Zoom indica em Smart TV Box

Chromecast 3 vs Chromecast Ultra: qual versão do aparelho do Google é a melhor?

Descubra se a nova geração do Chromecast bate a edição turbinada com 4K.

Chromecast Ultra
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Um Smart Box TV é uma alternativa para quem quer acessar filmes, séries, músicas e outros conteúdos em streaming na tela grande, mas não pretende investir em uma TV com internet. Ou seja, em termos simples, esses dongles "transformam" a sua TV sem internet em uma Smart TV.

Entre os aparelhos mais conhecidos, estão os Chromecasts, do Google, que trabalham com auxílio de um smartphone ou outros dispositivos com internet, como um notebook. Sua versão mais recente é o Chromecast 3, lançado em 2018.

Mas, ainda em 2016, o Google também apresentou o Chromecast Ultra, uma versão turbinada do aparelho. O modelo tem algumas características bem diferentes do Chromecast 3, de das edições anteriores, que podem ser decisivas na sua escolha.

Por isso, montamos um comparativo completo entre o Chromecast 3 e o Chromecast Ultra. Veja as principais diferenças entre os Smart Box TVs do Google e escolha o melhor para você:

Chromecast 3 Chromecast 3 Chromecast UltraChromecast Ultra
Lançamento
2018 2016
Resolução máxima
Full HD 1080 pixels @ 60 fps 4K 2160 pixels @ 60 fps
Wi-fi
Wi-Fi Dual Band 802.11 b/g/n/ac Wi-Fi Dual Band 802.11 b/g/n/ac com tecnologia MISO
Outras conexões
HDMI, USB/Micro USB (Alimentação elétrica na TV ou na tomada), Bluetooth HDMI, Micro USB (Alimentação elétrica na tomada), Bluetooth, Cabo Ethernet
Dimensões
51,81 mm x 51,9 mm x 13,8 mm 58,2 mm x 58,2 mm x 13,7 mm
Peso
40 gramas 47 gramas
Ver ofertas Ver ofertas

Imagem 4K vs Imagem Full HD

Vamos começar com a maior diferença entre os modelos. O Chromecast 3 reproduz imagens em Full HD, com 1080 pixels a 60 frames por segundo (fps).

Já o Chromecast Ultra alcança a  definição Ultra HD 4K, chegando a 2160 pixels a 60 frames por segundo. O modelo também é compatível com as tecnologias de imagem HDR10 e Dolby Vision.

Ou seja, se você quer aproveitar melhor a qualidade de imagem da sua TV 4K, o Chromecast Ultra é a melhor opção, e o único entre os modelos do Google compatível com a tecnologia.

Definição 4K pede mais estabilidade de conexão

A reprodução de filmes e séries em 4K exige uma melhor conexão com a internet. Pensando nisso, o Google incluiu uma porta Ethernet no Chromecast Ultra.

Só para lembrar, a conexão por cabo permite um sinal de internet mais rápido e estável, ideal para reprodução de vídeos em 4K.

Ambas as versões contam com Wi-Fi Dual Band compatível com os padrões 802.11 b/g/n/ac, em frequências de 2,4 Ghz e 5 GHz.

Mas o Chromecast Ultra ganhou a tecnologia MISO, que melhora a recepção do sinal. Então, mesmo que você use a conexão sem fio, ganha mais estabilidade no sinal de internet.

Chromecast Ultra precisa de uma tomada

Uma vantagem do Chromecast 3 é que o aparelho pode usar a própria TV como alimentação de energia, por meio da porta USB, enquanto o Chromecast Ultra precisa ser ligado na tomada.

Já na conexão com smartphones, não tem nenhuma diferença, já que o Chromecast Ultra e o Chromecast 3 usam Bluetooth. Para transferência de imagem, ambos utilizam a porta HDMI.

Vale saber que todos os cabos e adaptadores necessários acompanham o Chromecast 3 e o Ultra.

Chromecast 3 vs Chromecast Ultra

Sem diferenças na compatibilidade com aplicativos

Ao contrário da Apple TV, o Chromecast precisa de um dispositivo conectado na mesma rede Wi-Fi, como um smartphone, tablet ou notebook. Assim, esses aparelhos funcionam, também, como o "controle remoto" do Chromecast. A configuração é fácil e intuitiva, realizada em poucos passos.

Uma das grandes vantagens do dongle do Google é sua versatilidade. Primeiro, você pode usar o aparelho com smartphones Android, iOS, Windows e MacOS, sem problemas.

Além disso, a configuração simples e o tamanho compacto permitem que você possa levar o Chromecast em viagens ou casa dos amigos. Você só depende de uma conexão Wi-Fi e da porta HDMI para ver filmes, séries e outros conteúdos na tela grande da TV.

As chances de que seus aplicativos preferidos sejam compatíveis com o Chromecast são muitas. Para você ter uma ideia, dá para acessar Netflix, Youtube, HBO Go, Globo Play, Deezer e Spotify, além de apps de esportes, games e, dependendo do dispositivo usado, recursos de espelhamento de tela.

Nesse ponto, o Chromecast 3 e o Chromecast Ultra não diferem em nada, o que é uma ótima notícia.

Qual o melhor: Chromecast 3 ou Chromecast Ultra?

Isso depende. Se você for usar o Chromecast com uma TV 4K e faz questão de imagem em definição Ultra HD, o Chromecast Ultra é a melhor alternativa.

Ah, sem esquecer que, para isso, é preciso que os conteúdos também sejam produzidos com a tecnologia de imagem. A boa notícia é esses vídeos estão cada vez mais presentes, inclusive no Netflix e no Youtube, por exemplo.

Mas se você tem uma TV Full HD ou uma TV HD, pode gastar menos com o Chromecast 3, e ter acesso às mesmas funcionalidades.

Compare os preços do Chromecast 3 e do Chromecast Ultra:

 

Veja mais dicas sobre TVs na nossa página dedicada ao assunto. Ou tire todas as suas dúvidas com os especialistas do Zoom!

Saiba mais:

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em smart tv box