Zoom indica em Smart TV Box

Chromecast 3 vs Amazon Fire TV Stick: qual escolher?

Diversidade de conteúdos e aplicativos são destaques.

Chromecast 3 vs Amazon Fire TV Stick
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

A TV está enraizada na cultura dos brasileiros a muito tempo. Mas desde a época dos televizinhos, onde quem não tinha uma TV ia até o seu vizinho assistir a programação, a tecnologia avançou bastante.

Podemos dizer que boa parte da população deseja ter uma Smart TV novinha, com acesso a apps e conteúdos extras. Porém, isso ainda não acontece para todos e uma boa solução para quem ainda não possui uma Smart TV são as TVs Box.

Através de conexão USB ou HDMI dispositivos como o Chromecast 3, da Google e o Fire TV Stick, da Amazon se conectam a sua TV e dão acesso à serviços de streaming e aplicativos como Netflix, Spotify, entre outros.

E para te auxiliar em qual deles comprar, preparamos um comparativo entre dois. Confira:

 

Chromecast Google 3Chromecast Google 3Amazon Fire TV StickAmazon Fire TV Stick
LANÇAMENTO
Outubro de 2018 Novembro de 2017
RESOLUÇÃO MÁXIMA
1080 pixels @ 60 fps 1080 pixels @ 60 fps
WI-FI
Wi-Fi Dual Band 802.11 b/g/n/ac Wi-Fi Dual Band 802.11 a/b/g/n/ac
OUTRAS CONEXÕES
HDMI, USB/Micro USB, Bluetooth HDMI, USB/Micro USB, Bluetooth
DIMENSÕES
51,81 mm x 51,9 mm x 13,8 mm 119,0 mm x 40,4 mm x 13,8 mm
PESO
40 gramas 56,9 gramas
Ver ofertas Ver ofertas

Os dois são bem pequenos!

Tanto o Chromecast 3 quanto o Fire TV Stick são dispositivos bem pequenos. O aparelho da Google possui um design mais minimalista e em formato circular. Já o aparelho da Amazon é um pouquinho maior e tem formato retangular, uma espécie de tijolinho.

Embora o Chromecast 3 passe uma ideia maior de minimalismo, os dois são pequenos e ficaram escondidos atrás da sua TV.

Mas o Amazon Fire TV Stick leva uma vantagem. O seu cabo é removível, o que é excelente, pois caso o cabo venha a sofrer algum dano será possível trocar apenas ele, coisa que não é possível com o dispositivo da Google.

Chromecast Google 3 

Google Chrome 3 com seu formato circular e minimalista / Divulgação

Ambos dão conta das funcionalidades

De cara já temos algumas diferenças. O Fire TV Stick traz 1 GB de RAM, processador MediaTek Quad-core ARM 1.3 GHZ e 8 GB de armazenamento. Já no Chromecast 3, a fabricante não divulgou nenhuma dessas informações.

Nas conexões, ambos funcionam com HDMI e suportam a resolução máxima de Full HD (1080p a 60fps). Os dois também suportam WiFi 802.11 ac dual band.

Em som, a qualidade dos dois dispositivos é excelente. Ambos possuem áudio Dolby, som surround 5.1 e Dolby Digital Plus 7.1.

Mesmo com os dois dispositivos dando conta de reproduzir serviços de streaming, navegar pela internet e tudo mais. Há uma diferença entre eles.

O Fire TV Stick é mais independente de conexões com a internet e acaba fazendo grande parte dos processamentos com seu próprio hardware. Já o Chromecast 3 depende bastante da internet e da conexão com um smartphone ou outro dispositivo mobile.

Dispositivo físico x app

A diferença entre os dois é bem perceptível nessa categoria. O Amazon Fire TV Stick possui um controle físico, o que fará com que a usabilidade seja bem mais próxima de uma TV.

O controle funciona com pilhas AAA, que já vem na embalagem. Existe um pad de navegação, um botão central e mais seis botões menores.

O Chromecast 3 tem uma proposta bem diferente do dispositivo da Amazon. Ele não traz consigo um controle físico e o uso do dispositivo precisará ser feito através do seu dispositivo mobile. Mas não se preocupe, não é uma tarefa difícil e nem um ponto negativo. É apenas uma proposta diferente.

Amazon Fire TV Stick 

Dispositivo Amazon Fire TV Stick e seu controle com pad e botões de navegação / Divulgação

Dispositivos similares, conteúdos diferentes

A diferença não está apenas no design, eles também se diferem em conteúdo e aplicativos suportados. Com o Chromecast 3 você terá acesso a Google Play Store, já no Fire TV Stick, a loja virtual é própria da Amazon e você poderá usar somente aqueles apps.

Por serem dispositivos de fabricantes diferentes, não é tarefa fácil reproduzir alguns serviços de uma empresa no dispositivo da concorrente. Por exemplo, A Amazon tem o Prime Vídeo, que é nativo no Fire TV Stick. É possível reproduzi-lo no Chromecast 3? Sim, mas para isso será preciso baixar o app e espelhar a tela via dispositivo mobile.

E assistir vídeos do Youtube no Fire TV, eu consigo? A solução da Amazon foi disponibilizar uma versão não oficial do Youtube. Para acessar a versão normal você tem que baixar um dos apps alternativos da loja e depois fazer o login como se fosse um app de TV.

 

É bem simples navegar e escolher o seu conteúdo

O dispositivo da Google não possui uma interface própria, por isso, faz um uso muito maior do Smartphone e seu dispositivo nem sequer tem armazenamento interno. Diferente do Fire TV Stick, que possui uma interface própria, conta com armazenamento interno e até mesmo um controle remoto.

Em resumo, o Fire TV Stick seria uma Smart TV portátil que depois de configurada você pode levar para qualquer lugar. Enquanto que o Chromecast 3 sempre terá uma dependência de um smartphone.

Amazon Fire TV Stick Controle e Apps 

Amazon Fire TV Stick com seu controle e principais apps / Divulgação

 

Uma outra diferença entre eles está no resumo de informações sobre determinado conteúdo ou serviço. Na loja da Amazon, as informações são mais fáceis de serem visualizadas. A loja disponibiliza até mesmo a nota de um filme ou série através do IMDB.

Para quem utiliza um Smartphone Android e já está familiarizado com a Play Store, não sentirá tanta diferença. Porém, a loja da Google não mostra com tanta facilidade as informações de um serviço ou conteúdo. Você precisará procurar um pouco mais.

Mas afinal, qual dispositivo devo plugar na minha TV?

Mesmo sendo dispositivos da categoria TVs Box, a proposta de ambos é um pouco diferente. O Chromecast 3 atua mais como um retransmissor de conteúdo, enquanto o Fire TV Stick reproduz conteúdos a partir dele mesmo.

Analisando no geral, podemos dizer que o dispositivo da Amazon é mais completo, pois além de não depender de outro dispositivo mobile ainda possui o Prive Vídeo nativo, serviço que o dispositivo da Google só roda através de espelhamento de tela.

O Chromecast 3 não é uma opção ruim, muito pelo contrário! A sua proposta é a da simplicidade. Além disso, o Chromecast 3 tem a seu lado toda a gama de aplicativos da Play Store.

Compare os preços do Chromecast 3 e Amazon Fire TV Stick:

 

Saiba mais:

Conheça o nosso canal no YouTube:

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em smart tv box