Foto do suplemento no chão junto com uma série de outros acessórios de academia, como tênis e garrafinha

L-carnitina: para que serve e 5 melhores opções

Queima de gordura e emagrecimento? Veja os benefícios do suplemento L-carnitina

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Com diferentes opções de suplementos no mercado, para objetivos e de valores diversos, chega a ser difícil escolher qual deles se adequa mais ao nosso organismo. Um dos mais conhecidos é a L-carnitina, que, apesar de ser produzida naturalmente pelo corpo e estar presente em uma série de alimentos, pode ser suplementada – sempre com a orientação de um médico especialista, é claro.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre esse suplemento, nós convidamos a nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiela) para explicar tudo sobre o uso e os benefícios reais da L-carnitina para o corpo. A seguir, você entenderá o que é, para que serve, quem pode e quem não pode usar o suplemento, a melhor forma de ingeri-lo e 5 opções das melhores L-carnitinas do mercado. Vamos lá?

Aproveite para conferir a nossa lista dos melhores Whey Protein!

Foto do suplemento ao lado de um copo de vidro, uma garrafinha de academia para suplementos e um halter
Entenda o que é e para que serve a L-carnitina (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O que é e para que serve a L-carnitina?

Também conhecida como vitamina B11, a L-carnitina é produzida naturalmente pelo corpo, bem como adquirida no consumo de determinados alimentos, especialmente os de origem animal. Por isso, o suplemento, segundo a nutricionista, é uma opção para quem prioriza uma alimentação mais natural.

“A L-carnitina é formada por dois aminoácidos encontrados nos músculos, porém a quantidade necessária deve ser adquirida via alimentação (facilmente encontrado). As fontes de L-carnitina são de origem animal, como carnes, peixes, produtos lácteos e soja. Por isso, para pessoas vegetarianas/veganas, a suplementação pode ser um aliado”, explica Bruna.

Para quem a L-carnitina é indicada e para quem não é?

Popularmente conhecido como um suplemento que ajuda no emagrecimento, a L-carnitina pode até auxiliar na busca por menos quilos na balança, mas não faz nenhum milagre. A nutricionista Bruna Ribeiro alerta para a importância de o consumo ser feito orientado por um profissional adequado, além de estar aliado a outras boas práticas na busca por resultados satisfatórios.

“Pode ser utilizado com o foco em emagrecimento, porém, sempre de forma individualizada e orientado por um nutricionista. E claro, sempre associado a uma alimentação equilibrada e saudável e práticas regulares de atividade física. Sozinho, esse suplemento não terá funcionalidade”, alega.

A nutricionista explica que a L-carnitina aumenta a beta oxidação, ou seja, auxilia no transporte de ácidos graxos até as mitocôndrias, favorecendo a oxidação e, junto com esse transporte, auxilia na melhora da concentração. A L-carnitina é considerada, portanto, um nutriente essencial para o bom funcionamento do corpo.

Procurando termogênico? Conheça 15 opções para comprar!

Quais os benefícios do uso do suplemento L-carnitina?

O uso da L-carnitina deve ser aliado a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos. Segundo a nutricionista Bruna Ribeiro, alguns benefícios reais da suplementação são o aumento da performance e resistência nos treinos, e auxílio na queima de gordura. Confira abaixo:

  • Auxilia na queima de gordura;
  • Melhora a concentração;
  • Reduz os riscos de doenças cardíacas;
  • Aliado no ganho de massa magra;
  • Retarda a fadiga;
  • Menos dor pós-treino;
  • Melhora a capacidade cognitiva e as funções cerebrais;
  • Atenua os efeitos do envelhecimento.

Quando a L-carnitina deve ser ingerida?

O uso e a forma de consumo da L-carnitina devem ser prescritos por um profissional, que irá considerar a dieta, intensidade e regularidade dos treinos para a recomendação. A nutricionista Bruna Ribeiro alerta que o momento ideal para ingerir o suplemento depende do objetivo e individualidade do paciente e, por isso, a importância da orientação especializada.

Ela ainda traz um alerta para quem se alimenta de substâncias animais e vegetais:

“Pode ser utilizado como pré-treino ou intra-treino, associado ao estilo de vida (jejum), como melhora de performance ou até emagrecimento. Importante: pessoas que possuem uma alimentação onívora devem se atentar à quantidade utilizada, por ser um nutriente facilmente encontrado nos alimentos”.

Creatina líquida, em capsulas ou em pó: saiba como tomar o suplemento!

Como escolher e qual a melhor L-carnitina?

Com o auxílio da nutricionista Bruna Ribeiro, e de olho nos produtos mais buscados no site, nós criamos uma lista com 5 opções de L-carnitina com qualidade reconhecida pelo nosso time de especialistas. Abaixo, você encontrará produtos com excelente custo-benefício e, também, os melhores do mercado, com as características de cada suplemento, para escolher aquele que melhor se encaixa no seu bolso e objetivo final.

1. L-carnitina NewNutrition

Uma das opções com melhor custo-benefício do mercado, a L-carnitina NewNutrition não tem ingredientes ou vitaminas adicionais, sendo mais pura. O uso recomendado pelo fabricante é de quatro cápsulas por dia, sendo duas pela manhã e duas antes da principal refeição do dia, acompanhadas da ingestão de líquidos.

Características da L-carnitina NewNutrition:

  • Tipo: Cápsula
  • Quantidade: 120 cápsulas
  • Dose: 500mg por cápsula
  • Não tem sabores

2. L-carnitina 2000 Cromo

Disponível em tabletes, a L-carnitina 2000 Cromo é ideal para quem busca praticidade na hora de tomar o suplemento. Um dos seus diferenciais é a presença de outros nutrientes por dose, como vitaminas B1, B2, B5, B6 e picolinato de cromo. Está disponível em dois tamanhos: 60 e 120 tabletes.

Características da L-carnitina 2000 Cromo:

  • Tipo: Tablete
  • Quantidade: 60 ou 120 tabletes
  • Dose: 500mg por tablete
  • Outros nutrientes: vitaminas B1, B2, B5, B6 e picolinato de cromo
  • Não tem sabores

Conhece o óleo de melaleuca? Veja os benefícios do tratamento natural.

3. L-carnitina 2000 Probiótica

Disponível em quatro sabores, a L-carnitina 2000 Probiótica tem uma fórmula mais completa, uma vez que entrega outros benefícios, como vitaminas B1 e B5, na sua composição. Por ser líquido, o suplemento facilita a absorção dos nutrientes pelo organismo, além de ter um excelente custo-benefício.

Características da L-carnitina 2000 Probiótica:

  • Tipo: Líquida
  • Quantidade: 400ml
  • Dose: 2g em 30ml
  • Outros nutrientes: vitaminas B1 e B5
  • Sabores: açaí com guaraná, laranja, morango e pêssego

4. L-carnitina Vitafor

Fonte de vitamina B6, que auxilia no funcionamento do sistema imune, no metabolismo energético e no metabolismo de proteínas, a L-carnitina Vitafor é recomendada para quem pretende iniciar o uso do suplemento, devido à baixa dosagem sugerida pelo fabricante.

Características da L-carnitina Vitafor:

  • Tipo: Cápsula
  • Quantidade: 60 cápsulas
  • Dose: 500g por cápsula
  • Não tem sabores

5. Acetil L-carnitina Now Foods

Isento de qualquer ingrediente de origem animal, o suplemento Acetil L-carnitina Now Foods é um dos tops de linha da categoria e recomendado para quem busca reforçar a energia celular, além de ser ideal para vegetarianos e veganos. Possui três tamanhos: 50, 100 ou 200 unidades.

Características da Acetil L-carnitina Now Foods:

  • Tipo: Cápsula
  • Quantidade: 50, 100 ou 200 cápsulas
  • Dose: 500g por cápsula
  • Não tem sabores

Proteína vegana: conheça seis opções do suplemento natural.

Ficou interessado? Nós te ajudamos a comprar!

Agora que você já tem mais informações sobre o suplemento L-carnitina, o Buscapé, seu assistente de compras, ajuda a fechar essa compra. Caso o valor ainda esteja acima do que você pode pagar, é possível criar um Alerta de Preço para ser avisado por e-mail ou WhatsApp quando o preço do produto couber no seu bolso.

E mais: com o Buscapé, você tem Cupons de Desconto e Cashback. Esses e outros benefícios podem ser usados em milhares produtos, claro!

Quer saber como aproveitar todas as vantagens do Buscapé? Confira tudo aqui no guia!