AMD promete "processadores mais poderosos já feitos" em 2021
Apresentação da AMD na feira de eletrônicos CES 2021 inclui novos processadores para notebooks e mais

A AMD teve sua palestra na feira de eletrônicos CES 2021 apresentada pela CEO, Dra. Lisa Su, nesta terça-feira (12). Durante o evento virtual foram mostrados novos processadores da família Ryzen 5000 Zen 3 para dispositivos portáteis. A Dr. Su disse que começariam 2021 com "os processadores mais poderosos já feitos". Várias parceiras com processadores AMD também apareceram durante o evento, inclusive os novos videogames PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

A apresentação falou sobre como a tecnologia foi importante desde o início da pandemia, mudando como trabalhamos, como nossos filhos estudam e como nos entretemos. Também foi mencionado que mais de 300 milhões de PCs foram vendidos em 2020, o maior número desde 2014, e que a AMD espera números ainda maiores para 2021. Foi mencionado ainda como a ligação da AMD com o mundo dos jogos sempre impulsionou a empresa a buscar uma melhor performance, pois os gamers sempre querem um pouco mais em seus gráficos.
A nova linha de processadores Ryzen 5000 HX específica para notebooks gamers trará modelos como o Ryzen 9 5900HX e Ryzen 9 5980HX, ambos com oito núcleos. Durante a demonstração, foi exibido o game Horizon Zero Dawn rodando em resolução de 1080p e nível de detalhes alto a mais de 100 quadros por segundo (FPS). Para notebooks ultraportáteis, o Ryzen 5800U trará potência com uma autonomia de 17,5 horas.

Sobre as placas de vídeo da linha Radeon RX 6000, a Dr. Su atribuiu a performance à arquitetura RDNA 2 e afirmou que ela chegará também aos notebooks. O game demonstrado dessa vez foi Dirt 5 em uma resolução de 1440p em configuração alta, rodando a mais de 60 quadros por segundo. Os primeiros notebooks com RDNA 2 chegarão no primeiro semestre de 2021 e foram prometidas também novas placas de vídeo para desktops.
Durante a apresentação, houve segmentos com parceiros que utilizam produtos da AMD, como Microsoft, HP, Lenovo e mais. A Lucasfilm e a empresa de efeitos especiais Industrial Light & Magic mencionou como usa exclusivamente produtos da AMD para gerar efeitos como os dos filmes de Star Wars e da série The Mandalorian, da Disney+. No último segmento com a parceira Mercedes, o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton falou sobre a tecnologia da AMD utilizada pela equipe e como tem jogado em seu PlayStation 5.

No final, a empresa mostrou seu processador da linha AMD Epyc para supercomputadores, chamado pelo codinome WRF. Ele é 68% mais potente que os concorrentes para tarefas que exigem grande poder de processamento, como sistemas de previsão do tempo ou centrais de dados.