemas digestivos. O comedouro elevado é recomendado para todos os gatos, sejam eles pequenos, grandes, filhotes ou idosos. No entanto, esse produto é recomendado, mais especificamente, para gatinhos com mais idade ou obesos.

Comedouro para gato ergonômico

Para facilitar o trabalho do pet em alcançar a comida

O comedouro para gato ergonômico está entre o pote comum e a tigela elevada. Isso porque ele parece com um comedouro tradicional, mas sua base é alta como a do comedouro suspenso, a fim de garantir um bem-estar maior ao felino. Esse produto costuma ser feito de plástico, mas pode ser encontrado em inox também.

Normalmente, o comedouro ergonômico apresenta um reservatório mais raso e uma cuba bem arredondada. Dessa forma, a ração não se acumula nas beiradas do comedouro, facilitando o trabalho do gatinho para alcançar a comida. Essa característica é ótima para felinos que comem pouco.

Comedouro para gato tradicional

Para todos os tipos de gatos, além de barato e prático

O comedouro para gato tradicional é o mais barato e, também, o que apresenta maiores opções de material e design, podendo ser de inox, plástico ou até cerâmica. Os de plástico são os mais populares, já que costumam ser encontrados em diferentes cores, tamanhos e formatos. Assim como os de inox, os de cerâmica são mais higiênicos, porém, se mal administrados, podem quebrar.

Esse produto também pode aparecer em versão anti formiga ou até antiderrapante, o que é ótimo para que o felino não se machuque ao pegar a ração. O ponto positivo do comedouro tradicional é a variedade de preços, que costumam ser atrativos. Já o negativo é a altura mais baixa (e prejudicial) para os gatos.

Leia também: