porção do suplemento de creatina micronizada em pó próximo de um halter de academia

Creatina micronizada ou monohidratada: você sabe a diferença entre esses dois suplementos? Aqui vai uma dica: micronizada é como se chama a filtragem e a velocidade de absorção desse ingrediente no organismo. Ou seja, a função dos dois tipos é a mesma, mas a creatina micronizada é absorvida mais rápido pelo nosso corpo. Só que, mesmo assim, entra a dúvida: na prática, isso significa que a creatina micronizada é melhor?

Calma, não se preocupe: vamos explicar quais os benefícios e como incluir esse suplemento no seu dia a dia com a colaboração da nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiela). Aproveite também a nossa lista de melhores produtos do mercado com creatina micronizada!

Atleta na academia dilui creatina micronizada em copo com líquido
Para tomar creatina micronizada diariamente basta diluir o suplemento em pó em um copo com água (Foto: Shutterstock)

Tudo sobre suplementos: Confira o guia definitivo com dicas de uma nutricionista para não errar na compra

O que é e para que serve a creatina micronizada?

A creatina é uma substância produzida pelo nosso corpo, mas indicada como suplemento principalmente para quem pratica atividades físicas que exigem força - como musculação, lutas, natação e outras.

“No caso da creatina micronizada, ela passa por um processo maior de quebra de partículas, o que faz com que seja absorvida pelo organismo mais rapidamente”, explica Bruna Ribeiro.

Procurando suplemento para dar energia? Separamos as 7 melhores opções para você

Para quem a creatina micronizada é indicada? E para quem não é indicada?

A cretina micronizada deve ser usada apenas com a indicação e orientação de um nutricionista. É uma boa opção para treinos de hipertrofia, mas há alguns grupos de pessoas que devem evitar a substância:

“É indicada para indivíduos saudáveis, praticantes de atividade física, ou que precisam melhorar o rendimento de treinos e hipertrofia. Já pessoas com problemas renais, grávidas, lactantes, crianças e idosos, devem realizar o uso da suplementação só em casos específicos”, destaca a nutricionista.

Já ouviu falar de Chlorella? Descubra o que é e para que serve esse suplemento

Quais os benefícios da creatina micronizada?

A creatina micronizada auxilia o corpo no momento em que você faz exercícios durante treinos de explosão e força. De acordo com a nutricionista, após o consumo, as partículas da creatina degradam-se e são absorvidas mais rapidamente pelo músculo. Por isso, ela acaba sendo considerada uma opção mais vantajosa de creatina no mercado.

"Os benefícios em comparação com a cretina monohidratada são similares, a maior diferença é a filtragem e velocidade de absorção”, diz Bruna.

Precisa de mais energia? 6 opções de suplemento para reforçar seu organismo

Qual a diferença entre a creatina micronizada e a monohidratada?

As duas formas de creatina são similares. A escolha vai depender principalmente do custo e do benefício de cada uma delas. A especialista detalha que a creatina monohidratada é composta por 90% de creatina e 10% de água aproximadamente. "É um produto com pH mais elevado, fazendo com que o suplemento seja liberado diretamente no músculo, evitando o desperdício junto ao suco gástrico", detalha.

"Já a micronizada, por ter passado por um processo de degradação das partículas, tem uma velocidade maior de absorção, evitando desconfortos abdominais”, completa a nutricionista.

Lavitan ou Centrum? Entenda as diferenças e os benefícios desses multivitamínicos

Conheça produtos com creatina micronizada

Agora que você já sabe o que é e para que serve a creatina micronizada, confira uma lista de produtos com esse ingrediente para incluir na sua rotina. Essas sugestões foram escolhidos de maneira criteriosa pelos nossos especialistas e a escolha é baseada não apenas no custo-benefício, mas na qualidade dos suplementos.

Além da boa avaliação pelos usuários, são produtos que mais fazem sucesso no site. A última opção é a mais cara, mas tem uma quantidade maior de creatina por porção e uma fórmula composta 100% do ingrediente.

Quer acelerar o metabolismo? Saiba como tomar um Termogênico

1. Creatina Micronizada NewNutrition

A Creatina NewNutrition é micronizada e monohidratada ao mesmo tempo. Assim, o ingrediente em partículas menores é absorvido mais rapidamente no organismo. É um produto produzido no Brasil, disponível na versão em pó em embalagens com 1kg, 300g, 200g e 100g. A maior rende até 300 porções.

Uma porção da creatina micronizada pode ser diluída em um copo com 200 ml de água. A creatina deve ser consumida todos os dias da semana, com treino ou não, por um período e uma quantidade indicada por um especialista.

Características da creatina micronizada NewNutrition

  • Embalagens com tamanhos variados
  • Pode ser consumida antes ou depois do treino
  • Apenas creatina na fórmula

2. Creatina Micronizada Puravida

Foto de embalagem de creatina premium puravida
A creatina micronizada Puravida pode ser misturarada com qualquer líquido ou alimento não aquecido (Foto: Divulgação/Puravida)

A creatina Puravida também é micronizada e monohidratada. O produto é vegano e importado da Alemanha e tem apenas o suplemento da fórmula. Também é uma opção em pó sem sabor nenhum, ótima para misturar com qualquer líquido ou alimento não aquecido. A quantidade recomendada é de 3g por dia, podendo ser tomada em qualquer horário.

Tem interesse nessa versão? Então clique aqui para ver os melhores preços da creatina micronizada Puravida!

Características da creatina micronizada Puravida

  • Embalagem com 300g
  • Produto vegano
  • Suplemento em pó e sem sabor

3. Creatina Micronizada Crealift

É um produto de origem alemã, reconhecido por ser fabricado de forma altamente purificada já que cada lote da Creatina Crealift é testado individualmente e passa por uma análise de alta precisão.

A fórmula composta 100% de creatina micronizada e monohidratada é vegana e a embalagem tem 300g. O fabricante indica que o suplemento deve ser ingerido antes da atividade física. É só diluir 3g do pó em um copo de 200ml de água ou outra bebida que preferir.

Características creatina micronizada Crealift

  • Fórmula purificada
  • Produto vegano
  • Embalagem com 300g

Quer um suplemento para acelerar o desenvolvimento muscular? Confira 7 melhores marcas de Whey

4. Creatina Micronizada Probiótica

A creatina micronizada Probiótica é um suplemento produzido no Brasil, também em pó. Para auxiliar no ganho de massa muscular, você deve ingerir uma porção de 3g por dia, o equivalente a dois dosadores disponíveis na embalagem. Além da creatina, a fórmula contém uma substância que previne a formação de umidade no pote: o antiumectante dióxido de silício.

Características da creatina micronizada Probiótica

  • Produto em pó
  • Fórmula tem creatina e antiumectante
  • Embalagem com 300g

Você sabe o que é e para que serve a biotina? Entenda a explicação da nutricionista e tire suas dúvidas

5. Creatina Micronizada Optimum Nutrition

Foto de embalagem de suplemento Optimum Nutrition
A creatina micronizada Optimum Nutrition tem uma quantidade maior de suplemento por porção: 5g no total (Foto: Divulgação/Optimum Nutrition)

A creatina micronizada Optimum Nutrition não tem sabor nem cheiro e se mistura facilmente a outros líquidos. O suplemento tem apenas a creatina micronizada na fórmula e uma quantidade maior de suplemento por porção: 5g no total. A recomendação de uso é diluir uma colher de café do pó em 200ml de líquido.

Aproveite para conferir as melhores ofertas da creatina micronizada Optimum Nutrition aqui!

Características da creatina micronizada Optimum Nutrition

  • Apenas creatina na fórmula
  • Sem sabor
  • Porção com 5g
  • Embalagem com 300g